Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/12/2022 às 08h00min - Atualizada em 10/12/2022 às 08h00min

Primeira impressão: a importância da imagem pessoal

KELLY BASTOS (DUDI)
Foto: Divulgação
Bom dia!

Dizem que temos poucos segundos para causar uma boa primeira impressão.

Segundo Oscar Wilde, “Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.” Nesse sentido, desde uma entrevista de emprego, reunião de negócios, fechamento de venda e até mesmo um primeiro encontro amoroso estão sob o crivo dessa imagem pessoal.

Desse modo, a imagem pessoal acaba sendo um fator essencial e que pode contribuir muito para obter êxito nas mais diversas situações.

Para saber mais sobre isso e conferir dicas práticas sobre como utilizar a imagem a seu favor, leiam até o fim.

Primeira impressão: não há uma segunda chance
Na dinâmica das relações humanas, todo primeiro encontro provoca uma primeira impressão, seja ela positiva ou negativa.

Segundo Amy Cuddy, professora da Harvard Business School, essa impressão é construída nos três primeiros segundos de interação.

Diante da minha experiência profissional, posso confirmar isso.

Além disso, considero que o tempo exato de construção dessa primeira impressão realmente leva esses ínfimos 03 segundos.

Desse modo, os primeiros instantes de uma simples interação são decisivos para formar a imagem de alguém.

Mas não somente isso!

A primeira impressão ajuda a elaborar uma imagem mental de aspectos como, escolaridade, profissão, situação financeira, classe social, entre outros conjuntos de impressões que criamos.

Com certeza, não há uma segunda chance para transmitir isso.

Afinal, o que contribui para essa primeira impressão?
De acordo com Albert Mehrabian, autor do livro “Silent Messages”, escrito em 1971 como resultado de uma pesquisa realizada para o Journal of Consulting Psychology, a primeira impressão é causada por três principais fatores:

7% de comunicação verbal ou o que se fala;

38% de postura corporal;

55% de imagem externa.

Inclusive, esses três fatores mencionados por ele originaram a regra mundialmente conhecida por 55/38/7.

Você pode observar que a imagem externa é responsável por 55% dessa primeira impressão.
 
Como imagem externa podemos considerar os acessórios, as roupas e também a higiene, onde cabelo, unhas, maquiagem, barbas (no caso dos homens) contam muito também.

Imagem pessoal: como causar uma boa primeira impressão?
Ao abrir o guarda-roupa e escolher as peças que formam o seu visual, você decide a impressão que os outros podem criar de você.

Seja consciente ou inconscientemente, você determina o que quer transmitir aos outros.

Nesse sentido e considerando a regra que mencionei, veja as dicas que tenho para compartilhar ao que se refere à imagem externa.

Higiene pessoal
De certo modo, está na base da imagem.

Cabelos e unhas feitas bem feitos contam pontos, com certeza!

Com certeza, a maquiagem é uma ótima ferramenta para proporcionar boas impressões.

Acessórios
Por acessórios podemos considerar, principalmente, os sapatos e acredite: todos nós olhamos para os pés.

Sapatos limpos e bem cuidados são essenciais quando se quer transmitir uma primeira impressão positiva.

Roupas
Para isso, é importante considerar a sua silhueta e reconhecer como ela pode favorecer o seu estilo.

O papel da consultoria de estilo na construção da primeira impressão. Se é possível determinar a forma como o outro nos enxerga, por que correr o risco de causar uma impressão negativa?

Nesse aspecto, a consultoria de estilo pode contribuir, e muito!

Se as roupas que usamos transmitem impressões, que tal usá-las com propósitos?

Afinal, elas podem comunicar a proposta de mostrar ao mundo quem é você.

Ao fazer isso, é possível obter êxitos em momentos importantes.

Para isso, a  consultoria de imagem constrói uma integração entre a autoimagem, imagem e autoestima.

E a harmonia entre as três proporciona uma primeira impressão altamente positiva!

Autoimagem
A autoimagem pode ser considerada como a forma que você percebe a combinação de todas suas características físicas.

Esse conjunto de características engloba a imagem corporal, psicológica, sistema de valores, atitudes, personalidade, talentos e habilidades.

Na  consultoria,  a mulher é auxiliada a estabelecer essa comunicação interna e descobrir aspectos de si mesma que nem imaginava.

Desse modo, ela é capaz de construir uma imagem mental interna e externa de si mesma que reconheça suas imperfeições, mas que, principalmente, valorize os seus melhores atributos.

É no exercício da autoimagem que o estilo é descoberto.

Imagem
A imagem está associada ao modo como as pessoas de fora podem nos enxergar, para além da primeira impressão.

Durante uma consultoria de imagem, na conversas, compartilha-se  com as mulheres a forma como o mundo as enxerga, destacando os aspectos positivos associados à construção dessa imagem.

Autoestima
A autoestima engloba o como a mulher se sente ao seu respeito e como essa visão de si mesma pode se alinhar à imagem que os outros têm dela.

É trabalhando as questões associadas à autoestima que a mulher percebe a sua silhueta e passa a valorizar os próprios atributos corporais.

Esses três aspectos contribuem para a elaboração de looks que conseguem causar uma primeira impressão positiva.

Desse modo, é possível, através do visual, conquistar objetivos, recuperar a confiança, estabelecer relações profissionais (e por que não amorosas?) mais consistentes e entre outras tantas possibilidades.

Bom fim e boa semana!
 
Fonte: estilodepoisdos40



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90