30/07/2017 às 05h45min - Atualizada em 30/07/2017 às 05h45min

Sinais de que você se tornou uma pessoa tóxica e negativa (e como reverter isso)

KELLY BASTOS* | COLUNISTA

MEDITAÇÃO

Ao Senhor, meu Deus, que pode todas as coisas, toda honra e todo louvor!

 

BOM DIA

Não tema seguir adiante!

Dia desses, uma amiga, em uma conversa, me disse o seguinte: “Durante algum tempo, permiti que o medo falasse mais alto a ponto de me fazer recuar em vez de seguir adiante frente a uma dificuldade. Só virei o jogo quando entendi que maluco é quem esquece que enfrentar desafios só nos fortalece”. É verdade. Mesmo que você não tenha a menor ideia do que vai encontrar pela frente, prossiga em busca de seus objetivos. Isso não quer dizer passar a agir sem pensar, mas sim se forçar a trilhar o caminho do crescimento. Desistir diante dos “fantasmas” que surgem em sua caminhada é o mesmo que escolher viver na inércia. Lembre-se: nada destrói a vontade de vencer quando nos dispomos a encarar os desafios corajosamente. Encare o medo do desconhecido apenas como um sinal de alerta, jamais de desistência. Como escreveu William Shakespeare (1554-1616): “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples receio de arriscar”. Boa semana, pessoal!

 

COMPORTAMENTO

Sinais de que você se tornou uma pessoa tóxica e negativa (e como reverter isso)

Decepções, frustrações e obstáculos da vida ao longo dos anos podem fazer com que uma pessoa se torne amargurada, tóxica e negativa, mesmo sem que ela sequer perceba. Refletir sobre os próprios sentimentos e atitudes e realizar uma avaliação honesta sobre si, pode ajudar a identificar os sinais e facilitar uma mudança de comportamento, segundo a nossa consultora Eliana Alves Pereira, psicóloga.

Sinais de que você é negativo e tóxico

1) Se, mesmo sem perceber, você adotou o hábito de reclamar sobre tudo e todos, perceba que a atitude se tornou um vício ruim que pode afastar amigos e familiares e ainda deixar escapar bons sentimentos simples do dia a dia.

2) Insatisfação no emprego e problemas na vida íntima podem afetar qualquer pessoa em vários momentos da vida, mas se em vez de buscar saídas e assumir erros você culpa os outros pela infelicidade, talvez tenha se tornado uma pessoa tóxica.

3) Você não confia em ninguém e antes mesmo de iniciar qualquer projeto já pensa sobre o trabalho extra que terá e até mesmo visualiza um fracasso pessoal? Sinal claro de que negatividade e pessimismo tomaram conta da sua vida. Se nem sua melhor amiga escapa de seus comentários cruéis e até seus familiares mais próximo se tornam alvo de suas fofocas, perceba como o comportamento tóxico transformou você em uma pessoa infeliz e negativa.

4) Exige demais dos outros e tem pouca vontade de oferecer benefícios em troca? O hábito egoísta é outro indício claro de que você se tornou uma pessoa tóxica.

5) Se você foi magoado e não é capaz de perdoar nem as menores falhas alheias, que tal dar uma chance ao próximo e a você mesmo? A dificuldade em aceitar pedidos de desculpas, relevar ou mesmo planejar vinganças são comportamentos típicos de pessoas negativas e tóxicas.

6) Quando você ouve um elogio logo fica desconfiado pensando no que a outra pessoa vai querer em troca? Sinal óbvio de pessimismo e até baixa autoestima. Afinal, quando não acredita em palavras positivas sobre você, provavelmente não se acha bom o suficiente e adotou uma visão distorcida sobre a bondade e a gentileza.

7) Por fim, se você percebeu que seus amigos “desapareceram”, não retornam mais suas mensagens e não te convidam mais para sair, que tal refletir sobre os próprios comportamentos antes de criticá-los? Talvez sua negatividade e suas atitudes tóxicas tenham motivado o afastamento.
 

(*) Me sigam, friends: www.blogdadudi.com.br

Instagram: Dudi_Bastos

Facebook: Dudi Bastos

Fone: 99976-6834

E mail: [email protected]

Relacionadas »
Comentários »