Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 20/01/2023 às 08h00min

Parque Aquático recebe o Minas

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A equipe de natação adulto do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, fez um treino de campo durante esta semana no Parque Aquático Municipal Deputado João Bittar Júnior. A equipe, composta por 24 nadadores, prepara-se para a seletiva do Mundial de Fukuoka (Japão), que será realizada em maio deste ano no Rio de Janeiro. A estrutura do Parque Aquático foi determinante para que Uberlândia sedie esta etapa de treinos.

“É uma piscina maravilhosa, de nível internacional, que com certeza vai agregar muito nessa fase inicial de preparação. Como a nossa equipe é de Minas Gerais, é importante trabalhar e aproveitar as estruturas esportivas existentes no Estado, como esta do Parque Aquático. A Prefeitura de Uberlândia está de parabéns por oferecer um espaço como este”, disse Sérgio Marques, treinador principal da equipe do Minas Tênis.

Medalhista de bronze na prova dos 200 metros livres nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2022, o nadador Fernando Scheffer também falou sobre a preparação do Minas Tênis em Uberlândia: “É uma piscina rápida, que proporciona um ambiente justo a todos os nadadores. Sem dúvida é um espaço que favorece muito para o nosso trabalho”, disse o medalhista olímpico.

Com uma área total de 31,6 mil m², o Parque Aquático “Deputado João Bittar Júnior” foi construído e inaugurado em 2020 pelo prefeito Odelmo Leão. O espaço conta com uma piscina olímpica de acordo com todas as normas da Federação Internacional de Natação (Fina), uma arquibancada com capacidade para receber até 1,3 mil pessoas, área de alimentação, banheiros e galeria técnica de 1,2 mil m². Todo o local tem acessibilidade, além de contar com passarela de acesso entre o complexo e a avenida Anselmo Alves dos Santos, no bairro Santa Mônica, e um estacionamento com capacidade para 50 veículos. 

Ainda sôbre a presença de nadadores do Minas Tenis em Uberlândia, a diretoria do Praia Clube promoveu um encontro nas dependências do clube, reunindo atletas e dirigentes visitantes com nadadores de categorias de base e paralímpicos da natação praiana, tendo como objetivo a integração entre os uberlandenses com atletas de ponta do Minas Tenis. O presidente praiano Guto Braga reforçou que a natação é uma só. “A bandeira brasileira que está no alto do pódio é a mesma. Todos são atletas de alto rendimento”, disse Guto Braga. Entre os presentes, o medalha de bronze nos 200m livre em Tóquio e o técnico da equipe de ponta do Minas, Sérgio Onha Marques, que é também o técnico da Seleção Brasileira. “O Estado já tem bons resultados e grandes destaques, vamos levar um pedacinho do Praia e suas boas histórias nas preparações para os campeonatos internacionais”, disse Sérgio Marques. 

LIMINAR AUTORIZA 
INÍCIO DO MINEIRO


O Campeonato Mineiro de Futebol 2023 vai começar neste fim de semana, mas não com todas as partidas. É que uma disputa judicial por vaga na competição, entre Betim e Ipatinga, chegou a provocar a suspensão do início do campeonato. Após o término do Módulo-II (Segunda Divisão), ainda em 2022, o Betim denunciou ao TJD-MG supostas irregularidades do Ipatinga na inscrição de atletas que disputaram o campeonato. Segundo a acusação, o clube de Ipatinga teria falsificado assinaturas das carteiras de trabalho dos jogadores. 

O campeonato de 2022 foi vencido pelo Democrata de Sete Lagoas e teve o Ipatinga como vice-campeão. Ambos se classificaram para o Módulo-I (Primeira Divisão) de 2023. O Betim ficou em terceiro lugar, um ponto atrás do Ipatinga, como o primeiro time fora da zona de acesso. Com o TJD entendo que o Ipatinga merece perder os pontos pelas irregularidades, o Betim herda a vaga na elite. E a decisão continua nas instâncias superiores. No entanto, na barra dos tribunais, na terça-feira foi aceito em parte um pedido de efeito suspensivo da Federação Mineira de Futebol (FMF) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que manteve suspensos apenas os jogos do Ipatinga. 

A forma de disputa do Estadual de 2023 está modificada. Ao invés de pontos corridos na primeira fase, haverá divisão dos 12 clubes em três grupos. As equipes só enfrentam times de grupos diferentes. Os líderes de cada chave, além do melhor segundo colocado geral, vão para as semifinais. A final também será em jogos de ida e volta. Assim, cinco partidas estão confirmadas para este final de semana. Fica suspensa a estreia do Ipatinga, que visitaria o Villa Nova, no domingo, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. 

A rodada de abertura já está programada e terá os seguintes confrontos: Sábado – 21/01: Athletic Club x Tombense, na Arena Unimed, em São João del Rei; Atlético x Caldense, no Mineirão, em BH, e Patrocinense x Cruzeiro, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. Domingo – 22/01: Villa Nova x Ipatinga, no Estádio Castor Cifuentes “Alçapão do Bonfim”, em Nova Lima (suspenso por liminar do STJD), e Pouso Alegre x América, no Estádio Irmão Gino Maria Rossi “Manduzão”, em Pouso Alegre. Segunda-feira – 23/01: Democrata-GV x Democrata-SL, no Estádio José Mammoud Abbas “Mamudão”, em Governador Valadares. 

TORNEIO DE FÉRIAS 
NO TANGARÁ PARK 


A coordenação de esportes do Tangará Park Club vai promover o 8º Torneio de Férias, nos meses de janeiro e fevereiro, com o objetivo de proporcionar esporte e lazer aos associados e familiares durante as férias escolares. A programação é a seguinte: 29/01 – Peteca; 05/02 – Ping Pong, com estreia de nova mesa adquirida pelo clube; 12/02 – Tênis; 19/02 – Truco; 26/02 – Sinuca. O diretor de esportes Carlos Gomes dos Santos, o Carlão, informou ainda que no mês de março vai abrir inscrições para a 15ª edição da Copa Empresas de Futebol Soçaite. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90