Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 10/01/2023 às 08h00min

Dentil/Praia volta hoje à Superliga

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Após uma rápida parada para os festejos de fim de ano, o Dentil/Praia Clube retoma nesta terça (10) as disputas na Superliga Feminina de Vôlei 2022/2023, quando enfrenta o Fluminense (RJ), às 19 horas, na Arena Dentil/Praia, pela 11ª e última rodada do primeiro turno da fase inicial do campeonato. 

O time uberlandense é líder absoluto da competição, com 10 jogos e 10 vitórias, somando 28 pontos, e só não chegou aos 30 pontos porque venceu dois jogos por 3 a 2, quando o vencedor ganha dois pontos e o perdedor ganha um. 

O adversário praiano de hoje é vice-líder da Superliga, com 21 pontos, 7 vitórias e 3 derrotas, também em 10 partidas. O Brusque (SC) fechou o turno como último colocado e só tem um ponto, conquistado em uma derrota onde marcou 2 sets nas 11 rodadas. 

Ao final do returno, as 8 equipes melhores colocadas seguem nas disputas, em confrontos mata-mata, em cruzamento obedecendo-se ao seguinte ordenamento: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º no sistema de playoff melhor de três jogos, ou seja, vencedoras de duas partidas. 

A Superliga é uma marca registrada de propriedade da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que denomina o Campeonato Brasileiro de Clubes, sendo este o 45º Campeonato de Clubes e a 29ª Superliga. Organizada e dirigida por esta entidade é a competição máxima do calendário nacional, tendo por finalidade reunir as melhores equipes do país, constituindo-se na melhor representatividade técnica do voleibol brasileiro. 

MINEIRO DA ELITE 
COMEÇA NO DIA 21 


Está marcado para o próximo dia 21 o início do Campeonato Mineiro de Futebol – Divisão Especial. São 12 equipes disputando a competição em uma nova forma definida em assembleia do Conselho Técnico. 

Na reunião do Conselho Técnico os times votaram e definiram todas as diretrizes do torneio, que terá mudanças em relação ao campeonato anterior. O torneio ficou determinado da seguinte forma: A primeira fase começa no dia 21 de janeiro. A etapa terá três grupos com quatro clubes cada. Serão oito rodadas. Ex: Grupo A enfrenta os times dos grupos B e C. Os melhores em cada grupo e o segundo colocado com maior pontuação no geral avançam para as semifinais. 

Fase mata-mata: Semifinais e finais ida e volta, com vantagem de dois resultados iguais para a melhor campanha. 
Troféu Inconfidência: Os clubes se enfrentam do 5º ao 8º na classificação geral. Jogos de semifinais e finais em ida e volta. 

Repescagem: Os três clubes de piores campanhas se enfrentam para fugir do rebaixamento, em jogos de ida e volta. O melhor entre os três se salva do rebaixamento. 

Demais itens: VAR em todos os jogos, custeados pela FMF. A Federação assumirá os cuidados dos gramados, caso os clubes não entreguem os estádios em condições aptas a partir das primeiras vistorias, que começam no dia 25 de outubro. Transmissão em todos os jogos do campeonato com pelo menos sete câmeras. 

Os grupos do Campeonato Mineiro em 2023 são: Grupo A: Atlético Mineiro, Athletic Club de São João del Rei, Villa Nova e Pouso Alegre; Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata de Sete Lagoas; Grupo C: Cruzeiro, Democrata de Governador Valadares, Tombense e Ipatinga. O Uberlândia Esporte foi rebaixado e vai disputar a Segunda Divisão. 

A rodada de abertura já está programada e terá os seguintes confrontos: 
Sábado – 21/01: Athletic Club x Tombense, na Arena Unimed, em São João del Rei, Atlético x Caldense, no Mineirão, em BH e Patrocinense x Cruzeiro, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. 
Domingo – 22/01: Villa Nova x Ipatinga, no Estádio Castor Cifuentes “Alçapão do Bonfim”, em Nova Lima, e Pouso Alegre x América, no Estádio Irmão Gino Maria Rossi “Manduzão”, em Pouso Alegre. 
Segunda-feira – 23/01: Democrata-GV x Democrata-SL, no Estádio José Mammoud Abbas “Mamudão”, em Governador Valadares. 

CLUBES DA CIDADE 
NAS COPAS DA CBFS 


A Federação Mineira de Futsal divulgou Nota Oficial 71/2022, determinando os clubes que vão representar Minas Gerais na Taça Brasil e Copa do Brasil de 2023. A cidade de Uberlândia tem 7 equipes credenciadas para as competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futsal na temporada. 

Na condição de campeão mineiro 2022, o Praia Clube vai disputar a Taça Brasil de Clubes – Divisão Especial, em agosto, e ainda em três categorias de base: sub-09, em junho; sub-10, em outubro, e o sub-15, em maio. E o Pró Humanos/Uberlândia Academy, também campeão estadual, nas categorias sub-13, em maio, e na sub-16, em outubro. Na Copa do Brasil (adulto masculino), o Minas Tenis, vice-campeão mineiro, será o representante de Minas Gerais. No futsal feminino, a equipe do Praia Clube/Futel, vice-campeão estadual, vai disputar a Copa do Brasil (adulto) no mês de maio. Já na Taça Brasil de Clubes (adulto feminino) a Associação Desportiva Bocaiuva, campeã estadual, será o representante mineiro. A Confederação ainda não definiu os locais das competições. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90