Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/08/2017 às 18h28min - Atualizada em 04/08/2017 às 18h28min

Cerveja engorda?

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

A cerveja é uma bebida muito consumida em várias partes do mundo. E existem rumores de que o seu consumo engorda. Mas será que beber cerveja realmente engorda ou é somente um mito?

A cerveja é uma bebida muito apreciada tanto no Brasil quanto no exterior. Acredita-se que a cerveja é consumida desde a antiguidade e não só por prazer, mas também com finalidades cosméticas e medicinais.

A cerveja é produzida a partir fermentação alcoólica, principalmente de malte de cevada, lúpulo, fermento e água em boa qualidade. No preparo, ainda podem ser empregados ingredientes como arroz, milho e o trigo.

Essa bebida caiu no gosto do brasileiro e atualmente muito se fala sobre os efeitos que seu consumo pode causar no nosso organismo. Será que cerveja faz mal?

A cerveja pode causar danos à saúde e ao bom funcionamento do organismo, além de conter muitas calorias, por ser rica em glúten. O problema de consumir a cerveja está também no fato da quantidade que se bebe e nos petiscos que a acompanham.

 Dependendo do tipo de cerveja, um copo pode ter mais calorias do que o Pão Francês. Além disso, a cerveja é uma bebida alcoólica e o álcool engorda.

O que difere uma bebida de outra é justamente a quantidade de álcool. Quanto maior o teor alcoólico, mais calorias a bebida terá. Além disso, o álcool, além de não saciar o apetite, é capaz de aumentá-lo.

A fome transforma o álcool em um inimigo direto de quem deseja emagrecer.

Pesquisas sugerem que beber muita cerveja, ou qualquer tipo de álcool, também está associado com piores hábitos alimentares. Por exemplo, as pessoas que bebem excessivamente são menos propensos a se concentrar em comer refeições saudáveis ​​e equilibradas ao longo do dia e eles são mais propensos a fumar cigarros. Beber demais também está associado a uma maior probabilidade de viver um estilo de vida sedentário, que tem um grande impacto sobre a sua saúde.

Qualquer bebida alcoólica vai fazer você engordar se você comer alimentos juntos com o álcool, e isso afeta a capacidade do seu corpo para metabolizar calorias, fazendo com que eles sejam armazenados como gordura em vez de glicogênio no fígado.

No entanto, como a cerveja tem um alto poder calorífico associado em comparação com outras bebidas alcoólicas, ela pode torná-lo mais gordo do que outras bebidas.

As calorias na cerveja podem ser convertidas em gordura por um efeito conhecido como Lipogênese de Novo Hepática. Beber álcool reduz a quantidade de gordura que seu corpo queima como energia.

Aos amantes do "véu de noiva", "canela de pedreiro", "mofada", "nuvem engarrafada", "licorosa" e a "estupidamente gelada" beba com moderação, pois em geral, o consumo de álcool está associado a cinturas maiores. E vale sempre reforçar. Se beber, não dirija!!!

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90