Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 21/10/2022 às 08h00min

UEC faz história no futebol feminino

ALBERTO GOMIDE
O futebol feminino no Brasil, que já foi proibido por décadas, vem ganhando seu espaço e se tornando uma possibilidade para as mulheres no mundo atual. Nos últimos anos, o futebol de mulheres tem chamado atenção e vem ganhando destaque em alguns meios, principalmente na midia. O América de Belo Horizonte foi o primeiro clube a profissionalizar o futebol feminino em Minas Gerais, o que aconteceu no ano de 2016. 

O Campeonato Mineiro de Futebol Feminino passou a ser realizado oficialmente pela Federação Mineira de Futebol no ano de 2005. Este ano, a cidade de Uberlândia, através do Uberlândia Esporte Clube, participa pela primeira vez na competição em toda a história da cidade e do clube. Ainda um embrião, o UEC dá o pontapé da profissionalização do futebol feminino, buscando principalmente talentos para a fomação na modalidade. 

A primeira fase do estadual 2022 foi disputada por seis clubes, que jogaram entre si para classificar os semifinalistas. Cruzeiro, Atlético e América, da capital, Uberlândia, Nacional de Visconde do Rio Branco e Araguari, do interior. Teoricamente, desde o inicio, os três da capital ocupariam vagas nas semifinais, o que realmente aconteceu, e, aí, os três do interior decidiriam a quarta vaga para as semifinais, quando jogassem entre si, conforme a tabela, o que também se confirmou. 

E o Uberlândia conseguiu a vaga, superando os dois do inteior, vencendo o Araguari por 3 a 1, e o Nacional de Visconde do Rio Branco por 2 a 1, sábado passado, na Vila Olimpica, valendo a quarta vaga para as semifinais. Como estreante na história da competição, é um grande feito. Vai enfrentar o primeiro colocado da fase preliminar, o poderoso Cruzeiro. Nem por isso, no entanto, a teoria define antecipadamente qualquer resultado, e o Verdão feminino vai com força nos dois jogos para ratificar o propósito de galgar o principal campeonato feminino do Estado. 

CONTRATADAS PARA 
O GRUPO DE ESTRÉIA 

Para disputar o primeiro Campeonato Mineiro de Futebol Feminino o Uberlândia Esporte formou um seguinte de jogadoras e comissão técnica: 

Goleiras: Bruna de Almeida (Bruna), Geisa Brito Fonseca (Geisa) e Jaine Prisco da Silva (Prisco). 

Defensoras: Isabelle Neves Monteiro (Bahia), Clicia Viviane Moura e S. de Souza (Clicia Moura), Esther de Menezes Santiago (Esther), Giavana A. de Oliveira Estevão (Gi Oliveira, Ingrid Godoi Ferreira da Silva (Godoi), Isabela da Paixão de Souza (Isabela), Jamille Vital de Oliveira (Jamille), Kauane K. dos Santos Nascimento (Kauane4), Vitória K. L. de Azevedo (Parazinha), Yasmin Vitória Souza Santos (Yasmin).  

Meias: Bruna Borges Andrade (Bruninha), Kessillyn Camila B. da Silva (Kaká), Kethelyn Larissa R. Tomaz (Keka), Larissa Cristina A. de Oliveira (Larissinha), Maria Vitória Campos Fraga (Mavi), Naely Macedo Araújo (Naely), Shaueny Kessia M, da Silva (Shau), Tháfila  Alves Carneiro (Tháfila), Brenda Andrade Marques (Brenda), Adrielle Pereira de Souza Coelho (India), Maria Gabriela Rocjha Calixto (Mabi), Maria Eduarda Naves dos Santos (Naves), Paloma Eduarda M, dos Santos (Palominha), Iris Maria da Silva (Sônic).  

Comissão Técnica: Daniela Alves – técnica, Thays Guimarães (auxiliar técnico), Raphael Oliveira (auxiliar técnico), João Victor Oliveira (preparador de goleiras), Denner Silva (preparador físico). 

TODOS OS CAMPEÕES 
DO MINEIRO FEMININO 

O Campeonato Mineiro de Futebol Feminino (adulto) é realizado pela FMF desde o ano 2005, portanto, com 17 edições e este ano acontece a 18ª edição. O Atlético é o maior detentor dos titulos (7 vezes, 4 consecutivas), seguido pelo América (3 vezes, seguidas), e os demais relacionados só uma vez cada. 
Confere a lista de todos os campeões: 
2005 – Associação Esportiva Tupinambás (Belo Horizonte) 
2006 – Clube Atlético Mineiro (BH)
2007 – Nacional Futebol Clube do Carmo (Belo Horizonte) 
2008 – Associação Esportiva e Recreativa Iguaçú (Ipatinga) 
2009 – Clube Atlético Mineiro (BH) 
2010 – Clube Atlético Mineiro (BH) 
2011 – Clube Atlético Mineiro (BH) 
2012 – Clube Atlético Mineiro (BH) 
2013 – Neves Futebol Clube (Ribeirão das Neves) 
2014 – Santa Cruz Futebol Clube (Belo Horizonte 
2015 – Ipatinga Futebol Clube (Ipatinga) 
2016 – América Futebol Clube (BH) 
2017 – América Futebol Clube (BH) 
2018 – América Futebol Clube (BH) 
2019 – Cruzeiro Esporte Clube (BH) 
2020 – Clube Atlético Mineiro (BH) 
2021 – Clube Atlético Mineiro (BH) 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90