Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/09/2022 às 08h00min - Atualizada em 27/09/2022 às 08h00min

Feminino do UEC vence Araguari

ALBERTO GOMIDE
Foi realizada no sábado (24) a segunda rodada do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino. O Uberlândia Esporte Clube jogou no CT Ninho do Periquito, contra o Araguari Atlético Clube, e venceu por 3 a 1, com dois gols de India e um de Brenda. Como foi a primeira participação do UEC no estadual feminino, foi também a primeira vitória do Verdinho, já que na estreia perdeu de 1 a 0 para o Clube Atlético Mineiro, na capital. Falando sôbre a derrota para o Atlético, o presidente Rênio Carlos Garcia, disse que o Galo não jogou com o time sub-20 e que considerou a derrota natural, e ressaltou a atuação positiva do Verdinho, que tem uma equipe em formação, e que o UEC tem 16 meninas sub-20 no seu plantel, portanto, a idade mais baixa é uma característica desse campeonato. E nossa média de idade é de 21 anos, comentou. Nos outros jogos da rodada, o Cruzeiro venceu o Nacional por 2 a 1, em Visconde do Rio Branco, e o América perdeu de 2 a 1 para o Atlético. A classificação tem o Atlético com 6 pontos, Cruzeiro com 4, Uberlândia e Nacional com 3, América com 1 e o Araguari não pontuou. A próxima rodada terá Atlético x Nacional, Cruzeiro x Araguari, e o Uberlândia enfrenta o América, às 15 horas, no Complexo Esportivo da PUC Minas, na capital. 

A proposta do Verdinho é brigar para chegar às semifinais, o que já seria um feito histórico na estreia do mais importante campeonato de futebol feminino do Estado. A técnica Daniela Alves trabalha na formação do grupo e chegou com a proposta de desenvolver o projeto com tranquilidade, mas buscando sempre o crescimento na formação das jogadoras. Daniela Alves, quando assumiu o UEC, publicou a seguinte mensagem no site do clube: “Estou muito feliz em poder dirigir a primeira equipe de futebol feminino da história do Uberlândia Esporte Clube. Com certeza é um grande desafio, mas que será encarado com muita seriedade e trabalho duro. A expectativa é que a nossa equipe seja muito competitiva e possa brigar todo jogo pela vitória e, consequentemente, pela classificação para a fase final e a vaga para o Brasileiro do próximo ano, podendo assim dar continuidade ao projeto e colaborar com o crescimento da modalidade no clube e na cidade”, disse Daniela Alves. Na foto as jogadoras comemoram a vitória do time sobre o Araguari por 3 a 1. 

Verdinho garante a classificação 

Apesar da derrota de 3 a 2 para o Coimbra, sábado, no CT Ninho do Periquito, o Uberlândia Esporte Clube está classificado antecipadamente para a fase seguinte do Campeonato Mineiro de Futebol, categoria sub-20. Só falta a 21ª e última rodada da primeira fase e dois jogos atrasados, que serão realizados neste meio de semana. Com a derrota, o UEC foi para o 8º lugar na classificação com 31 pontos e está 4 pontos de vantagem do 9º colocado, que é o Athletic Club de São João del Rei, 27 pontos, exatamente o último adversário do time uberlandense na etapa, próximo sábado, em São João del Rei. Os oito classificados têm a seguinte pontuação: Cruzeiro com 46, Atlético com 44, Coimbra com 43, Betim e América com 39, Boston City com 33, Inter de Minas e Uberlândia com 31 pontos. 

Assim, como os resultados das duas partidas atrasadas não vão interferir na busca de vagas, e na última rodada também não influenciará em nada com relação às vagas, os 4 pontos à frente do Athletic garantem a classificação do Uberlândia por antecipação. Mesmo se acontecer uma vitória sobre o Verdinho, o Athletic sobe de 27 para 30 pontos, mas o time uberlandense já tem 31 e a vaga está garantida. O objetivo de brigar pela classificação à segunda etapa foi atingido. E pode até melhorar a colocação, diante de uma possível vitória em São João del Rei, caso o Inter de Minas, que também tem 31 pontos, não vença seu jogo atrasado, hoje, e na última rodada, sábado, quando enfrenta o Pouso Alegre e o Araguari, respectivamente. 

LNF: Praia e Pato decidem vaga hoje 

O Praia Clube tem um jogo decisivo hoje à noite, 19h15, na Arena Praia, quando enfrenta o Pato Branco (PR) na segunda partida da série pelas oitavas de final da Liga Nacional de Futsal. Com a vitória no jogo de ida, em Pato Branco, por 1 x 0, o Pato tem a vantagem do empate no tempo normal para ficar com a vaga na próxima fase. Já o Praia Clube precisa vencer no tempo normal para levar a disputa à prorrogação. Caso o jogo se encaminhe ao tempo extra, o Praia Clube terá a vantagem do empate, pois obteve melhor campanha em relação ao Pato na primeira fase. O saldo de gols nos dois jogos não define a vaga. O Pato é bicampeão da Liga Nacional (2018 e 2019), campeão da Taça Brasil de Clubes (2018), da Liga Sul de Futsal (2018), da Série Ouro do Campeonato Paranaense (2017) e recentemente conquistou a Copa do Brasil Sicredi de Futsal (2022). 

Com a partida de hoje no Praia encerra-se a segunda fase – oitavas de final da LNF. Até agora a grande zebra foi a eliminação do Magnus/Sorocaba (SP). O Magnus venceu o Minas no primeiro jogo por 3x0, fora de casa, e depois perdeu em casa também por 3x0. Na prorrogação o Minas fez 1 a 0 e eliminou o grande campeão e primeiro colocado da primeira fase. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90