Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 08/10/2022 às 08h00min

A influência da moda na autoestima e confiança

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!

“Moda vem do latim modus e significa “modo”, “maneira” e “comportamento”. A moda nos ajuda a entender quem a gente é e como mostrar isso para o mundo, e através das roupas que vestimos construímos nossa identidade.

Quando você entra no provador de uma loja com as peças que escolheu na arara ou na vitrine, você está carregando também um pouco da sua história, o que pensa sobre si mesmo e, de como espera que a sociedade te enxergue e te reconheça. 

Nesse momento de provador,  conseguimos medir nossa autoestima, e é aqui que podemos iniciar um processo de resgate de sua autoestima e confiança. Não tem nada melhor do que se sentir confiante e segura de si mesma em qualquer situação, e é por isso que a moda e a autoestima andam sempre tão interligadas. 

A capacidade de uma simples peça de roupa vai além de enaltecer um corpo ou ser mais um artigo que faz parte da rotina. Um vestido, calça, blusa e até uma lingerie sexy podem transformar o bem-estar de uma mulher ao fazê-la se sentir linda e autêntica. Homens e mulheres se beneficiam das mesmas vantagens que a moda traz  para o lado psicológico.

As roupas possuem um potencial imprescindível para impulsionar e motivar a autoestima. A moda tem uma função transformadora de não se limitar somente a peças e combinações, relacionando-se com a personalidade de quem as veste. 

Segundo pesquisas, o estilo das roupas pode refletir diretamente no humor, saúde e autoconfiança. Nossa imagem pessoal é uma ferramenta, ela é um meio para você alcançar outras coisas na sua vida. Através de sua imagem pessoal é possível, por exemplo, conseguir uma promoção no trabalho, alavancar seu negócio, crescer e atrair mais clientes, adquirir mais credibilidade, melhorar sua comunicação nas mídias digitais e marketing digital.

Nosso estilo está acima das tendências, e o que “está na moda” nós devemos filtrar e captar apenas a essência do que é tendência, e adaptar ao nosso estilo pessoal, sendo esse o mais importante no momento de montar qualquer look. 

Ter um estilo próprio é muito mais do que ter um armário lotado de roupas. Quando conseguimos relacionar a moda com autoestima, podemos usá-la a nosso favor e eleger peças que valorizem o corpo e nos deixem seguras no dia a dia.

A ideia que une moda e autoestima é o autoconhecimento. Moda tem muito a ver com o autoconhecimento, e por esse motivo é primordial buscar se conhecer para que você possa usar a moda a seu favor, fazendo com que desperte sua melhor versão de si mesma. Para que você desenvolva a sua autoestima de maneira positiva e usar a moda a seu favor, comece colocando em prática as dicas abaixo:

Pratique o autoconhecimento
Quando você se veste de acordo com seu estilo e a sua personalidade, passa a se sentir melhor consigo mesma. Por isso,  descobrir quem você é e do que gosta é essencial, quando o assunto é moda e, acima de tudo, autoestima!

Se vista de acordo com a ocasião
Não tem problema você usar tênis, se você não se sente confortável de salto alto. Porém, a maior parte das pessoas não se sente à vontade quando aparece em um evento com a roupa inadequada. Quem nunca se sentiu um peixinho fora d’água por ter ido a uma festa ou reunião com uma roupa que destoava da maioria? Mesmo quando a ocasião é informal, queremos estar sempre bem vestidas, e, por esse motivo, é pertinente perguntar “o que devo vestir?”

Invista nos detalhes
Cuidar bem dos cabelos, das unhas, usar acessórios que combinem com o look, tudo isso faz a diferença, acredite! Experimente, por exemplo, colocar um máxi brinco, quando estiver de jeans e camiseta. Ou mesmo, trocar o tênis por um salto alto, só pra variar. E que tal passar um rímel? Não tenha dúvidas de que vai se sentir muito mais bonita.

Descubra como combinar as cores a seu favor
Ainda que você adore se vestir com um look todo colorido, vale a pena pensar bem nas cores que irá escolher. Basta lembrar de que algumas cores são opostas, como o vermelho e o verde, o azul e o laranja. Algumas cores são mais frias, como o azul, roxo, rosa, enquanto outras são quentes, como o vermelho, o amarelo e o laranja. Descubra quais paletas de cores ficam melhores em você e aposte nelas sem medo.

Ouse
Crie novas possibilidades, apostando na moda como sua aliada, como um plus na sua relação com você mesma. Com certeza, com  uma pitada de ousadia, você se sentirá ainda mais bonita e com a energia renovada.

Nessa vibe, experimente usar uma peça que levante sua autoestima, que te deixe confiante em seu dia a dia. Aproveite para eleger o corte perfeito, a modelagem que valorize seu corpo e uma cor que ilumine naturalmente seu tom de pele. Os acessórios também poderão ser seus maiores aliados na hora de se sentir bem com sua autoestima e de fazer as pazes com o espelho e com seus looks.

Esteja aberta a novidades, mas coloque sua essência em primeiro lugar
O mundo da moda é cheio de novidades, você pode apostar nelas para repaginar seu visual quando quiser. Mas, lembre-se sempre de respeitar a sua essência, a sua personalidade. Use só aquilo que combine com seu armário e, principalmente, que combine com você. Se coloque em primeiro lugar.

Seja para se sentir mais confiante consigo mesma,  na rotina ou influenciar positivamente no trabalho, a moda serve como uma poderosa aliada para a sociedade.  

A princípio, nossas escolhas de vestimenta podem parecer secundárias, mas, ao entender melhor como isto funciona, é possível perceber como elas fazem toda a diferença.
Bom fim e boa semana!

Fonte: revistasociety.com.br


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90