Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/12/2022 às 08h00min - Atualizada em 23/12/2022 às 08h00min

Handebol do Praia ganha dois títulos

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Federação Mineira de Handebol (FMH) promoveu no final do mês de novembro a edição 2022 do Campeonato Mineiro da modalidade, na categoria principal/adulto masculino, com participação de 24 clubes.
 
Na fase classificatória, os participantes jogaram em confronto nas respectivas chaves, classificando a melhor equipe de cada e o melhor índice técnico de todas as chaves, exceto na Chave D, onde o Pará de Minas tinha vaga garantida por ser o sediante da fase final do campeonato. As chaves:
 
A - Sede: Martinho Campos = ABESC - Equipe A - Belo Horizonte, ADEEP - Paraopeba, APAHFMAC - Martinho Campos, Prefeitura de Pitangui - Pitangui.
B - Sede: Ouro Branco = PMOB/HANDBOLEIROS - Ouro Branco, Prefeitura de Alvinópolis - Alvinópolis, Prefeitura de Mariana/AMH - Mariana, Prefeitura de Ouro Preto - Ouro Preto.
C - Sede: Montes Claros = ADESB - Bocaiúva, Associação Esportiva Bravos/Prefeitura de Vespasiano – Vespasiano, Montes Claros Handebol/AEESB - Montes Claros, Prefeitura de Pirapora/Handebol Pirapora - Pirapora.
D - Sede: Uberaba = FUNEL/Uberaba - Uberaba, Praia Clube - Uberlândia, Prefeitura de Ituiutaba - Ituiutaba, Prefeitura de Pará de Minas - Pará de Minas.
E - Sede: São Lourenço = ABESC - Equipe B - Belo Horizonte, Prefeitura de Baependi - Baependi, Prefeitura de Poços de Caldas - Poços de Caldas, Prefeitura de São Lourenço - São Lourenço.
F - Sede: Jequitinhonha = Prefeitura de Jequitinhonha/Ipatinga - Jequitinhonha, Prefeitura de Virgem da Lapa/AJEHB - Virgem da Lapa, Prefeitura de Almenara - Almenara, Prefeitura de Jequitinhonha - Jequitinhonha.
Já a etapa final aconteceu entre os dias 09 e 11 de dezembro, em Pará de Minas, por sistema de cruzamento olímpico, que é quando o time classificado enfrenta o oposto. Ou seja, entre oito times, é o 1º contra o 8º, 2º contra o 7º, 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º.
 
A cidade de Uberlândia disputou a competição com a equipe do Praia Clube/Colégio Nacional/Loteamento Monte Hebron (foto), fazendo uma campanha irretocável da fase final, vencendo as três partidas que disputou no quadrangular final, sagrando-se campeão estadual, com vitória de 31 a 20 sôbre Poços de Caldas na partida final. Além do titulo, o Praia/Colégio Nacional teve importantes resultados individuais, com dois jogadores na seleção e o artilheiro Samir Fróes, com 67 gols marcados.
 
A classificação final ficou assim: Praia Clube/Colégio Nacional campeão, Poços de Caldas vice, seguindo-se pela ordem: São Lourenço, Paraopeba, Pará de Minas, Montes Claros, Almenara, Vespasiano, Martinho Campos, Pirapora, Ouro Preto, Jequitinhonha, equipe A da ABESC de Belo Horizonte, Uberaba, Ouro Branco, Baependi, Virgem da Lapa, Pitangui, Mariana, Ituiutaba, equipe B da ABESC de Belo Horizonte, Bocaiuva, Alvinópolis e Virgem da Lapa.
 
O Praia Clube/Colégio Nacional disputou ainda, na cidade de Varginha, o Campeonato Estadual de Handebol na categoria júnior masculino e sagrou-se também campeão, com três jogos e três vitórias, marcando 119 gols, sofrendo 45. O atleta Samir Fróes foi novamente o artilheiro com 82 gols marcados, e Breno Brito foi o melhor jogador da competição, além de Italo Miranda, os três participando da seleção do campeonato. As vitórias do Praia nas finais foram de 58x10 contra o ABESC/BH, 37x14 HandMais de Manhuaçú e 24x21 sobre o AESGE de Pompéu.
 
DECISÃO DO TRUCO
VAI PARA A JUSTIÇA
 
O Campeonato Municipal da Liga Uberlandense de Truco começou a decisão do título no último domingo, mas a partida não chegou ao seu final. Uma divergência durante a disputa entre Independente e Araguari gerou uma grande confusão e a partida foi suspensa. O caso foi encaminhado ao Tribunal Disciplinar da LUT para tomar as providência e julgar os acontecimentos, de cuja decisão poderá sair o campeão ou a realização de uma nova partida. No primeiro jogo entre os finalistas houve empate em 21 a 21 quedas. Na Taça de Prata o Ypiranga sagrou-se campeão ao vencer novamente o Marta Helena por 22 a 16, mesmo placar do primeiro jogo.
 
DENTIL/PRAIA VOLTA
À SUPERLIGA DIA 10

 
Após sua participação no Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Feminino, na Turquia, o Praia Clube só volta a jogar na Superliga A Feminina no dia 10 de janeiro, em casa, na Arena Dentil/Praia,contra o Fluminense (RJ). Esta será a última partida do primeiro turno da competição e uma vitória praiana coloca o time como imbatível no primeiro turno. Das 10 partidas que o Dentil/Praia jogou e venceu, somou 28 pontos, não chegou aos 30 porque as vitórias sobre o Brasília e o Minas foram por 3 a 2, e ai 1 ponto vai para o adversário.
 
O Dentil/Praia Clube não foi bem este ano no Mundial de Clubes, na Turquia, sendo eliminado na primeira fase, após as derrotas por 3 a 0 para Eczacibasi da Turquia e o Conegliano da Itália. No outro jogo da Chave A, vitória do Eczacibasi por 3 a 1 sobre o Conegliano. Na Chave B, o VakiBank da Turquia fez 3 a 0 no Kuansyh do Cazaquistão e no Minas, enquanto o Minas venceu o Kuanysh por 3 a 0 e passou à fase seguinte. Nas semifinais: Conegliano 3x0 Minas e VakıfBank 3x0 Eczacibasi, e na final o italiano Conegliano venceu o turco VakifBank por 3 a 1, sagrando-se campeão. Pelo 3º lugar o Eczacibasi ganhou do Minas por 3 a 1. Esta foi a quarta participação do Praia Clube no Mundial de Vôlei Feminino, e para o Minas Tenis esta foi a quinta vez. A última vez que uma equipe brasileira conquistou o título do Mundial foi em 2012 com o Osasco (SP).
 
 *Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90