Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 12/08/2023 às 08h00min

Saias: como escolher o modelo ideal para valorizar o look

KELLY BASTOS (DUDI)
Foto: Reprodução/Internet
Bom dia!

Vamos de saia?

Disponível em diversos modelos, cortes, comprimentos e tecidos, a saia é uma ótima alternativa para quem gosta de fugir um pouco das básicas calças jeans do dia-a-dia ou quer apostar em um look mais fresquinho para o trabalho sem precisar cobrir as pernas.

Independente de qual for o seu corte preferido, vale lembrar que o maior segredo para acertar na escolha e compor um look lindo é pensar a combinação que esteja de acordo com o seu estilo e com a ocasião.

As características que fazem com que as muitas variações desse tipo de peça sejam mais adequadas para uma ou outra situação são sua cor, seu tecido, seu comprimento e as combinações que completam o look. “Uma saia reta de tecido e cores sóbrias pode ser usada com uma meia-calça fina e scarpins para ir ao trabalho e até para sair à noite, se combinada com botas de cano curto ou sandálias de salto”, exemplifica a personal stylist Juliana Skliutas.

Combinando saias com ocasiões
Para não errar na escolha da saia em nenhuma situação, a consultora de moda Jamile Belo dá a dica de usar as mesmas orientações que determinam se um vestido seria ou não adequado para o dresscode. “Por exemplo, se para um coquetel é melhor optar por um vestido de tecido mais nobre, com brilho discreto, na altura do joelho; para o uso de uma saia, um modelo godê com tecido mais soltinho, compondo com uma blusa no mesmo padrão, seria uma ótima opção”, sugere.

Quando a formalidade é exigida, o ideal é vestir saias de corte mais reto ou lápis, também na altura do joelho. A consultora indica que a combinação, para o trabalho, seja feita com camisas ou T-shirts, no caso de empresas com ambiente mais descontraído.

As restrições do comprimento das saias se devem principalmente ao conforto, já que “uma minissaia pode atrapalhar seus movimentos e até causar constrangimento em algumas situações”, explica Juliana.

Como usar saia no frio
Ao contrário do que pode parecer, a versatilidade das saias pode ser aproveitada não só em dias quentes. “Os modelos curtos também ficam lindos com meia-calça grossa, botas e casacos compridos usados abertos”, diz a personal stylist, que recomenda particularmente o uso de saias midi para o inverno.

Para as mulheres que sentem mais frio nas pernas e preferem não arriscar em deixá-las expostas em dias de temperaturas baixas, Jamile indica que a melhor saída é completar a produção com meias-calças de fio 40 ou 80, que podem ser da mesma cor da saia para alongar a silhueta ou coloridas para dar um ar mais ousado e divertido à produção. Nesse caso, o importante é optar por cores complementares para que o resultado não fique exagerado.

Já as saias lápis combinadas com meias-arrastão formam um look super sensual, que pode ser arrematado com um scarpin preto ou nude. A opção por minissaias, por outro lado, fica melhor se completada por botas over the knee, que também ajudam a manter a temperatura.

Modelos de saias
Como os fatores mais decisivos para a escolha de uma saia são a ocasião e o estilo de cada mulher, é interessante conhecer as características dos diversos tipos de cortes e suas combinações mais comuns.

É necessário também ter muito cuidado para não acabar incorrendo em erros triviais como utilizar uma peça apenas por ela ser tendência ou estar “na moda”. Uma ótima dica da personal stylist Juliana Skliutas é analisar se aquela produção combina com seu estilo e realmente lhe agrada, já que considerar a individualidade de cada pessoa é fundamental na hora da escolha.

Minissaia
O menor comprimento de saia é também tido como um dos mais brasileiros. A minissaia aparece em diversos materiais e é mais indicada para a noite ou ambientes tropicais, como praia ou piscina. “Uma balada, por exemplo, pede uma minissaia com paetês e uma camisa fluida com transparência”, sugere Juliana.

Saia midi
Para a personal stylist, o segredo da saia midi é combiná-la com sapatos de salto alto que tenham a mesma cor da peça. Assim, o efeito de achatamento causado pelo comprimento abaixo dos joelhos ou no meio das canelas é evitado.

Saia longa
Antes associada apenas ao estilo hippie, hoje as saias longas podem aparecer também em produções modernas e mais elegantes. Normalmente, esse corte é recomendado para valorizar corpos de formato retângulo, mas é democrático e pode ser usado por todas.

Saia lápis
Ideais para ambientes mais formais, as saias lápis têm um corte mais justo e, normalmente, comprimento até o joelho. Segundo Juliana, esse modelo fica especialmente bem em mulheres de corpo ampulheta e oval.

Saia godê
Também conhecida simplesmente como saia rodada, o modelo godê é mais fluido e combina muito bem com ambientes descontraídos. A personal stylist explica que, por ser mais volumosa, essa saia também é ótima para mulheres que desejam causar a impressão de que têm o quadril mais largo.

Saia evasê
A saia balonê não entra no grupo dos modelos mais populares, talvez por ser mais associada ao vestuário infantil, mas reaparece entre as tendências de tempos em tempos. As mulheres que desejam causar a impressão de ter quadril mais largo podem ver nesse corte um bom aliado!

Saia plissada
Muito ligado ao estilo colegial, o modelo plissado é feito por pregas, que podem tornar a saia mais rodada e esvoaçante. Por ser volumosa, aqui também vale a recomendação especial para quem deseja “aumentar” o quadril.

Saia envelope
O corte diferenciado das clássicas saias envelope se deve ao efeito transpassado, como se a peça desse uma volta na cintura antes de fechar ou fosse realmente selada na frente, como um envelope. Juliana recomenda esse modelo para situações mais formais e afirma que a cintura bem marcada fica ótima em pessoas de silhueta retangular.

Saia tulipa
O modelo da saia tulipa é muito próximo ao das saias lápis e envelope, mas conta com a cintura obrigatoriamente bem marcada e caimento mais “bufante” no quadril. Por conta do volume, esse corte é recomendado especialmente para quem deseja aumentar ilusoriamente essa parte do corpo.

Saia reta
A saia mais sequinha e séria é a reta, que é ideal para quem não quer chamar atenção ou criar volume na região do quadril. Normalmente, seu comprimento vai até a altura do joelho e, por isso, esse modelo é um dos mais indicados para ocasiões formais.

Saia de cintura alta
Todos os cortes de saia podem ser combinados com modelagens de cintura alta, que dá charme a todo tipo de produção. Dependendo da combinação, essa saia pode, inclusive, dar a impressão de pernas mais longas, o que colabora na hora de equilibrar a silhueta. Tente optar sempre por saias que alcancem a linha da sua.

Se você tinha receio, ou mesmo dúvida de qual modelo usar, agora ficou mais fácil.

É só se inspirar no modelito e comprimento que mais gosta e partir para o look.

Bom fim e boa semana!

Fonte: dicasdemulher.com.br



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90