Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 24/02/2023 às 08h00min

Amvap começa copa em março

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), após vários anos sem realizar o torneio, retorna neste ano com a Copa Amvap de Futebol Amador, promovendo a sua 14ª edição, com início marcado para o mês de março. 

As equipes responsáveis pela realização de um dos eventos esportivos mais tradicionais da região se reuniram em Congresso Técnico, debateram aspectos técnicos e desportivos do campeonato e definiram pela volta da competição, com participação de equipes representativas de cidades filiadas à Amvap. 

Na reunião (foto) estiveram presentes os representantes de municípios associados que manifestaram interesse em participar da competição. Durante mais de duas horas os membros discutiram sobre a formação das equipes, requisitos mínimos para as inscrições dos atletas, formato de disputa, calendário de jogos e as premiações.

Segundo o presidente da AMVAP e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, a Copa Amvap é importante para a união dos municípios. Ele espera uma participação positiva de todas as cidades representadas no torneio. “O esporte é um meio de levar entretenimento para as pessoas, além disso, proporciona a integração dos municípios de toda região. O nosso propósito também é de divulgar o nome das cidades, levando esportividade para a população, sem falar na geração de receitas, que envolve uma cadeia como bares, restaurantes, farmácias e postos de combustíveis, por exemplo”, disse.  

A Copa Amvap se tornou referência no futebol amador entre os municípios que integram a Associação, e a última edição da copa aconteceu em 2014, quando o Fluminense de Araguari sagrou-se campeão. 

Na última reunião estiveram presentes membros da diretoria da Amvap, representante da Liga Uberlandense de Futebol (presidente Renato Batista dos Santos) e secretários municipais de Esporte das cidades associadas. Foi o momento de definir as regras que vão nortear a competição que terá abertura oficial no dia 18 de março, em Indianópolis, cidade do presidente da Amvap. 

“O Congresso veio dar visibilidade e credibilidade à 14ª edição da Copa Amvap 2023. Estamos muito felizes pelo diálogo que ocorreu durante todo o encontro, quando apresentamos sugestões e todas foram colocadas em votação com aceitação da maioria, sem problemas”, afirmou o presidente da Amvap, Lindomar Amaro Borges.
No total, 16 equipes vão participar da Copa Amvap 2023: Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Campina Verde, Prata, Capinópolis, Uberlândia, Ituiutaba,  Indianápolis, Santa Vitória, Araporã, Canápolis, Centralina e Araguari.

“O número limitado de 35 atletas por equipe tem o objetivo de valorizar o esportista e os moradores de cada cidade, mas aquele município que queira buscar jogadores fora, através das cidades que não estão participando, o limite será de 2 atletas. Uberlândia, tendo abrangência maior e mais esportistas, poderá participar e ceder até 2 jogadores”, explica o presidente da Liga Uberlandense de Futebol, Renato Batista do Santos, que participou das reuniões, uma vez que a LUF vai coordenar o campeonato. 

Para o secretário municipal de Esportes de Estrela do Sul, Diego Júnior de Paula Amorim, a competição promete ser de alto nível. “A reativação da Copa é importante porque é um torneio histórico. Agora, vamos participar com força máxima e fazer uma disputa que, acima de tudo, promova o futebol”.

A Liga Uberlandense de Futebol (LUF) é a responsável pela coordenação do campeonato, no que se relaciona à parte burocrática da competição, como tabela, arbitragem, programação de rodadas, tribunal de julgamentos, e outros itens. 

PRIMEIRA RODADA E 
FORMA DE DISPUTA 


Com participação de 16 equipes, a 14ª edição da Copa Amvap de Futebol Amador começa no dia 18 de março, num sábado, com a partida entre Indianópolis e Ituiutaba, às 15h10, na cidade de Indianópolis. Os demais jogos serão no domingo, dia 19, todos começando às 15h10, com os seguintes confrontos: Chave A – Canápolis x Araguari, em Canápolis; Centralina x Cachoeira Dourada, em Centralina; Santa Vitória x Capinópolis, em Santa Vitória; Tupaciguara x Prata, em Tupaciguara. Chave B – Uberlândia x Monte Alegre, em Uberlândia; Araporã x Irai de Minas, em Araporã; Campina Verde x Estrela do Sul, em Campina Verde, além de Indianópolis x Ituiutaba, em Indianópolis, que será no sábado. 

O campeonato terá 4 fases e a seguinte forma de disputa: 1) – na primeira fase as equipes jogam entre si nos grupos, em turno único, classificando-se 4 de cada; 2) – na segunda fase, quartas de final, jogam as equipes da Chave A contra as da Chave B, com 1º x 4º e 2º x 3º de A x B, e ainda 1º x 4º e 2º x 3º de B x A, saindo daí os semifinalistas; 3) – nas semifinais os confrontos serão 1º x 4º e 2º x 3º entre os classificados da fase anterior e na classificação geral; 4) – na fase final, a exemplo das fases 2 e 3, todos os confrontos serão em ida e volta, com o saldo de gols definindo o vencedor, e, em caso de igualdade após as duas partidas, serão cobradas penalidades máximas. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90