Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 29/10/2022 às 08h00min

Moda e comportamento: a influência fashion na autoestima feminina

KELLY BASTOS (DUDI)

Olá, amorecas!

Moda e comportamento sempre caminharam lado a lado, concordam?

Mas, entenda como a febre fashion se reflete na autoestima e no comportamento de consumo da mulher contemporânea.

Você já parou para pensar que moda e comportamento influenciam diretamente a nossa vida? Quando falamos sobre o universo fashion, é normal que a maioria das pessoas pense nas tendências do street style, nos badalados desfiles das grifes internacionais e, até mesmo, nas top models ostentando looks glamourosos. 

Porém, não é só isso. Além do que já estamos acostumados a acompanhar na mídia, a moda diz muito mais a respeito do nosso comportamento e posicionamento do que imaginamos. Resumindo: ela representa uma forma de vestir, se comunicar, transmitir atitude e, até mesmo, de contar ao mundo um pouquinho de quem somos.

Exatamente por isso, viemos até aqui para falar sobre moda e comportamento. Hoje, vamos entender como as tendências e os padrões de consumo conseguem moldar os nossos gostos e construir nossa confiança.

Curiosa? Acompanhe para saber mais!

Desvendando a nossa relação com a moda
Quando caminhamos por aí em busca de novos looks, ou, então, navegamos em um portal de tendências, mal imaginamos a influência que o universo fashion possui em nossas vidas. Segundo os especialistas em psicologia, moda e comportamento caminham juntos desde o início. 

Apesar de agir no subconsciente, ao escolhermos as nossas roupas estamos, indiretamente, elegendo uma forma de nos expressar. Até porque, é por meio de blusas, vestidos, calçados e até acessórios que conseguimos dizer para o mundo: “Ei, eu estou aqui e estas são as minhas preferências“.

Consequentemente, essas decisões interferem — e muito! — em nossa autoestima. Uma vez que estamos contentes com o nosso visual e acreditamos estar nos comunicando com o mundo, imediatamente também nos sentimos mais poderosas e preparadas para vencer qualquer desafio.

E mais! Cada item de vestuário, por mais simples ou descolado que seja, influencia em como nos enxergamos e na imagem que transmitimos. Para ilustrar essa situação, vamos lembrar uma frase bastante conhecida: “não basta ter, também é preciso ser”.  Aqui, essa máxima faz todo sentido!

Exemplos práticos de moda e comportamento
Quer ver só? Imagine que você acabou de ser chamada para uma entrevista daquele emprego dos sonhos. Se a ideia é realmente conquistar o job, com certeza, o seu look será montado para refletir compromisso e seriedade. 

O mesmo vale para outras situações. Em um encontro romântico, preferimos montar produções femininas e com uma pitada de sensualidade. Já para sair com as amigas, ficamos mais propensas a ousar e deixar a criatividade voar alto.

A moda e o comportamento na era digital
Não é nenhuma novidade que a internet veio para abalar a forma como vivemos. Assim que ela começou a deslanchar, conseguimos perceber transformações significativas em vários aspectos, como é o caso da moda e comportamento, comunicação e até a forma como consumimos. 

Hoje em dia, o mundo online vem servindo como uma ferramenta poderosíssima para aproximar o público da moda — com foco nos mais jovens. É por meio de posts no Instagram, blogs e até tutoriais no YouTube que muitas pessoas aprofundam o conhecimento no tema e desvendam o seu estilo. 

Aliás, em muitas páginas há grupos destinados exclusivamente à troca de informações sobre vestimenta, ajudando os consumidores a se identificarem e adquirirem looks que, de fato, estão prontos para reforçar a sua personalidade. 

Como resultado, esses produtos irão ajudar cada um a elevar a autoestima, ter mais autoconfiança e se comunicar não somente com os indivíduos de seu grupo social, mas também com outras tribos. Interessantíssimo!

As trends e os padrões de consumo
Não se engane: a moda e o comportamento possuem um papel importantíssimo na sociedade. Por essas e outras, o universo fashion não consiste em apenas roupas, calçados e acessórios. Hoje em dia, esta é uma cadeia produtiva veloz, que está em constante processo de transformação. 

E, para suprir o desejo do público, cada marca estuda minuciosamente as expectativas de seus consumidores. Nesse processo, ainda é preciso considerar os gostos, anseios, visão de mundo e outras singularidades dos clientes. Por essas e outras, as tendências se adaptam de acordo com os acontecimentos de todo o mundo. 

Ainda é válido ressaltar que, esta, é uma das maiores indústrias do planeta. A cada temporada, tanto as grandes confecções, quanto as marcas pequenas, continuam renovando as suas coleções — pensando em diferentes tecidos, recortes, cores e acabamentos. 

Sustentabilidade em foco
Como foi dito, as tendências ocorrem, exclusivamente, devido às preferências dos consumidores. E, para ilustrar a dinâmica da moda e comportamento, podemos destacar a febre da moda sustentável. Hit absoluto desde as pequenas labels nacionais, até grifes de renome, esse movimento ganhou força após o desejo do público por preservar o meio ambiente. 

Desta vez, os consumidores estão preferindo adquirir peças que impactem menos o planeta em todos os seus processos de produção. Desse modo, é possível preservar os recursos naturais e construir um futuro mais inteligente. Em outras palavras, as fashionistas mais engajadas estão, de fato, vestindo uma grande causa.

Viu só? Nesta leitura exclusiva, conseguimos entender mais sobre moda e comportamento, assim como a influência das tendências e itens de vestuário em nossa autoestima. 

