Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/09/2023 às 08h00min - Atualizada em 29/09/2023 às 08h00min

Karatê da Futel e Vencer-Do brilham

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Federação Mineira de Karatê promoveu no último final de semana, em Uberlândia, no ginásio do Uberlândia Tênis Clube (UTC), a segunda etapa do Circuito Mineiro de Karatê, com participação de aproximadamente 350 caratecas de equipes de várias partes do Estado. A primeira etapa aconteceu no dia 20 do mês de agosto, a segunda foi no dia 24 de setembro, em Uberlândia, e a terceira etapa será realizada no dia 22 de outubro, em São João Batista do Glória (MG). Os circuitos definem vagas para a fase classificatória do Campeonato Brasileiro, que acontecerá no período de 21 a 24 de novembro, em Natal (RN), já que o Brasileiro propriamente dito, será em São Paulo. 

Uberlândia esteve representada por atletas da Associação Vencer-Do e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), que conquistaram resultados positivos nas disputas (foto). Foram disputadas as seguintes categorias: sub-8, até 7 anos; sub-10, 8/9 anos; sub-12, 10/11 anos, sub-14, 12/13 anos; cadetes, 14/15 anos; junior, 16/17 anos; sub-21, 18/20 anos; sênior (katá) 16 anos acima; sênior kumitê, 18 anos acima; máster, 32 anos acima. 

A Futel levou 20 atletas e conquistou 9 medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e seis de bronze. A Futel foi representada pelos caratecas: Ana Clara Lima, Ana Laura Mendonça, Anna Carolina Noronha, Arthur Oliveira, Arthur Santos, Caio Pinheiro, Eduardo de Paula, Evelyn Osório, Gabriel Castro, Gabriel Almeida, Guilherme Oliveira, Jéssica Andrade, João Vitor Rocha, Jorge Luiz de Jesus, Lucas Borges, Maria Eduarda de Lima, Nicolly Silva, Paulo César Silva, Pedro Santos e Rafael Portes Werick Nunes.  

A Associação Vencer-Do é uma entidade criada há vários anos pelo Sansei Roney Vitor, com sede no bairro Roosevelt, realizando um trabalho que faz parte do desenvolvimento da modalidade em Uberlândia, tornando-a um celeiro de esportistas que se desenvolvem por toda a região, sendo uma das referências no karatê a nível nacional e até internacional. Reconhecida como de utilidade pública, a Associação Vencer-Do participou também de maneira positiva no 2º Circuito Mineiro de Karatê. 

Segundo Roney Vitor, a equipe de competição estreou somente com os novatos, como Júlia Turtelli Goulart, Christian Samuel, Felipe Motta, Ewerton Ribeiro, Taylor Santos e Lucas Cassiano, uma vez que a equipe principal está em preparação para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em São Paulo, no mês de novembro.
O destaque da competição com lutas eletrizantes foi a carateca Júlia Turtelli Goulart, chutes marciais artísticos de muita qualidade e emoção na arquibancada demonstraram que o talento está seguindo o processo e vai chegar lá sob os cuidados do Sensei Roney Vitor e Sensei Igor Silva.  

INTERIOR DECIDE
O TÍTULO FEMININO 


Será realizado neste final de semana, em Uberlândia, no Ginásio do Patrimônio, a fase final do Campeonato Mineiro de Futsal do Interior, envolvendo as equipes do anfitrião Praia Clube/Futel, Associação Desportiva Bocaiuva, Associação Esportiva Futminas, de Nova Serrana, e o Clube Bom Pastor, de Juiz de Fora. Hoje, dia 29, na rodada de abertura, vão jogar Bocaiuva x Futminas, 18 horas, e na sequência, 19h30, Praia Clube/Futel x Bom Pastor. As rodadas seguintes serão formadas pelo sistema tabela dirigida. As quatro equipes do interior vão fazer posteriormente as semifinais com as quatro equipes do Campeonato Metropolitano, envolvendo os clubes da capital e Grande BH. 

UBERLÂNDIA NOS 
JOGOS PARALÍMPICOS 


Minas Gerais ficou em primeiro lugar na etapa regional das Paralimpíadas Escolares de 2023, conquistou o bicampeonato e por isso vai com uma equipe ainda mais motivada para a fase nacional da competição, marcada para ser disputada entre os dias 27/11 e 2/12, em São Paulo.  

As Paralimpíadas Escolares fazem parte dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). A convocação para a etapa nacional não ficou restrita apenas aos atletas paralímpicos. Os representantes mineiros dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) também foram chamados para a disputa entre atletas-estudantes de todo país do Módulo I, com idades entre 12 e 14 anos.  

A cidade de Uberlândia, que sempre se destacou no esporte de maneira geral, participa da etapa nacional com vários atletas e dirigentes, mostrando a força uberlandense também no esporte estudantil. Confere os convocados: 

Módulo-I – 12 a 14 anos 
Modalidades Coletivas – Voleibol Masculino-I – Instituto Educacional Shalon Uberlândia; 
Karatê Kumitê – Módulo-I – Feminino – até 47 kg – Ana Luiza Alves Ferreira – Colégio Pirlimpimpim São Paschoall – Unidade-III Uberlândia; 
Karatê Kumitê – Módulo-I – Feminino – até 54 kg – Julia Tturtelli Goulart Associação Educacional Johann Kepler Uberlândia; 
Técnico – Professor Roney Ferreira Vítor, da Associação Vencer-Do de Uberlândia; 
Natação Feminin-I – Gabriela Cardoso de Leva – Colégio Gabarito de Uberlândia, e Manuela Balera Bruzzamo – Colégio Pirlimpimpim São Paschoall - Unidade-III de Uberlândia. 

Módulo-II – 15 a 17 anos 
Atletismo Feminino – Yngred Victoria S. de Assis (Futel) Sub18; 
Atletismo Masculino – Caio Melgaço Tavares (Futel) Sub18; 
Bocha Feminino – Rayca Soares P. Gontijo (Futel) categoria A, e Adriana Soares P. Gontijo (Futel) categoria B; 
Bocha Masculino – Elcy Ferreira Fonseca (Futel) categoria A, e João Victor Reis Tavares (Futel) categoria B; 
Bocha Masculino Staff – Elizabete Aparecida dos Reis e Poliana Ferreira Fonseca, ambos da Futel; 
Bocha – Técnicos – Profª. Leticia Maria Coelho Ferreira Fund. Uberlandense Turismo, Esporte e Lazer Uberlândia 
Halterofilismo Feminino – Kallyta dos Santos Olinda, e Natalia Gonçalves Costa, ambas da Futel Uberlândia; 
Halterofilismo – Staff – Profª. Vivian Gonçalves de Souza, da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) Uberlândia; 
Natação Feminino – Maria Clara Ferraz Ferreira (Futel) categoria B; 
Natação – Staff – Prof. Fausto Donizete, da Futel. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90