Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/11/2022 às 08h00min - Atualizada em 29/11/2022 às 08h00min

Praia pentacampeão Mineiro de Futsal

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Federação Mineira de Futsal encerrou no final de semana, em Uberlândia, na Arena Praia, o Campeonato Estadual (adulto masculino). Na sexta-feira foi programada a fase semifinal, quando o Praia Clube ganhou do América de BH por 1 a 0 (WO), diante do não comparecimento da equipe americana para fazer a partida. Na outra série o Minas Tênis Clube goleou o Cruzeiro, ambos de Belo Horizonte, por 6 a 0. No sábado foi realizada a fase final, com Praia Clube e Minas Tênis se enfrentando mais uma vez para a decisão do Campeonato Mineiro. A rivalidade sempre impôs um jogo acirrado entre os rivais. Com gols de Barbosinha e Vini Scola, o Praia Clube (foto) derrotou o Minas por 2 a 0 e sagrou-se campeão da temporada 2022. É o quinto título do Praia no Campeonato Mineiro da categoria principal. 

Em 1993 o Praia Clube sagrou-se campeão mineiro de futsal (adulto masculno) pela primeira vez. Na final ganhou do Minas Tênis Clube por 3 a 2, no ginásio do Minas, na capital. O técnico era Edson César Diniz, o Cesinha.
Em 2003 o Praia chegou ao bicampeonato, superando o Aimorés por 4 a 2, com o time praiano sob o comando do técnico Flávio Garcia, o Mikimba, que mais tarde faleceu em trágico acidente automobilístico. 

Em 2018, com o técnico Marcelo José Duarte, o Morcego, o Praia chegou ao tricampeonato estadual, superando mais uma vez seu grande rival, o Minas Tênis, por 3 a 1. 

Em 2021, superando mais uma vez seu arquirrival Minas Tênis, por 2 a 0, com o comando do técnico Wesley Lima Ezabo, o Alemão, o Praia conquistou o tetracampeonato. 

E agora em 2022 o Praia levanta novamente o caneco, sendo que quatro conquistas foram sobre o rival Minas Tênis. Ao longo do Estadual, este ano, o Praia disputou 8 partidas e venceu todas. Seriam 9, mas não houve a disputa da partida com o América. Uma campanha irretocável. Faz parte também dessa história do futsal praiano o trabalho positivo do coordenador Adeodato Rosa da Silva Júnior, o Déo, ressaltando também os treinadores, com o atual técnico Wesley Lima Ezabo (Alemão, chegando ao bicampeonato (2021 e 2022). 

Segundo dados da Federação Mineira de Futsal, o Campeonato Mineiro (adulto masculino) começou a ser disputado no ano de 1960. O Minas Tênis Clube é o maior detentor de títulos, com 21 vezes, vindo na sequência o Olympico Club, também de BH, com 8 vezes. O Praia foi vice-campeão mineiro nos anos de 2009, 2010, 2012 e 2017. Consta ainda na estatística da Federação, que o Praia Clube foi 4º colocado em 2011, e também o Uberlândia Tênis Clube (UTC) 4º lugar em 2015. 

QUARTAS DE FINAL 
NA COPA DA FUTEL 


Foi realizada no domingo que passou a terceira fase da 18ª Copa Futel de Futebol de campo adulto masculino. Dos 41 clubes que iniciaram as disputas, apenas 8 seguem na briga pelo título. A segunda fase, anteontem, ficou assim: Continental 2x0 Sunset Bar/Só Canelas, Taiamam 2x2 River (5x4 Taiamam nas penalidades), Glória 5x3 Clube Atlético Maria Rezende, Borússia/Santa Fé 0x0 Areião (3x2 Borússia), Inter Udi 1x0 Baluarte Vidros, Real Lucca 2x2 Elite Real Madrid (5x4 Real Lucca nos pênaltis), Real Nordeste 3x1 Primavera e Canaã 2x0 Amigos do G10/Asbrat. A quarta fase – quartas de final, será realizada no próximo domingo, dia de dezembro, com estes confrontos: Continental x Inter Udi, Taiamam x Real Lucca, Glória x Real Nordeste e Borússia/Santa Fé x Canaã, saindo daí os semifinalistas. 

SEMIFINAIS NA 
LIGA DE TRUCO 


Chega fim de ano e automaticamente começa a definição das competições esportivas. Na Liga Uberlandense de Truco acontece a disputa da fase semifinal, em jogos de ida e volta. Na primeira rodada, anteontem, Araguari ganhou do Clandestino por 22 a 19, e o Independente segue como o bicho papão do campeonato, vencendo todos os jogos até o momento, derrotando o Três de Ouro por 22 a 14. No próximo domingo serão conhecidos os dois finalistas com os jogos da volta, com vantagem para Araguari e Independente, que precisam apenas do empate. 

MEDALHAS NO 
PARALÍMPICO 


Paratletas da equipe Aparu/Futel/Praia Clube se destacaram no Meeting Paralímpico Loterias Caixa/Desafio Internacional realizado em Porto Alegre, conquistando cinco medalhas. Wellington Santos faturou duas medalhas de ouro, no salto em distância e no arremesso de peso. Mauro Evaristo fez sua melhor marca pessoal na temporada-SB ao conquistar a medalha de ouro no arremesso de peso. Rodrigo Parreira, no salto em distância, e Edmar Oliveira, no lançamento de dardo, também conquistaram uma medalha de ouro cada. 

Ainda no paradesporto uberlandense, a coordenação desse esporte na Futel promoveu uma solenidade em homenagem aos paratletas que se destacaram ao longo do ano nas modalidades de atletismo, halterofilismo, bocha, parabdminton e iniciação em natação paralímpica. O evento foi realizado no Sesi Gravatás e também homenageou quatro associações parceiras: CDDU, Aparu, Adeviudi e Adevitrim. Foram homenageados 55 paratletas das associações parceiras da Futel, sendo 41 do atletismo, nove do halterofilismo, dois do bocha, dois da iniciação em natação paralímpica e um do parabdminton. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90