Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 27/01/2023 às 08h00min

UDI/Vôlei e Dentil Praia em quadra

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
As duas equipes de Uberlândia na Superliga de Vôlei 2022/2023, masculino e feminino, jogam neste sábado (28) pelo returno da fase preliminar dos campeonatos.

No masculino, o Uberlândia Vôlei/Praia Clube = Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari Vôlei, que na última partida disputada venceu o Instituto Rede Cuca por 3 a 0, recebe o Suzano Vôlei (SP), às 19 horas, no Ginásio General Mário Brum Negreiros, em Araguari. O Uberlândia Vôlei/Praia Clube é o 9º colocado com 21 pontos, 7 vitórias e 7 derrotas. O Sada Cruzeiro é o líder com 37 pontos, seguido por Renata Vôlei Campinas com 32, Gerdau/Minas Tênis e Farma Conde Vôlei/São José dos Campos com 28 pontos.

Ainda no vôlei masculino, na quarta-feira (25), o Sada/Cruzeiro (foto) venceu e eliminou o Uberlândia Vôlei/Praia Clube = Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari Vôlei por 3 sets a 0, no Ginásio do Riacho, em Contagem, em jogo único da primeira fase da Copa do Brasil de Vôlei Masculino. As parciais foram 27/ 25, 25/13 e 25/21. O duelo colocou frente a frente o primeiro e o oitavo colocados do turno da Superliga. O aposto Wallace foi o maior pontuador, com 14 pontos. 

A fase final da Copa do Brasil será em Jaraguá do Sul (SC). A semifinal está marcada para o dia 4 de março. O adversário sai do confronto entre Sesi e Suzano. A decisão do torneio será no dia 5. Antes, as equipes têm compromissos pela Superliga. Neste sábado (28), o Cruzeiro recebe o Blumenau, às 20h, no Ginásio do Riacho. Também no sábado, mas às 19h, o Araguari encara o Suzano em casa.

No feminino, o Dentil/Praia Clube, que perdeu sua invencibilidade na última partida, com derrota para o Sesc RJ Flamengo por 3 a 1, vai receber o Vôlei Sesi Bauru, às 21h30, na Arena Dentil/Praia. A promessa de jogaço entre Flamengo e Praia foi confirmada em quadra, com uma grande disputa, definida em detalhes ao longo da partida. De um lado, Bernardinho e do outro, Paulo Côco, dois conhecedores profundos da modalidade e da Superliga. Mesmo com a derrota para o time de Bernardinho, a equipe de Paulo Côco segue na liderança com 34 pontos, vindo na sequência o Itambé/Minas Tênis e o Osasco Vôlei/São Cristóvão Saúde com 28 pontos.

O Praia Clube, apesar da derrota e do fim da invencibilidade, segue na liderança da competição com 34 pontos. O Sesc-Flamengo soma 23 pontos e assume a quarta colocação. Pela próxima rodada, o Sesc-Flamengo joga neste sábado (28), contra o Barueri, no ginásio José Correa, e o Praia Clube enfrenta o Sesi-Bauru no mesmo dia, na Arena Praia, em Uberlândia.

UBERLÂNDIA TEM DEZ CONVOCADOS
Representantes de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participar da 1ª Fase de Treinamento e Avaliações, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB), em São Paulo, entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro.

Do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (equipe CDDU/Futel/Praia Clube), os convocados foram Amanda Aparecida Santos de Sousa, André Luiz Francisco Paz, Ângela Faria Teixeira, Caroline Fernandes Alves, Edilândia Rodrigues Araújo, Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima, Luciano Bezerra Dantas, Mateus de Assis Silva e Tatyana de Souza Medeiros, esta da equipe Futel/Praia Clube. Além disso, o profissional de educação física da Futel, Weverton Lima dos Santos, foi convocado para participar não só da 1ª Fase de Treinamento e Avaliações, mas também do Encontro Anual de Técnicos do Halterofilismo 2023, somando 10 na lista de Uberlândia.

Como lembra Weverton Santos, o evento reunirá os principais nomes do halterofilismo brasileiro. “Foram convocados 27 paratletas de todo o país, sendo que um terço é de Uberlândia. Essa é a primeira convocação de 2023 e marca o início de um ano de muitos desafios, como o Mundial de Halterofilismo, em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos do Chile, no fim do ano”, disse.

“Além disso, nossos paratletas estão focados nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, portanto continuarão a fazer o seu melhor em treinos e provas para superar suas próprias marcas e buscar a classificação para essa importante competição”, ressaltou.

Atualmente, Uberlândia está entre as principais potências do halterofilismo brasileiro. Somente no ano passado, 34 paratletas de equipes parceiras da Futel somaram 128 medalhas em importantes competições nacionais e internacionais, com destaque para as 40 medalhas (23 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze) no Regional Open das Américas de Halterofilismo, nos Estados Unidos, e as 11 medalhas (6 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze) na Copa do Mundo de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Os resultados têm ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que disponibiliza aos paratletas a estrutura do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob gestão do Município) para treinamento, além de fornecer profissionais de educação física para acompanhá-los em treinos e provas.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90