Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 03/01/2023 às 08h00min

Meninos da Futel jogam no Parque

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O ano de 2022 marcou uma série de competições esportivas programadas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer – Futel, responsável pelos equipamentos esportivos da Prefeitura de Uberlândia. Fechou a temporada com torneios de futebol de campo envolvendo toda a garotada (aproximadamente mil alunos/atletas) que participaram das escolinhas desenvolvidas nos poliesportivos e entidades parceiras da Fundação, nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15. 

No sub-11 a final foi entre Tancredo Neves e Dona Zulmira, com vitória de 4 a 1 o Tancredo, sagrando-se campeão; no sub-13 o Segismundo Pereira foi o campeão, ganhando do Jardim Brasília por 3 a 2. Já no sub-15 ainda não aconteceu a decisão entre Luizote de Freitas e Tancredo Neves, o que deverá acontecer logo após ao retorno dos trabalhos na temporada 2023. 

A Futel realizou por último uma copa nas categorias sub-11 e sub-13, inclusive como homenagem ao Centenário do Uberlândia Esporte Clube e participação de quatro equipes, com jogos no Estádio Parque do Sabiá. Participaram equipes do Independente de Uberaba, Capinópolis e Futel/UEC/Essube sub-11 e sub-13. Ao final das disputas, Capinópolis foi campeão no sub-11, vencendo o Futel/UEC/Essube por 9 a 8 nas penalidades, após empate de 1 a 1. Luca Souza, do Futel/UEC, foi o artilheiro com 4 gols, e a defesa menos vazada foi também do vice-campeão. No sub-13 a decisão foi entre as duas equipes do Futel/UEC/Essube, com vitória do sub-13 por 4 a 2 sobre o sub-12. 

O diretor de esportes da Futel, Emerson José Brasileiro, disse que a Fundação cumpriu o seu papel com o futebol de base das escolinhas, promovendo esses torneios que proporcionaram aos garotos trabalhar também com o espírito de competição, onde puderam mostrar o seu potencial, não ficando apenas com os ensinamentos teóricos e práticos do dia a dia. 

Já o diretor da Fundação, Edson Cezar Zanatta, disse que o ano de 2022 foi marcante para a Futel, com a realização de importantes obras e a implantação de ótimos projetos, capazes de beneficiar gratuitamente pessoas das mais diversas faixas etárias. Para a garotada das escolinhas de futebol, a realização dos campeonatos foi uma motivação a mais para os atletas/alunos, inclusive com jogos no Estádio Parque do Sabiá, proporcionando um momento especial para a garotada. “Esse é mais um exemplo da seriedade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia em prol de toda a população do município”, completou Zanatta.

A Futel tem capacidade para atender até 3.290 crianças e adolescentes na iniciação esportiva e outros 200 no alto rendimento, sendo 160 no futebol masculino e 40 no feminino. A atividade é oferecida nos campos do Parque do Sabiá, Sesi Gravatás, Núcleo Viva Mansour e poliesportivos São Jorge, Santa Luzia, Segismundo Pereira, Custódio Pereira, Jardim América, Jardim Brasília, Tocantins, Dona Zulmira, Luizote de Freitas, Tancredo Neves, Patrimônio, Canaã e Tapuirama. As matrículas gratuitas para a próxima temporada serão realizadas de 2 a 7 de fevereiro nos locais onde a modalidade é oferecida.

ESTUDANTES JÁ 
PENSAM NOS JOGOS 


O ano de 2022 chegou ao seu final e com ele várias competições esportivas, entre elas, uma importante promoção nacional, que começa com disputas municipais, passando por esferas estaduais e chegando à etapa nacional. Esta competição começa com o nome de JEMG – Jogos Escolares, no caso de Minas Gerais, até chegar na etapa nacional, com o nome de Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). O número de estudantes envolvidos é muito grande. Mesmo estando nos primeiros dias do novo ano, já se pensa na volta das aulas e com elas visando também a competição esportiva, quando o Município faz disputas para definir quem vai representar a cidade nas etapas seguintes. 

A edição de 2022 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) aconteceu no Rio de Janeiro com participação de uberlandenses. A competição reuniu centenas de estudantes/atletas mineiros, de 12 a 14 anos (Módulo I), e também o Módulo-II para a faixa etária de 5 a 17 anos, divididos em 18 modalidades: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, vôlei e vôlei de praia nos naipes masculino e feminino, ginástica artística masculina e ginástica rítmica feminina.

Os estudantes;atletas participantes dos JEBs foram selecionados por meio dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), competição realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), com execução da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Ao todo, Minas Gerais esteve representada por 92 escolas, de 47 municípios diferentes. O JEBs são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE – em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90