Agora que você já mergulhou de cabeça no assunto, aproveite para compartilhar  e deixar as suas amigas totalmente atualizadas nesta MATÉRIA ABAIXO.  Spoiler: elas vão amar!

https://blog.laccord.com.br

ALGUMAS  TENDÊNCIAS ESTILOSAS DAS DÉCADAS PASSADAS QUE VOLTAMOS A USAR
Que a moda é cíclica nós já sabemos, mas prever exatamente quais tendências irão voltar e quais ficarão para sempre no passado não é tarefa fácil. Quem viveu os anos 2000 pode, portanto, ficar chocado com alguns dos itens que foram usados e que voltaram a estar na moda. 

Uma parte dessas tendências,  ressurgiram por fazer sucesso no TikTok, outras vieram das passarelas ou foram resgatadas por celebridades, mas, em comum,  todas têm um toque nostálgico. Confira abaixo, porque, de  anos em anos,  a moda se repete e prova ser um ciclo infinito de tendências estilosas. Claro que, enquanto algumas vão se reinventando e chegam até às novas gerações de maneiras diferentes, outras permanecem com a mesma essência desde quando apareceram pela primeira vez.

 Sabendo disso, reunimos algumas que estão em alta no momento, mas que, na realidade,  são de algumas décadas passadas —  e sim, os anos 2000 já contam como década passada, duas, na verdade.

Aliás, entre elas, nós acreditamos que você já deva ter usado alguma ou, pelo menos, pensado em usar, já que elas estão bem em alta no momento. 

Por exemplo, as plataformas dos anos 70, tão adoradas pela Era glam do Disco, que reapareceram vinte anos depois e, agora, voltam ao centro das atenções novamente. Ou as minissaias e seu poder sessentista, que se alocaram nos armários atuais com bastante força.

Bom, abaixo você encontra mais algumas tendências estilosas de alguns anos atrás e que estamos todas apaixonadas no momento.

Vem ver:

Minissaia
Como mencionamos um pouco acima, as minissaias surgiram nos anos 60 e, além da sua atual fama fashionista, não podemos reduzi-la somente a isso, já que elas também são um marco na história e revolução da moda. Atualmente, essa peça está presente em muitos visuais preppy, ou são uma parte essencial da weird girl aesthetic — uma tendência de moda que a geração Z parece ter se encontrado.

y2k glam
Blusas sem alça, calças wide de cintura baixa, tops de borboleta e óculos que parecem ter sido emprestados da Paris Hilton, são itens pertencentes à estética Y2K e, desde o início de 2020, eles têm feito parte do cotidiano de muitas pessoas, tanto em visuais mais provocativos, quanto em outros mais casuais.

Shoulder pads
Diretamente dos anos 80, as ombreiras são poderosas e dificilmente passam despercebidas na multidão, ou seja, estamos falando de uma daquelas tendências estilosas que foram feitas para os ousados de coração e que não aceitam menos do que os holofotes. Nas últimas semanas de moda, Saint Laurent apostou em muitos casacos com ombros marcantes, provando que essa trend realmente veio para ficar.

Cargo pants
A calça cargo é uma das tendências estilosas mais amadas do momento. São bem mais aceitas do que o modelo cintura baixa e remetem a uma pegada mais despojada e rocker. Ela entra no mesmo conceito do Y2K glam, porém, como esse bottom está em todos os lugares atualmente, acreditamos que ele mereça um destaque só para ele. Além da versão jeans, os modelos feitos em nylon ou com estampa militar também recebem muito destaque.

Blusa + regata
Também dos anos 90, a sobreposição com regatas e vestidos alça é uma velha conhecida da moda, tanto é que, durante aquela época, essa combinação apareceu em diversos figurinos marcantes, tais como o de Rachel Green, de Friends e também em As Patricinhas de Beverly Hills, ou seja, entrou para história fashion. Essa combinação, além de estilosa, é bem fácil e, geralmente, o resultado dos looks fica bem interessante.

Silhueta minimal
Indo na contramão de algumas das tendências, a silhueta minimalista dos anos 90 — tipo o slip dress e os terninhos —, merece uma posição nesta lista. Aliás, essa é uma ótima oportunidade de escapar das extravagâncias que os anos 2000 passam, caso você não se identifique com elas.

Legging deluxe
Não estamos falando de versões esportivas, nem de athleisure, mas, sim, de leggings usadas como um item fashion mesmo. Você pode não se  lembrar, mas nos anos 2000 era comum usar a peça por baixo de vestido ou saia, look que aparecia até no tapete vermelho. Esse resgate agora vem via marcas como Alaïa, Chanel, Fendi e Gucci.

Calça capri
O modelo com comprimento ¾ fazia sucesso na década de 1960 e ressurgiu nos anos 2000, quando era presença certa nos tapetes vermelhos. Gwyneth Paltrow, Sienna Miller e Lindsay Lohan são apenas algumas das muitas pessoas que usaram. Parecia que essa tendência ficaria no passado, mas ela fez um inesperado retorno nas passarelas da Saint Laurent, Chanel e Jacquemus, além de Bella Hadid ter usado um modelo vintage recentemente.

Cintos Pesados
Nos anos 2000, nenhum look estava completo sem um cinto. Mas não era qualquer um, ele precisava ser largo e enfeitado, com uma fivela de metal, tachas, brilhos, ou até franjas. O cinto era a estrela, e, se depender da Blumarine, será novamente.

Plataformas
Por último, mas não menos importante, as plataformas, tão queridas por inúmeras estrelas da música da década de 70 e admiradores do estilo glam, estão aí para mais um revival fashionista — porém, independente de quantos anos passarem, esse calçado já se tornou icônico e a prova é que, a cada 20 anos, ele retorna e se mostra  cada vez mais triunfal, seja nos pés de Bowie ou nas passarelas da Versace.

 

Fontes: vogue.globo.com/
stealthelook.com.br/

 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90