Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 24/01/2023 às 08h00min

Melhores técnicos do futebol mundial

ALBERTO GOMIDE
A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou o ranking dos melhores técnicos do mundo no ano de 2022, que contou com a presença de dois comandantes que representam clubes brasileiros: Dorival Júnior, que deixou o Flamengo para a contratação do português Vítor Pereira, e o conterrâneo de Vítor, Abel Ferreira, do Palmeiras. A eleição, que avaliou o trabalho dos treinadores de futebol durante todo o ano de 2022, considerou o desempenho de Dorival Júnior nos dois clubes que esteve à frente do comando técnico: Ceará e depois o Flamengo, e de Abel Ferreira no clube do Palestra Itália, o Palmeiras, onde atua desde outubro de 2022.

Campeão da Liga dos Campeões da Europa e cotado para assumir a vaga de Tite na Seleção Brasileira, o italiano Carlo Ancelotti, que treina os brasileiros Éder Militão, Rodrygo e Vini Júnior, foi escolhido como o melhor treinador do ano que passou, premiando a sua temporada vencedora. Dorival, que venceu a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, ficou em oitavo lugar, uma posição acima de Abel Ferreira, que conquistou a Série A do Campeonato Brasileiro, título de relevância que 'sobrou' para o Palmeiras. Surpresa na lista, o técnico de Marrocos na Copa do Mundo do Catar, Walid Regragui, ficou em terceiro lugar no ranking definido pela IFHHS.
Veja o top-10 dos melhores técnicos do mundo: Carlo Ancelotti – Real Madrid (Espanha); Pep Guardiola – Manchester City (Inglaterra); Walid Regragui – Wydad Casablanca/Seleção de Marrocos (Marrocos); Jürgen Klopp – Liverpool (Inglaterra); 

José Mourinho – AS Roma (Itália); Oliver Glasner – Eintracht Frankfurt (Alemanha); Unai Emery – Villarreal/Aston Villa (Inglaterra); Dorival Júnior – Ceará/Flamengo (Brasil); Abel Ferreira – Palmeiras (Brasil); Hugo Ibarra – Boca Júnior (Argentina). 

FMF REÚNE-SE COM OS 
CLUBES DO MÓDULO-II 


O Conselho Técnico da Federação Mineira de Futebol reúne-se na próxima terça-feira (31), com os 12 clubes que vão disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (Módulo-II) de 2023. No encontro serão definidas as diretrizes da competição, que classifica campeão e vice para a Primeira Divisão (Módulo-I) em 2024, e os dois últimos que serão rebaixados à Terceira Divisão (Módulo-III). O Campeonato da Segunda Divisão deve começar entre os dias 15 de abril e 5 de agosto, com 17 datas já definidas. 

O Uberlândia Esporte Clube, que estava na elite e foi rebaixado exatamente no ano do seu centenário, agora vai disputar a Segunda Divisão, com o objetivo de retornar à divisão especial em 2024. Confere os 12 participantes do campeonato: Sport Club Aymorés – Ubá; Betim Futebol – Betim; Boa Esporte Clube – Varginha; Itabirito Futebol Clube – Itabirito; Nacional Atlético Clube – Muriaé; North Esporte Clube - Montes Claros; Tupi Football Club - Juiz de Fora; Tupynambás Futebol Clube - Juiz de Fora; Uberlândia Esporte Clube – Uberlândia; União Luziense Esporte Clube - Santa Luzia; União Recreativa dos Trabalhadores (URT) - Patos de Minas; Varginha Esporte Clube – Varginha. 

TANGARÁ COMEÇOU 
TORNEIO DE FÉRIAS 


Foi realizada no domingo (22) a primeira disputa do Torneio de Verão promovido anualmente pelo Tangará Park Club, que tem o objetivo de proporcionar esporte e lazer aos associados e familiares durante as férias escolares. A primeira disputa foi de Ping Pong, que teve como campeão Lucas Neves de Paiva, e vice-campeão Laudelino Lopes da Silva. A programação segue no próximo domingo (29) com a Peteca, depois o Tenis no dia 5/2 e o Truco no dia 12. A Sinuca, que estava marcada para o dia 19 deve ser adiada devido ao Carnaval. 
O diretor de esportes Carlos Gomes dos Santos, o Carlão, informou ainda que no mês de março vai abrir inscrições para a 15ª edição da Copa Empresas de Futebol Soçaite. E mais: a coordenação de esportes está com a proposta de organizar um racha de futebol de campo aos domingos pela manhã para o associado. O interessado se inscreve numa lista organizacional para participar do racha, que tem a proposta de ser permanente para os sócios. 

BEACH TENNIS TEM 
CAMPEÕES NO PARQUE 


O encerramento do Torneio de Beach Tennis foi um dos destaques do domingo (22), no “Verão no Parque 2023”, evento promovido pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Os jogos de basquete na Arena Sabiazinho e os brinquedos especiais, que foram colocados no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá, também levaram muita diversão aos jovens e crianças. A programação especial tem sequência durante esta semana no Mundo da Criança e atividades esportivas, de lazer e qualidade de vida também até o fim da semana. 

No Torneio de Beach Tennis, que teve a participação de 16 duplas, o título na categoria masculino ficou com a dupla Renato/Michael e a segunda colocação com Marcell/Lucas. Na categoria misto, o primeiro lugar ficou com a dupla Brendon/Júlia Esther e o segundo lugar com Marcell e Júlia Floresta. “Temos que agradecer e dar os parabéns à Prefeitura de Uberlândia e à Futel por organizar tão bem um torneio como este. O Beach Tennis é uma modalidade que está crescendo a cada dia e, para nós, que somos praticantes, é muito bom ter um espaço ótimo como este e, com um detalhe, totalmente de graça”, disse a atleta Júlia Floresta.

AMVAP VOLTA COM 
A COPA DE FUTEBOL 


A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), representada pelo seu presidente, Lindomar Amaro Borges, prefeito da cidade de Indianópolis, convocou as prefeituras filiadas para uma assembléia nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, às 14 horas, na sede da entidade, em Uberlândia, para discutir o retorno das atividades com a Copa Amvap de Futebol Amador, tradicional competição regional, que deixou de ser realizada com a pandemia. 

Na pauta da reunião, serão colocados na mesa tudo a respeito da volta do campeonato, como prazo para confirmação das equipes interessadas em participar do torneio, forma de disputa, critérios que serão adotados para inscrição de jogadores, inclusive de outros municípios, definição do calendário, como início e término da competição, despesas dos municípios e da Amvap com o evento, enfim, tudo relacionado com a copa. 

A Copa Amvap foi disputada pela primeira vez em 2016, tendo o Clube Atlético Guará, de Uberlândia, como campeão, aliás, campeão novamente em 2017 e 2010. Confere: 2006 – Clube Atlético Guará (Uberlândia); 2007 – Clube Atlético Guará (Uberlândia); 2008 – Campina Verde; 2009 – Clube Atlético Guará (Uberlândia); 2010 – Dinterin (Tupaciguara); 2011 – Triângulo Sport Club (Monte Alegre de Minas); 2012 – Associação Atlética Pratense (Prata); 2013 – Associação Atlética Pratense (Prata); 2014 – Fluminense Futebol Clube (Araguari); 2015 – não foi realizado o campeonato. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90