Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/05/2023 às 08h00min - Atualizada em 20/05/2023 às 08h00min

Inverno: looks com coturno para usar e abusar

KELLY BASTOS (DUDI)
Foto: Reprodução/Internet
Olá, amorecas!

Bom dia!

Digam aí! Quem de vocês  ama um coturno?

Aposto que responderam Euuuuuuu!

Boraaaa, então, usar muito e com essas inspirações então, nem se fala!

O coturno é o sapato perfeito para o inverno por sua versatilidade, durabilidade e pela proteção que oferece aos nossos pés. Não é à toa que looks com coturno são muito usados nessa época do ano. Eles garantem estilo e ainda nos mantêm quentinhas durante os dias frios.

Mas não é só por causa disso que amamos esse sapato. Unindo história, significado político e funcionalidade, ele é interessante para além da estética. Por isso, reunimos dicas e informações  de looks com coturno e algumas curiosidades sobre o modelo que virou um clássico ao longo de seus quase oitenta anos de existência.

Apesar de atualmente estar presente tanto nas passarelas, quanto no street style, o coturno como conhecemos hoje não foi pensado como um item fashion. Ele foi criado pelo médico alemão Klaus Märtens, que teve a ideia de desenvolver o calçado após machucar o tornozelo durante a Segunda Guerra Mundial e precisar de um sapato com couro macio e sola acolchoada a fim de ajudar na recuperação da fratura.

Klaus começou a produzir o modelo para vender depois da guerra e assim nasceu a Dr. Martens. Inicialmente, o maior público consumidor do coturno eram donas de casa com mais de 40 anos. No entanto, com o crescimento da marca, o grupo Griggs comprou a patente e começou a produzir o sapato em larga escala. Foram eles, inclusive, que acrescentaram a costura amarela tão característica do modelo.

Depois dessa mudança, a bota foi amplamente adotada pelos trabalhadores e, em seguida, ganhou popularidade entre os jovens com o movimento punk nos anos 1970. A partir daí, vários modelos e novas marcas surgiram no mundo todo e o coturno virou um sapato essencial, presente em praticamente qualquer guarda-roupa. 

Mesmo não tendo nascido como uma peça de moda, foi apropriado pelos movimentos de contracultura da juventude inglesa, se tornou símbolo de rebeldia e se consagrou na moda através das passarelas, quando as grifes começaram a criar seus próprios modelos. 

Hoje é amplamente usado e considerado ícone da moda. O coturno une todas as características que amamos na hora de criar um look perfeito de inverno, seja qual for seu estilo. 

ANOTEM AÍ E SE INSPIREM
- Se você gosta de looks com coturno mais básicos, junte a uma camiseta branca e uma calça preta. Um blazer estampado em xadrez ou pied de poule garante um up na produção.

- Looks com coturno e saia midi podem até remeter ao verão, mas se você usar com um tricô no lugar do cropped, é a produção perfeita para o inverno. Para fugir ainda mais do tradicional, aposte em cores vibrantes e estampas delicadas.

 - A combinação do coturno com vestido é queridinha das fashionistas. Nos dias mais frios, aposte nos modelos com manga longa. Para finalizar, adicione meia-calça e você não vai passar frio. Dica: uma bolsa statement deixa a produção mais interessante.

 - Nada como tirar um pouco da seriedade do blazer + calça de alfaiataria com o peso que o coturno traz. Uma  camisa por baixo deixa a produção ainda mais cool.

- Para looks com coturno que tenham uma pegada super trendy, use com jaqueta puffer e calça cargo. Além de te deixar quentinha, fica muito fashionista. 

Deu para ver que o coturno fica incrível com tudo, não é? Que tal substituir o tênis ou a bota por um coturno quando for montar seu próximo look de inverno? Apostamos que você vai amar!

Gostaram? 

Meninas, olhem só: sempre que sobrar um tempinho livre, passem no @debrechoudi - Av. Floriano Peixoto, 1178 - centro - várias opções de coturnos, acessórios, roupas femininas, masculinas e infantis.

Um luxoooo!

 Beijocas e até a próxima!
 
Fonte: stealthelook.com.br



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90