Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/03/2023 às 08h00min - Atualizada em 24/03/2023 às 08h00min

Praia disputa a 8ª Liga Nacional

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Liga Nacional de Futsal foi fundada em 1996 como Liga Futsal, com um modelo de franquias semelhante às ligas norte-americanas. Em 2014, as vinte franquias se uniram e formaram, de forma independente, a LNF (Liga Nacional de Futsal). Atualmente, a LNF conta com 24 franqueados e equipes em seis estados do país. É a maior competição da modalidade no Brasil e uma das melhores do mundo. 

A LNF 2023 deu sua largada ontem, 23 de março, com o atual campeão Corinthians Paulista abrindo as disputas. Na primeira fase, em 276 jogos, todos contra todos em turno único. Os 16 melhores se classificam para os playoffs. A partir daí, no total de 30 jogos eliminatórios de mata-mata, será conhecido o campeão. 

As novidades para a temporada são o retorno do Brasília, após uma temporada de fora da LNF, o Esporte Futuro, antigo Marechal Cândido Rondon, no Paraná, e o São Lourenço, de São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina. Com esses acréscimos, os dois estados (PR e SC) se consolidam como as forças do futsal brasileiro pelo grande número de representantes.

O Praia Clube Uberlândia está novamente na competição e faz sua estreia no próximo domingo (26), em casa, às 11 horas, na Arena Praia, contra o Taubaté (SP). O Taubaté mandará seus jogos em Mogi das Cruzes (SP), por não ter um ginásio que atenda as necessidades do regulamento do campeonato. As partidas acontecerão no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), inaugurado em dezembro do ano passado, com capacidade para até mil pessoas. 

O Praia disputa este ano a Liga Nacional pela oitava vez. Na sua volta à Liga, a melhor campanha do Praia foi em 2020, avançando às quartas de final, quando foi eliminado pelo Magnus/Sorocaba. Em 2021 e 2022, chegou às oitavas de final, saindo da competição na etapa durante as séries do mata-mata. Antes, o Praia Clube disputou a LNF de 2008 a 2011. Em 2008, o time ficou em 18º; em 2009, em 15º; em 2010, terminou em 16º, e, em 2011, ficou em 20º lugar, e em todas as participações, a equipe foi eliminada na primeira fase. 

ALEMÃO CONTINUA 
COMO TREINADOR 


Para disputar a competição que se inicia esta semana, o Praia manteve o técnico Wesley Lima Ezabo (Alemão), renovou também contrato com alguns jogadores da temporada passada e fez novas contratações, com a proposta de avançar ainda mais nas etapas da competição. Ao todo, são 20 jogadores, confere: 

Bruno Henrique de Almeida Santos (Bruno), Giancarlo Ramos Rodolpho (Gian Wolverine), Gustavo Gonzaga Pires (Gustavo Pires), Guilherme Pimenta de Lima (Gui Pimenta), Jermerson Pereira Ribeiro (Nenen Ribeiro), Dovenir Domingues Neto (Neto), Paulo Roberto Lima Xavier (Betinho), Felipe Coelho Silva (Felipe Coelho), Hudo Henrique de Souza Bordim (Hugo), Alexandre Rodrigues Canha (Pixoto), Rafael Pereira da Rocha (Rafa), Pedro Henrique da Silva Farias (Pedrinho), Cláudio Roberto de Oliveira Júnior (Claudinho), Jonatha Nicolau da Silva (Jonatha), Carlos Eduardo Gomes de Freitas André (Kaduzin), Vagner Leandro Mânica (Vagner), Vinicius Scola (Vinicius Scola), Carlos Ronaldo Viero Ravalha (Ronaldo), Roberto Soares Barbosa (Barbosinha), Paulo Felipe Gomes de Oliveira (Paulo Felipe). 

Dos 20 integrantes do grupo de jogadores, 6 são de Uberlândia: os goleiros Bruno e Gustavo Pires “Gustavinho”, o fixo Neto, os alas Felipe Coelho e Carlos Eduardo “Kaduzin”, e o pivô Paulo Felipe. Os mais idosos são os fixos Neto (1981) e Nenen Ribeiro (1983), e o ala Rafa (1983). Os mais novos são os alas Kaduzin (2006) e Pedrinho (2004). 

A rodada de abertura tem a seguinte programação: 
23/03 – Corinthians (SP) x Campo Mourão (PR); 
24/03 –  Magnus/Sorocaba (SP) x São Lourenço (SC), ACBF/Carlos Barbosa (RS) x Blumenau (SC); 
25/03 – São José dos Campos (SP) x Esporte Futuro (PR), Joaçaba (SC) x Marreco (PR), Joinville (SC) x Brasília (DF), Jaraguá do Sul (SC) x Umuarama (PR), Atlântico Erechim (RS) x Minas Tenis (MG); 
26/03 – Assoeva (RS) x Pato Branco (PR), Praia Clube (MG) x Taubaté (SP); 
27/03 – Santo André/Intelli (SP) x Foz Cataratas (PR);
28/03 – Cascavel (PR) x Tubarão (SC). 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90