Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 28/02/2023 às 08h00min

Praia apresenta time de basquete

ALBERTO GOMIDE
O Praia Clube sai na frente em um novo projeto de modalidade olímpica. O Basquete 3x3, recém-integrado ao quadro olímpico, terá uma equipe composta por quatro dos principais atletas da Seleção Brasileira. Além disso, o time de basquete convencional terá continuidade em 2023, disputando competições a nível nacional. A apresentação dos elencos acontece nesta terça-feira (28), às 14h, no Sport Bar. 

Com foco nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Praia Clube se torna a referência nacional do Basquete 3x3 ao trazer para seu elenco os principais nomes do esporte no país: William Weihermann, Léo Branquinho, Jefferson Socas e Jonatas de Mello. O quarteto praiano coleciona títulos e conquistas de grande destaque a nível continental e mundial. 

A modalidade está em ampla ascensão, após estreia nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Trata-se de uma variação do basquete tradicional, sendo um dos esportes urbanos mais populares do mundo. 

O projeto de basquete convencional do Praia Clube também segue mais forte do que nunca em 2023, com a disputa do Campeonato Brasileiro de Basquete Profissional pelo segundo ano consecutivo. O torneio dá acesso à elite do esporte no país. 

O time iniciou a preparação em novembro e estreia em casa, no próximo domingo, dia 5 de março, contra o Cruzeiro Basquete, no Ginásio G3. A conferência da equipe tem, além do Cruzeiro, Sorocabana-SP, Santos-SP e Basquete Pinda-SP. 

SUL-AMERICANO DE 
VÔLEI EM ARAGUARI 


A cidade de Araguari vai sediar o Campeonato Sul-Americano de Vôlei de Clubes Masculino, torneio continental organizado pela Confederação Sul-Americano de Voleibol, no período de 15 a 19 de março, no Ginásio General Mário Brum Negreiros. O campeonato foi marcado para Araguari, devido a participação do Uberlândia Vôlei/Praia Clube = Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari Vôlei na Superliga Masculina pela primeira vez. 

Ao todo, são nove participantes, divididos em três grupos. O campeão de cada chave, além do time que tiver a segunda melhor campanha, se classifica para as semifinais. Campeão e vice estarão garantidos para o Mundial de Clubes, que está marcado para acontecer na Índia. 

Além do Sada/Cruzeiro e Araguari/Arroz Vasconcelos, o Gerdau/Minas Tênis Clube também está confirmado, com sua presença acontecendo pelo vice da última Superliga, vencida pelos rivais celestes. A Argentina, segunda maior força do continente, também chega com três times. Bolívia, Chile e Uruguai terão um representante, cada. 

Confira os grupos do campeonato: Grupo A: Sada/Cruzeiro (BRA), Policial (ARG) e Bohemios (URU); Grupo B: Araguari (BRA), Ciudad Voley (ARG) e San Martin (BOL); Grupo C: Minas Tenis (BRA), UPCN (ARG) e Murano (CHI). 
Abrindo as disputas, no dia 15 de março, o Uberlândia Vôlei/Praia Clube = Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari Vôlei estreia contra o San Martin (Bolívia) e no dia 17 encara o Ciudad Voley (Argentina). Completando a rodada dupla do dia 15, o Minas Tenis enfrenta o UPCN da Argentina. 

ABRAMPE REALIZA 
TORNEIOS REGIONAIS 


A ABRAMPE – Associação Brasileira das Micro e Pequenas Empresas foi criada no ano de 2007 em Uberlândia. Foi constituída uma diretoria provisória, após empresários, comunidade e autoridades da cidade reunirem-se para debates e discussões dirigidas. Daí surgiu a percepção de que, no mercado, havia a necessidade de uma associação que assessorasse e beneficiasse os micro e pequenos empresários. Assim foi criada a Abrampe. 

Além da iniciativa de origem, atualmente a Abrampe participa também de movimentos ligados ao esporte, o que vem acontecendo nos últimos anos. Para 2023, a entidade já fez parceria para a realização de mais uma edição da 2ª Copa Abrampe de Futebol Infantil no Triângulo Mineiro. Este ano o campeonato será realizado em quatro categorias: sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, evento que acontece sob a coordenação do professor Carlos Gomes dos Santos, o Carlão, que já está trabalhando com as inscrições, que podem ser feitas pelo fone 992662835. 

E não pára por aí: a Associação vai realizar também o 1º Open Abrampe, com envolvimento de times das escolinhas de futebol em Uberlândia, na categoria futebol society/soçaite, nas categorias sub-7 até sub-13. O campeonato também acontece sob a coordenação do Carlão e as inscrições já estão sendo feitas, via o fone 9-92662835. 

SINUCA TAMBÉM 
BATEU RECORDE 


Aconteceu no domingo (26) a disputa da modalidade Sinuca, pelo Torneio de Verão, realizado anualmente pelo departamento de esportes do Tangará Park Club. Com participação de 46 sinuqueiros, o evento bateu novo recorde na modalidade no clube. Na grande final, João Ângelo Custódio (Caninana) superou Laudelino Lopes da Silva e sagrou-se campeão, premiado também com um taco profissional. Mais um domingo de clube cheio, motivado também pelo torneio em cada domingo com modalidade diferente. No próximo domingo (5 de março) será disputada a modalidade Peteca, e no dia 12 encerra-se o Torneio de Verão com o Tênis. 

SETE MINEIROS NA 
COPA DO BRASIL 


A Copa do Brasil é disputada desde 1989. É o segundo torneio de futebol mais importante do país, atrás apenas do Campeonato Brasileiro. Este ano acontece a 35ª edição do torneio, com 92 clubes. Na primeira fase, os clubes se enfrentam em jogo único na casa do pior colocado no ranking atualizado da CBF, mas com o visitante tendo a vantagem de se classificar com um empate. 

Minas Gerais tem 7 clubes na competição: Cruzeiro e Atlético, que só entram nas disputas a partir da terceira fase. Na primeira e segunda etapas estão o América, Caldense, Tombense, Democrata (GV) e o Athletic Club de São João del Rei. O campeonato começou no último dia 21 e o Tombense se classificou com um empate de 0 a 0 contra o Caucaia, no Ceará. 

Os clubes que jogam em casa, começam em “desvantagem” nos duelos, já que o regulamento prevê que o visitante tenha vantagem do empate, por conta do ranking da CBF. A diferença nas duas primeiras etapas é em caso de empate: na primeira fase, o visitante se classifica se o placar permanecer igual. Na segunda, a disputa será nos pênaltis em caso de igualdade no tempo normal.  


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90