Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 03/10/2023 às 08h00min

História da FENIUB

ANTÔNIO PEREIRA
A primeira exposição patrocinada pela Associação Comercial, Industrial e Agro Pecuária de Uberlândia (ACIAPU), deu-se em 1º de junho de 1936. Foi organizada por João Garcez de Moraes, sem gastos para a instituição. Foi evento aberto a todo tipo de produto. O presidente da ACIAPU era Aristides Bernardes de Rezende e o prefeito era Luiz Lisboa, nomeado. A Exposição foi montada num terreno vago que existia na avenida Floriano Peixoto, ao lado da velha Santa Casa.

No dia 28 de agosto de 1938, inaugurou-se a sede da Associação à avenida João Pinheiro. Era um sobrado com amplo salão embaixo. Neste salão, como parte das comemorações, instalou-se uma feira com nítidas características industriais. Foram 31 expositores. Era presidente Angelino Pavan e o prefeito era Vasco Giffoni, também nomeado. Em 1943, quem resolveu promover uma exposição industrial foi o prefeito Vasconcelos Costa, nomeado. Estimulada, a Associação, presidida por João Modesto de Sá, resolveu criar um espaço próprio para exposições e adquiriu duas áreas de Tubal Vilela entre as avenidas Vasconcelos Costa e Fernando Vilela. Quem assentou a pedra fundamental do Parque de Exposições foi o prefeito no dia 31 de junho. Em 1945, Misael Rodrigues de Castro inaugurou o Parque de Exposições. A Associação ainda tentou realizar exposições industriais no salão da Av. João Pinheiro. Foram tentativas que se arrastaram por duas ou três gestões. Desistiram, por fim, o local era inviável. Com a separação da Associação Rural (hoje, Sindicato), a Associação Comercial reservou espaço para uma futura construção de Pavilhão para Exposições. Era presidente Fábio Vilela da Silva. Enfim, em 1959 foi lançada a pedra fundamental do Pavilhão Industrial, pelo presidente Geraldo Migliorini. Já haviam acontecido, por essa época, três feiras industriais paralelas às agropecuárias. A construção do Pavilhão da Indústria começou a ser estudada a partir da gestão de Orvenor Fernandes.  A construção só teve início na gestão de Wilson Rodrigues da Silva sendo presidente da Comissão de Construção, José Rezende Ribeiro. Concluído o Pavilhão, o presidente optou por fazer apenas a inauguração sem exposição. Quem descerrou a placa comemorativa foi o novo presidente Gabriel César Sodré Capistrano de Alkmim. Enquanto isso, realizavam-se exposições industriais paralelas às agropecuárias do Sindicato. Em 1960, Oswaldo de Oliveira realizou a primeira Exposição no Pavilhão da Indústria e Comércio. Raul Pereira era o prefeito. Em 1967, Helvécio Schiavinatto realizou a segunda. Renato de Freitas era o prefeito. As FENIUBs começam a ser plasmadas quando o presidente Ronan Tito, em 1968, propôs a realização de uma Feira Nacional. 

Para realizá-la e organizá-la reuniram-se a Associação Comercial e a Prefeitura Municipal (Renato de Freitas). Foi contratada a FEMACO para realizar o evento. No dia 26 de setembro de 1969, fez-se a I FEIRA NACIONAL DA INDÚSTRIA DE UBERLÂNDIA- FENIUB com a presença do Ministro Rondon Pacheco, dos deputados Homero Santos, João Ferraz e Valdir Melgaço, do prefeito Renato de Freitas e de várias outras autoridades nacionais. Foi um sucesso com desfiles de modas do famoso figurinista Dener, cantores como Jerry Adriani, Nilton César, Antônio Marcos, Marcos Roberto, Nelson Ned, filmes, passistas do Salgueiro, transmissões internacionais da Embratel, desfile de beldades locais e escolha da Miss Feniub: Maria Segatto. E muitos expositores locais e de toda parte. O presidente era Luiz Alberto Garcia.
 
Fontes: Antônio Pereira da Silva, Atas da ACIUB e jornais da época.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90