Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 07/02/2023 às 08h00min

Futsal do Praia começa treinos

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O Praia Clube começa os trabalhos com o futsal para a temporada 2023. As primeiras atividades são relacionadas com exames médicos e na sequência treinamentos físicos e técnicos. O técnico Wesley Lima Ezabo, o Alemão (foto), que assumiu o comando do time praiano em julho de 2021 e tem contrato até o final deste ano, preparou a reformulação do grupo, evidentemente aproveitando vários atletas do time do ano passado e também buscando novas opções. 

No ano passado o Praia conquistou o Campeonato Mineiro, foi eliminado nas quartas de final da Copa Brasil e na fase de grupos da Taça Brasil. Na Liga Nacional de Futsal o time uberlandense fechou a competição em 10º lugar, saindo nas oitavas de final (segunda fase), quando perdeu os dois jogos de ida e volta para o Pato Branco (PR). Na primeira fase o Praia terminou a etapa em 4º lugar. 

Aliás, na sua volta à Liga Nacional, a melhor campanha do Praia foi em 2020, avançando às quartas de final, quando foi eliminado pelo Magnus/Sorocaba. Em 2021 e 2022, chegou às oitavas de final, saindo da competição na etapa durante as séries do mata-mata. Antes, o Praia Clube disputou a LNF de 2008 a 2011. Em 2008, o time ficou em 18º; em 2009, em 15º; em 2010, terminou em 16º, e, em 2011, ficou em 20º lugar. Em todas as participações, a equipe foi eliminada na primeira fase. 

Este ano o Praia vai disputar a Copa Gramado, Liga Nacional de Futsal, Copa do Brasil, Taça Brasil e Campeonato Mineiro. O primeiro compromisso praiano na temporada será pela Copa Gramado de Futsal, competição que abrirá a temporada e contará com oito times. O torneio será realizado de 27 de fevereiro a 4 de março, em Gramado (RS). 

Ainda no ano passado, logo após a eliminação do time na LNF, o técnico Alemão passou a pensar na final do Campeonato Mineiro, quando sagrou-se bicampeão, e já pensando na equipe para 2023. Dessa forma, além de mirar o título do estadual, o treinador começou a programar naturais mudanças no grupo, com a saída de alguns e a chegada de outros contratados, assim como as renovações de contratos. 

Os primeiros a renovar vínculo com o clube, ainda no ano passado, foram Huguinho e Claudinho, os dois atletas mais jovens da equipe, Gian, Barbosinha e Paulo Felipe. O fixo Dovenir Domingues Neto, uberlandense que foi campeão mundial e eleito o melhor jogador do mundo na modalidade em 2012, vai disputar a última temporada da carreira. 

AVALIAÇÃO FÍSICA 
NO PARADESPORTO 


A coordenação do paradesporto da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promoveu uma atividade interna voltada à avaliação física dos paratletas da modalidade de atletismo de duas entidades parceiras: a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU). A iniciativa aconteceu no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel). 

Segundo a coordenadora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa, uma equipe técnica realizou avaliação física, anamnese (entrevista) e testes físicos com os paratletas, incluindo antropometria, dinamometria, arremesso de medicine ball, saltos verticais (squat jump e moviment jump) e teste de velocidade (deslocamento 30 metros). 

“O objetivo dessa prática foi avaliar as condições atuais de saúde dos paratletas, tentar perceber quais exercícios podem fazer parte da rotina deles e, a partir disso, aprimorar seus treinamentos. A avaliação ainda pode identificar as limitações físicas e biológicas de cada pessoa, além de encontrar indícios de alguma doença”, destacou. 

Atualmente, Uberlândia está entre as principais potências do atletismo paralímpico brasileiro. Somente no ano passado, a equipe Aparu/Futel/Praia Clube conquistou 227 medalhas ao longo do ano, com destaque para as 32 medalhas (10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, e as 68 medalhas nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo (52 de ouro e 14 de prata). Já a equipe CDDU/Futel/Praia Clube se destacou no Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo, com a conquista de duas medalhas (uma de ouro e uma de prata). 

A Futel tem ligação direta com esses resultados, uma vez que disponibiliza aos 93 paratletas da Aparu/Futel/Praia Clube e 11 paratletas da CDDU/Futel/Praia Clube a estrutura do Sesi Gravatás para treinamento, além de fornecer profissionais de educação física para acompanhá-los em treinos e competições. 

CT PARALÍMPICO FOI 
CONSTRUÍDO EM 2013 


Nos meses de março e abril, o CT vai sediar a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo e halterofilismo, além dos Opens Internacionais de atletismo e natação. O primeiro semestre ainda reserva a realização dos Campeonatos Brasileiros destas três modalidades. 

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, e tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. 

Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 300 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio. No Centro de Treinamento funciona a sede administrativa do CPB, na qual atuam mais de 200 profissionais de diversas áreas. 

O CT Paralímpico tem por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. A construção do primeiro Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil foi oficializada em janeiro de 2013, em São Paulo. O objetivo, também, é desenvolver iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico no Brasil e auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90