Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/09/2023 às 08h00min - Atualizada em 12/09/2023 às 08h00min

Independente é o campeão do acesso

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Chegou ao seu final no domingo, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, o Campeonato Amador da Divisão de Acesso da Liga Uberlandense de Futebol, com a decisão entre Luizote e Independente. As equipes foram para a decisão do título sem qualquer vantagem determinada pelo regulamento. O empate levaria a decisão para a cobrança de penalidades. Com uma campanha melhor ao longo da competição, o Luizote chegou a ser apontado com certo favoritismo, o que não prevaleceu dentro de campo. O Luizote chegou a fazer vantagem, mas foi se acomodando na partida e o Independente reagiu, conseguindo empatar e manter a igualdade até final do jogo. Nas penalidades as duas equipes perderam as primeiras cobranças, mas depois só o Luizote errou na quinta cobrança, enquanto o Independente marcou e sagrou-se campeão da Divisão de Acesso 2023. 

Os quatro semifinalistas sobem para a Divisão Especial em 2024, substituindo Floresta, Pioneiros, Tibery e Santa Mônica, rebaixados da Divisão Especial, últimos colocados na primeira fase do campeonato. O artilheiro foi Fábio Nogueira Silva, do Cruz Azul, com 13 gols, enquanto o vice-campeão Luizote ficou com a defesa menos vazada, com 10 gols sofridos. 

A campanha do Luizote é a melhor de todos os 22 participantes do campeonato, mostrando 11 vitórias nas 16 partidas, somando 37 pontos. O Independente foi de 7 vitórias nos 23 jogos, com 26 pontos. Entre os finalistas Luizote e Independente, na classificação geral, ficaram Cocal com 31 pontos, Sport Club Martins com 30 e o Fluminense com 28 pontos, que fizeram excelentes campanhas na fase preliminar, mas saíram nas quartas de final. O Independente foi campeão porque foi se firmando dentro do campeonato, principalmente nas últimas etapas, e chega à Divisão Especial com méritos e ostentando o título de campeão do Acesso. 

Ainda na LUF, devido a final do Acesso, não foi realizada rodada da Divisão Especial, que está na terceira fase – quartas de final, com jogos mata-mata (ida e volta). A primeira rodada já aconteceu e a segunda será no próximo domingo, quando serão definidos os semifinalistas. 

Com relação aos outros campeonatos, só teve alguns jogos do Juvenil e Júnior. XV Uber 1x3 Voluntários e Essube 9x2 Unisport (Juvenil) e XV Uber 2x0 Dinamarca e Uberlândia Esporte 2x0 Luizote (Júnior). O Veterano/Máster não teve rodada no sábado.  

LUF COMEMORA 80 
ANOS DE FUNDAÇÃO 


A Liga Uberlandense de Futebol foi criada no dia 6 de setembro de 1943, portanto, comemorando este ano os seus 80 anos de existência. Reconhecida pela CBF e FMF, e considerada de utilidade pública pela Lei Municipal 645, de 13/03/1957, nasceu com a proposta de oficializar o futebol amador em Uberlândia. 

Sua primeira diretoria, responsável pela fundação da entidade, foi formada pelo então prefeito Dr. José Antônio Vasconcelos Costa como presidente de honra, e ainda Boulanger Fonseca e Silva, presidente executivo; Nicolau Féres, vice-presidente; professor Oswaldo Vieira Gonçalves (Vadico) e Rubens Garcia Nunes, secretários; José Ribeiro dos Santos e Ronan Balparda, tesoureiros; Francisco Cunha, Osvaldo Santos e Salim Suaid, conselho técnico; Ascânio Saraiva, Hélio Souza, Oto Reis e Silva e Chafic Cauhy, conselho fiscal. 

Nos primeiros períodos administrativos, quem ficou mais tempo na presidência foi o Dr. Virgílio Mineiro (10 anos) e mais tarde, foi Pedro Carneiro de Albuquerque, também 10 anos. O presidente que mais ocupou mandatos foi David Thomaz Neto (14 anos), e agora Renato Batista dos Santos que está há 12 anos no comando da LUF, sendo que Luiz Antônio Carrijo e Luiz Gonzaga da Cunha ficaram 6 anos cada. 
O clube detentor de maior número de títulos é o Uberlândia Esporte Clube, com 7 conquistas, sendo tricampeão logo nos primeiros anos. O Grêmio Esportivo Ipiranga (antes Móveis Ipiranga) vem em seguida com 6 títulos, depois o Floresta, XV de Novembro, Omega, Estrela Dalva e Sociedade Esportiva Guarany 5 vezes cada. 

MANOEL HONORATO 
VOLTA À SUPERLIGA 


A cidade de Monte Carmelo disputa este ano a Superliga A de vôlei adulto masculino. O Monte Carmelo Vôlei é originário do Vôlei Uberlândia, projeto criado há anos em Uberlândia pelo técnico Manoel Honorato Neto, que chegou a disputar a Superliga em duas ocasiões: 2020/21 e 2021/22. Manoel Honorato transformou o Vôlei Uberlândia em Monte Carmelo Vôlei, mandando suas atividades e jogos no Ginásio Raul Belém, na cidade carmelitana. A equipe, criada em Uberlândia, se mudou definitivamente para Monte Carmelo. 

Na semana passada aconteceu a apresentação do grupo que vai disputar o Campeonato Mineiro e depois a Superliga A. Na lista, destaque para Saliba, contratado junto ao Minas Tênis. Confere a lista de contratados: Oposto: Saliba, João Vitor e Guilherme; Levantador: Cristiano Torelli, Erick Soares e Samuel; Ponteiro: Joãozinho, Felipe Varela, Wilson Silva, Deivid e Alvaro Araújo; Central: Gabriel Cotrim, Marcão, Moisés, Vini, Adryan e Abenildes; Líbero: Thiaguinho, Wallace e Isaac. O técnico Manoel Honorato voltou ao comando do time depois de passar um ano se dedicando à gestão da Academia do Vôlei para difundir o esporte em quatro cidades de Minas Gerais (Uberlândia, Monte Carmelo, Coromandel e Vazante). 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90