Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/09/2022 às 08h00min - Atualizada em 13/09/2022 às 08h00min

Tocantins goleou e conquista o "tri"

ALBERTO GOMIDE
Após dois anos sem promover a competição, devido a pandemia, a Liga Uberlandense de Futebol fechou no domingo (11) o Campeonato Amador da Divisão Especial, com o Tocantins (foto) sagrando-se campeão, marcando uma goleada de 5 a 1 sobre o Roda Viva. Líder desde o início do campeonato, o Toca foi vencendo e mostrando que chegava preparado para uma provável decisão. E não deu outra: se manteve sempre à frente e com a melhor campanha, ratificando o favoritismo dentro de campo na partida final. Com um amplo domínio da partida, o Tocantins ratificou o seu bom futebol e antes da metade do primeiro tempo já fazia uma vantagem de 3 a 0. Bem orientado ao longo do campeonato pelo experiente treinador Wisner Naves Dantas, o campeão foi para o segundo tempo com o mesmo domínio e disposição, fechando o jogo com uma sonora goleada por 5 a 1, com dois gols de Patrick, Mãozinha, Junão e Joilson, enquanto Macdovall anotou o gol de honra do vice-campeão Roda Viva. 

O Toca foi campeão jogando com Cleyson; Diego Carlos (Daniel Fumaça), Andrezão (Jalnir), Junão e Paulinho Bombeiro; Fabrício (Balduino), Joilson, Patrick (Leozinho), Luiz Gustavo Mãozinha (Bruno Smith); Andrey (Hudson) e Queijinho (Ted Love). Técnico: Wisner Naves Dantas.

RODA VIVA ficou com o vice-campeonato jogando com Alex; Geyson (Roni), Cauê, Neto (João Pedro) e Marinho Donizete; João Vítor (Anderson), Ramalho (Thiago Mello), Allisson (Tita); Geandro (Fernandinho), Gustavo (Macdovall) e Serginho. Técnico: Hugo Roberto.

A arbitragem foi de Silvio Teodoro, que teve um trabalho relativamente fácil, até porque os dois times se preocuparam em jogar futebol. Foi auxiliado por Nigel Lobato e Ricardo Coelho. O quarto e quinto árbitros foram Valdeni Teodoro e Ricardo Tibúrcio, e Leticia Santos foi a representante do jogo. 

Grande público para um campeonato fechado com chave de ouro, e vitória do melhor time e de melhor campanha. Em 19 partidas o campeão venceu 16, empatou duas e perdeu uma, marcou 53 gols, sofreu 12, saldo de 41 gols, 50 pontos conquistados. Com a conquista, o Tocantins chegou ao tricampeonato – 2006, 2017 e agora 2022. O Uberlândia Esporte Clube é o maior detentor de títulos na LUF, fundada em 1943. Foi campeão nos três primeiros anos – 1943/44/45. Na sequência, o Ipiranga tem 6 títulos, XV de Novembro, Estrela Dalva, Floresta, Omega e Guarany com 5, além do Prada com 4 títulos. A LUF só não realizou o campeonato em 1946 e 1947, e agora em 2002 e 2021. Portanto, na era LUF, esta foi a 45ª edição do Campeonato Amador, uma longa e vitoriosa história do futebol amador de Uberlândia.  

FUTEL COMEÇOU A
COPA COM 41 TIMES 


Começou no domingo (11) a 28ª edição da Copa Futel de Futebol de Campo (adulto masculino), promovida pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), com a participação de 41 equipes, divididas em oito chaves (sete com cinco equipes e uma com seis). A competição segue até dezembro, com jogos abertos ao público e realizados em campos dos poliesportivos da Futel, sempre aos domingos. Ao fim da Copa Futel, a equipe campeã, a vice-campeã, o artilheiro e a defesa menos vazada serão premiados com troféus e medalhas.
Para o diretor de esportes da Futel, Emerson José Brasileiro, a competição é realizada com o objetivo de fomentar o esporte amador no município. “Tivemos uma excelente procura, com 41 equipes de vários bairros de Uberlândia inscritas, exclusivamente com atletas não filiados a nenhuma Liga ou Federação. Com isso, a competição movimentará o esporte local e proporcionará uma disputa saudável e acirrada”, ressalta.
Como lembra o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, a Prefeitura de Uberlândia proporciona as condições ideais para a disputa da competição. “Todos os campos que serão utilizados ao longo do campeonato estão em excelentes condições, pois a Prefeitura de Uberlândia desenvolve um trabalho contínuo de manutenção, com ações realizadas periodicamente para que todos os espaços da Futel estejam sempre em condições adequadas para uso da população”, completa.

A rodada que marcou a abertura do campeonato no domingo ficou da seguinte maneira: Continental 1x0 Elite do Cruzmaltino, Warriors 4x1 Vera Cruz, Planalto 1x1 Taiaman, Glória 2x0 Águia, Elite Real Madrid 1x0 Minas Gerais, Máster Academy 2x0 Arizona, Amigos do G10/Asbrat 3x1 Grande São Jorge, PFC 3x2 Real Nordeste, River 2x1 Integração, Maria Rezende 2x1 União Noroeste, Zona Sul 0x0 Sunset Bar/Só Canelas, União São Jorge 1x1 Ubernorte, Inter Udi 1x0 Vênus, Shangrlá 1x1 Boca Juniors, Primavera 4x1 1º de Maio, Canaã 4x2 Real Lucca e Villareal 3x1 Flamengo. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90