Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 15/10/2022 às 08h00min

Moda e comportamento: a influência fashion na autoestima feminina

KELLY BASTOS (DUDI)

Bom dia!

Moda e comportamento sempre caminharam lado a lado, concordam?

Mas, entenda como a febre fashion se reflete na autoestima e no comportamento de consumo da mulher contemporânea.

Você já parou para pensar que moda e comportamento influenciam diretamente a nossa vida? Quando falamos sobre o universo fashion, é normal que a maioria das pessoas pense nas tendências do street style, nos badalados desfiles das grifes internacionais e, até mesmo, nas top models ostentando looks glamourosos. 

Porém, não é só isso. Além do que já estamos acostumados a acompanhar na mídia, a moda diz muito mais a respeito do nosso comportamento e posicionamento do que imaginamos. Resumindo: ela representa uma forma de vestir, se comunicar, transmitir atitude e, até mesmo, de contar ao mundo um pouquinho de quem somos.

Exatamente por isso, viemos até aqui para falar sobre moda e comportamento. Hoje, vamos entender como as tendências e os padrões de consumo conseguem moldar os nossos gostos e construir nossa confiança.

 Curiosa? Acompanhe para saber mais!


Desvendando a nossa relação com a moda
Quando caminhamos por aí em busca de novos looks, ou, então, navegamos em um portal de tendências, mal imaginamos a influência que o universo fashion possui em nossas vidas. Segundo os especialistas em psicologia, moda e comportamento caminham juntos desde o início. 

Apesar de agir no subconsciente, ao escolhermos as nossas roupas estamos, indiretamente, elegendo uma forma de nos expressar. Até porque, é por meio de blusas, vestidos, calçados e até acessórios que conseguimos dizer para o mundo: “Ei, eu estou aqui e estas são as minhas preferências“.

Consequentemente, essas decisões interferem — e muito! — em nossa autoestima. Uma vez que estamos contentes com o nosso visual e acreditamos estar nos comunicando com o mundo, imediatamente também nos sentimos mais poderosas e preparadas para vencer qualquer desafio.

E mais! Cada item de vestuário, por mais simples ou descolado que seja, influencia em como nos enxergamos e na imagem que transmitimos. Para ilustrar essa situação, vamos lembrar uma frase bastante conhecida: “não basta ter, também é preciso ser”.  Aqui, essa máxima faz todo sentido!


Exemplos práticos de moda e comportamento
Quer ver só? Imagine que você acabou de ser chamada para uma entrevista daquele emprego dos sonhos. Se a ideia é realmente conquistar o job, com certeza, o seu look será montado para refletir compromisso e seriedade. 

O mesmo vale para outras situações. Em um encontro romântico, preferimos montar produções femininas e com uma pitada de sensualidade. Já para sair com as amigas, ficamos mais propensas a ousar e deixar a criatividade voar alto.


A moda e o comportamento na era digital
Não é nenhuma novidade que a internet veio para abalar a forma como vivemos. Assim que ela começou a deslanchar, conseguimos perceber transformações significativas em vários aspectos, como é o caso da moda e comportamento, comunicação e até a forma como consumimos. 

Hoje em dia, o mundo online vem servindo como uma ferramenta poderosíssima para aproximar o público da moda — com foco nos mais jovens. É por meio de posts no Instagram, blogs e até tutoriais no YouTube que muitas pessoas aprofundam o conhecimento no tema e desvendam o seu estilo. 

Aliás, em muitas páginas há grupos destinados exclusivamente à troca de informações sobre vestimenta, ajudando os consumidores a se identificarem e adquirirem looks que, de fato, estão prontos para reforçar a sua personalidade. 

Como resultado, esses produtos irão ajudar cada um a elevar a autoestima, ter mais autoconfiança e se comunicar não somente com os indivíduos de seu grupo social, mas também com outras tribos. Interessantíssimo!


As trends e os padrões de consumo
Não se engane: a moda e o comportamento possuem um papel importantíssimo na sociedade. Por essas e outras, o universo fashion não consiste em apenas roupas, calçados e acessórios. Hoje em dia, esta é uma cadeia produtiva veloz, que está em constante processo de transformação. 

E, para suprir o desejo do público, cada marca estuda minuciosamente as expectativas de seus consumidores. Nesse processo, ainda é preciso considerar os gostos, anseios, visão de mundo e outras singularidades dos clientes. Por essas e outras, as tendências se adaptam de acordo com os acontecimentos de todo o mundo. 

Ainda é válido ressaltar que, esta, é uma das maiores indústrias do planeta. A cada temporada, tanto as grandes confecções, quanto as marcas pequenas, continuam renovando as suas coleções — pensando em diferentes tecidos, recortes, cores e acabamentos. 


Sustentabilidade em foco
Como foi dito, as tendências ocorrem, exclusivamente, devido às preferências dos consumidores. E, para ilustrar a dinâmica da moda e comportamento, podemos destacar a febre da moda sustentável. Hit absoluto desde as pequenas labels nacionais, até grifes de renome, esse movimento ganhou força após o desejo do público por preservar o meio ambiente. 

Desta vez, os consumidores estão preferindo adquirir peças que impactem menos o planeta em todos os seus processos de produção. Desse modo, é possível preservar os recursos naturais e construir um futuro mais inteligente. Em outras palavras, as fashionistas mais engajadas estão, de fato, vestindo uma grande causa.

Viu só? Nesta leitura exclusiva, conseguimos entender mais sobre moda e comportamento, assim como a influência das tendências e itens de vestuário em nossa autoestima. 

 

Agora que você já mergulhou de cabeça no assunto, aproveite para compartilhar o link e deixar as suas amigas totalmente atualizadas nesta pauta. Spoiler: elas vão amar!

https://blog.laccord.com.br

Bom fim e boa semana!


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90