Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/11/2022 às 08h00min - Atualizada em 15/11/2022 às 08h00min

O nosso vôlei nas superligas

ALBERTO GOMIDE
A maior competição de voleibol do Brasil já está em andamento, mas a temporada 2022/2023 da Superliga está bem diferente. Na quadra, craques de 12 equipes masculinas e 12 femininas em uma acirrada briga pelo título com mais de 300 jogos. Fora dela, novidades apresentadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em parceria com os clubes, que trazem ainda mais interação, emoção, entretenimento e levar o voleibol aos quatro cantos do país. 

A Superliga masculina começou no dia 21 de outubro, com Sada Cruzeiro (MG), Itambé/Minas (MG), Sesi-SP, Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), Apan/Eleva (SC), Vôlei Renata (SP), Farma Conde Vôlei-São José (SP), Montes Claros América Vôlei (MG), Brasília Vôlei (DF), Suzano Vôlei (SP), Uberlândia Vôlei/Praia Clube/Araguari (MG) e Rede Cuca (CE).

No feminino, a briga pelo título teve início no dia 28 de outubro, com Gerdau Minas Tenis (MG), Dentil/Praia Clube (MG), Sesi Vôlei Bauru (SP), Sesc RJ Flamengo (RJ), Osasco São Cristóvão Saúde (SP), Fluminense (RJ), Barueri Volleyball Club (SP), Pinheiros (SP), Brasília Vôlei (DF), Unilife Maringá (PR), Energis 8 São Caetano (SP) e Abel/Moda Vôlei (SC).

Uberlândia está no campeonato com o Denil/Praia Clube no fminino e com o Uberlândia Vôlei/Praia Clube no masculino. Só que a equipe masculina não joga em Uberlândia, mas os treinamentos são realizados em Uberlândia, mandando seus jogos em Araguari, no Ginásio General Mário Brum Negreiros. 

PRIMEIRO TURNO 
NO MASCULINO 


22/10 – Montes Claros/América Vôlei 2x3 Uberlândia Vôlei/Praia Clube = Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari
30/10 – Uberlândia Vôlei/Araguari 1x3 Sada/Cruzeiro 
05/11 – Instituto Cuca 1x3 Uberlândia Vôlei/Araguari 
10/11 – Suzano Vôlei 3x0 Uberlândia Vôlei/Araguari 
19/11 – Gerdau/Minas Tenis x Uberlândia Vôlei/Araguari 
24/11 – Uberlândia Vôlei/Araguari x Blumenau 
28/11 – Uberlândia Vôlei/Araguari x São José dos Campos 
02/12 – Vôlei Campinas x Uberlândia Vôlei/Araguari 
08/12 – Uberlândia Vôlei/Araguari x Brasília 
15/12 – Guarulhos x Uberlândia Vôlei/Araguari 
21/12 – Uberlândia Vôlei/Araguari x Sesi-SP    

PRIMEIRO TURNO 
NO FEMININO 


31/10 – Brasília Vôlei 2x3 Dentil/Praia Clube 
04/11 – Dentil/Praia Clube 3x0 Sesc RJ Flamengo 
07/11 – Barueri Volleyball 1x3 Dentil/Praia Clube 
11/11 – Sesi Vôlei Bauru x Dentil/Praia Clube 
16/11 – Denil/Praia Clube x Esporte Clube Pinheiros 
19/11 – Itambé/Minas Tenis x Dentil/Praia Clube 
26/11 – Dentil/Praia Clube x Energis/São Caetano 
30/11 – Unilife/Maringá x Dentil/Praia Clube 
03/12 – Dentil/Praia Clube x Osasco São Cristóvão Saúde 
06/12 – Dentil/Praia Clube x Brusque 
10/01 – Denil/Praia Clube x Fluminense 

SOÇAITE DO PRAIA 
TEM DOIS LÍDERES 


O Praia Clube está realizando o seu campeonato interno de futebol soçaite, coordenado por Vinicius Campos e Hudson Paim Pamplona, com seis equipes de primeira linha jogando entre si para definir os semifinalistas, saindo daí os dois finalistas, toda etapa em turno único. Já foram realizadas três rodadas, com os seguintes resultados: Arantes Imóveis/Jair Ferraz Produções 3x0 UMC Oncoclininas, Transcanuto/Fideliz Seguros 6x1 Triângulo Vistorias/Vivalu e Upangel 5x4 Promocar; Arantes Imóveis 4x2 Upangel, Transcanuto 8x4 Promocar e Triângulo Vistorias 9x2 UMC Oncoclininas; Arantes Imóveis 4x1 Promocar, Transcanuto 8x2 UMC Oncoclinicas e Upangel 3x2 Triângulo Vistporias. No domingo passado, dia 13, não teve rodada devido ao feriadão prolongado. A classificação está da seguinte maneira: Transcanuto e Arantes Imóveis com 9 pontos, Upangel com 6, Triângulo Vistorias com 3, enquanto Promocar e UMC Oncoclinicas ainda não pontuaram. A penúltima rodada desta primeira fase marca para domingo (20) os seguintes jogos: Transcanuto x Upangel, Promocar x UMC Oncoclinicas e Transcanuto x Arantes Imóveis, no clássico dos líderes. 

FEDERAÇÃO ACERTA 
DETALHES DA ELITE 


A Federação Mineira de Futebol se reuniu com os 12 clubes da Primeira Divisão, principal campeonato do futebol estadual, chamado também de divisão de elite, quando ficou definida a forma de disputa para a competição de 2023. Houve uma série de alterações, em relação aos campeonatos dos últimos anos. 

Na reunião do Conselho Técnico os times votaram e definiram todas as diretrizes do torneio, que terá mudanças em relação ao campeonato anterior. O torneio ficou determinado da seguinte forma: A primeira fase começa no dia 21 de janeiro. A primeira fase terá três grupos com quatro clubes cada. Serão oito rodadas. Ex: Grupo A enfrenta os times dos grupos B e C. Os melhores em cada grupo e o segundo colocado com maior pontuação avançam para as semifinais. 

Troféu Inconfidência: Os clubes se enfrentam do 5º ao 8º na classificação geral. Jogos de semifinais e finais em ida e volta. 

Fase mata-mata: Semifinais e finais ida e volta, com vantagem de dois resultados iguais para a melhor campanha. 

Repescagem: Os três clubes de piores campanhas se enfrentam para fugir do rebaixamento, em jogos de ida e volta. O melhor entre os três se salva do rebaixamento. 

Demais itens: VAR em todos os jogos, custeados pela FMF. A Federação assumirá os cuidados dos gramados, caso os clubes não entreguem os estádios em condições aptas a partir das primeiras vistorias, que começam no dia 25 de outubro. Transmissão em todos os jogos do campeonato com pelo menos sete câmeras. 

Os grupos do Campeonato Mineiro em 2023 são: Grupo A: Atlético Mineiro, Athletic Club de São João del Rei, Villa Nova e Pouso Alegre; Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata de Sete Lagoas; Grupo C: Cruzeiro, Democrata de Governador Valadares, Tombense e Ipatinga. O Uberlândia Esporte foi rebaixado e vai disputar a Segunda Divisão.  



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90