Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 17/02/2023 às 08h00min

Futsal do Praia renova contratos

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O Praia Clube Futsal confirmou esta semana os primeiros nomes com contratos renovados para a temporada 2023. O fixo Neto (foto) segue na equipe para a última temporada da carreira no futsal. O jogador foi o segundo melhor em desarmes na última Liga Nacional, com 344 em 16 jogos. Os alas Betinho e Rafa, o pivô Paulo Felipe e o fixo Gui Pimenta também vestirão mais uma vez a camisa do Praia Clube. O pivô Barbosinha, artilheiro do Praia na última Liga Nacional com 13 gols, segue no time. O ala Pixote, que anotou 9 gols, também. Hugo e Claudinho anotaram 7 gols cada e também puxaram as estatísticas na última LNF. Vini Scola foi outro com a pontaria calibrada, anotando 5 gols e também permanece no grupo para este ano. 

LIGA NACIONAL 
TERÁ 24 CLUBES 


O final do próximo mês reserva o início da Liga Nacional de Futsal 2023. Ao todo, 24 clubes disputarão a maior competição de futsal do mundo. Nesta temporada, o Brasília estará de volta e debutarão o Esporte Futuro, antigo Marechal, e o São Lourenço. O Corinthians, atual campeão, defende o título do campeonato que reúne marcas e nomes históricos desde 1996, quando passou a ser disputado.  

Criada em 1996, a LNF teve o Inter como o primeiro campeão. Ortiz, pivô de uma equipe histórica, acabou artilheiro daquele ano com 25 gols. Em matéria de bola na rede em uma única edição, até hoje, ninguém supera o craque Manoel Tobias. Em 1999, pelo Atlético Mineiro, ele anotou incríveis 52 gols. No entanto, se forem somadas todas as edições, o goleador máximo é o gênio Falcão. Ele acabou como artilheiro por seis oportunidades. Atual capitão do Magnus, o fixo Rodrigo, soma quatro troféus de artilheiro e se levar mais um, encosta em Lenisio, com cinco.

Os maiores campeões da LNF são do Sul do Brasil. A predominância é grande, com cinco títulos da ACBF e quatro do Jaraguá. Os gaúchos decidiram oito vezes o título e os catarinenses, seis. Entre os treinadores, o maior campeão de todos é Fernando Ferreti, com cinco conquistas, seguido do colega PC Oliveira.

Em 2023, a Liga Nacional de Futsal será disputada novamente no formato tradicional. Serão ao todo 306 partidas, contando a primeira fase, onde as equipes jogam em turno único, e os Playoffs, com os 16 melhores classificados. De acordo com a classificação no ano passado, os 12 melhores times farão 12 partidas em casa e 11 como visitante, e as demais equipes jogarão 11 partidas em casa e 12 como visitante.

Além do troféu de campeão, ao final da LNF será escolhida a Seleção do campeonato, o craque, a revelação e o melhor treinador. Em 2022, o time escolhido teve o goleiro Anderson, do Minas, o fixo Allan, destaque da campanha do finalista Corinthians, o ala esquerdo Serginho, um dos goleadores do Atlântico, o ala-direita William, do Jaraguá, e na frente, Dieguinho, artilheiro do campeonato e que deixou o Joinville para atuar no exterior.

Tradicionalmente jogada no interior do Brasil, a LNF repete o caráter democrático entre os estados onde a modalidade é mais praticada. O Paraná terá o maior número de representantes com sete equipes, seguido por Santa Catarina com seis, São Paulo com cinco, Rio Grande do Sul com três, Minas Gerais com dois e um do Distrito Federal.

OS PARTICIPANTES 

Paraná: Esporte Futuro (ex-Marechal Cândido Rondon), Marreco, Cascavel, Campo Mourão, Foz Cataratas, Pato Branco e Umuarama;
Santa Catarina: Blumenau, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, São Lourenço e Tubarão;
São Paulo: Corinthians, Magnus/Sorocaba, Santo André/Intelli, São José dos Campos e Taubaté;
Rio Grande do Sul: ACBF/Carlos Barbosa, Assoeva e Atlântico Erechim;
Minas Gerais: Minas Tenis e Praia Clube;
Distrito Federal: Brasília.

PRIMEIRA RODADA 

23/03 – Corinthians x Campo Mourão; 
24/03 – Santo André/Intelli x Foz Cataratas, Magnus/Sorocaba x São Lourenço, ACBF/Carlos Barbosa x Blumenau; 
25/03 – São José dos Campos x Esporte Futuro, Joaçaba x Marreco, Joinville x Brasília, Jaraguá do Sul x Umuarama, Atlântico Erechim x Minas Tenis; 
26/03 – Assoeva x Pato Branco, Praia Clube x Taubaté; 
28/03 – Cascavel x Tubarão. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90