Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/12/2022 às 08h00min - Atualizada em 13/12/2022 às 08h00min

Motivos para aprender a falar inglês

Por Vanessa Firmino, gerente da Casa Thomas Jefferson em Uberlândia
O acesso à informação e diversos tipos de conteúdo, seja pelo computador ou em smartphones, impulsionou de vez a globalização. Para estarmos conectados a esse mundo, o conhecimento da língua inglesa é primordial. Afinal, o idioma está presente em ambientes corporativos, filmes, músicas, expressões do dia a dia e nas redes sociais. No entanto, podemos destacar três motivos essenciais para começar a estudar inglês.
 
O primeiro são as melhores oportunidades de trabalho. Ter no currículo um segundo idioma, além do nativo, é uma das principais formas de se destacar em meio aos concorrentes. O inglês é o idioma estrangeiro mais usado em todo mundo. Segundo pesquisa da empresa Catho, mais de 50% das vagas no mercado brasileiro hoje exigem domínio de inglês, e ter proficiência no idioma pode aumentar o salário em até 60%. Neste contexto, o domínio do idioma aumenta de forma significativa a empregabilidade do profissional. Outro ponto é que ao dominar a língua inglesa, abrimos fronteiras para procurar trabalho no exterior, com salários em dólar ou euro, por exemplo.
 
Além de incrementar as chances profissionais, dominar o inglês abre um mundo de possibilidades e de leituras, pois possibilita nosso acesso aos conteúdos com antecedência, visto que costumam ser publicados primeiramente em inglês. E quando pensamos em leitura acadêmica, a vantagem é ainda maior porque mais da metade do conteúdo disponível atualmente na internet está em outro idioma, sendo o inglês o primeiro da lista. Além da leitura, é possível assistir a filmes e séries no idioma original e aprender ainda mais a linguagem do dia a dia.
 
Saindo do ambiente profissional e acadêmico, é interessante destacar também a parte cultural ao se aprender um novo idioma, já que é possível, por meio do contato com pessoas nativas, adquirir mais informações e ampliar os conhecimentos sobre costumes e hábitos de países que falam a língua inglesa e, até mesmo, de outros locais. 
 
Todavia, não podemos esquecer que é importante também escolher uma instituição de ensino que preze pelo desenvolvimento dos seus alunos, utilizando abordagens que primam por um aprendizado ativo da língua inglesa e que também se preocupa em capacitar os professores em busca de melhores qualificações, conhecimentos, habilidades e criatividade em sala de aula para garantir que o aluno continue despertando o interesse durante todo o ensino. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90