Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/09/2022 às 08h00min - Atualizada em 06/09/2022 às 08h00min

Tocantins e Roda Viva na decisão

ALBERTO GOMIDE
A Liga Uberlandense de Futebol realizou no domingo (4), com rodada dupla no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, a fase semifinal do Campeonato Amador da Divisão Especial, definindo os dois finalistas. No primeiro jogo, se enfrentaram Voluntários e Roda Viva. Até então com 37 pontos no campeonato, o Voluntários era o time de segunda melhor campanha ao longo das disputas, enquanto o Roda Viva vinha logo em seguida com 32 pontos. Dentro de campo, foi uma disputa acirrada, mas também muito equilibrada. Por ser jogo único, a precaução também tinha que prevalecer, evitando que a decisão da vaga fosse para a cobrança de penalidades. Por mais que tentassem e criassem oportunidades, o jogo acabou mesmo terminando empatado sem abertura de contagem, levando a decisão para se conhecer o primeiro finalista, para a cobrança de penalidades. Aí passa a valer o estado de espírito, a ação e a reação de cada cobrador. O Roda Viva foi melhor nas cobranças e saiu vitorioso, fazendo 4 a 2 e comemorando muito a classificação. Na segunda partida, o Tocantins fez prevalecer a melhor campanha do campeonato e derrotou o Aurora por 3 a 0, gols de Andrei, Andrezão e Patrick, depois de um primeiro tempo sem gols e com um futebol muito pensado pelos dois treinadores. No segundo tempo, o Tocantins voltou com propostas diferentes impostas pelo técnico Wisner Naves Dantas e logo nos primeiros 10 minutos abriu o marcador. Mesmo em vantagem, o Toca continuou forçando e acabou chegando à vitória por 3 a 0, seguindo no caminho traçado desde o início para brigar pelo título da temporada. Tocantins e Roda Viva, chegam à decisão com 47 e 33 pontos, respectivamente, no geral do campeonato, o Toca com apenas uma derrota e dois empates em 18 partidas. O Tocantins tem 15 vitórias, marcou 48 gols e sofreu 11, enquanto o Roda Viva tem 9 vitórias, marcou 27 gols e sofreu 21. O presidente da LUF, Renato Batista dos Santos, já definiu que a decisão será mesmo no próximo domingo, às 10 horas, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva. Da mesma forma das semifinais, o empate leva a decisão para a cobrança de pênaltis. Se no domingo o público já foi grande, para o próximo a expectativa é ainda maior. 

MEDALHAS PARA 
ATLETAS DA APARU 


Uma equipe de paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) representou a cidade no Campeonato Brasileiro de Atletismo, evento promovido pela CBDI – Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais, realizado no Centro Paralímpico, na capital paulista. A equipe Aparu/Futel/Praia Clube foi representada por Ana Luiza Fonseca, Daniel Silva, Kaik Augusto, Leandro Santos, Lucas Silva, Pedro Martins e Wellington Fernandes e conquistaram 14 medalhas, ratificando o bom trabalho desenvolvido no paradesporto de Uberlândia. Conquistaram medalhas de ouro os paratletas Daniel Silva, Leandro Santos, Lucas Silva e Wellington Fernandes, no revezamento 4x100; Leandro Santos, nos 400 metros com barreira; Wellington Fernandes, no arremesso de peso; Daniel Silva, nos 110 metros com barreira e salto triplo; Pedro Martins, no arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco, e Ana Luiza Fonseca, no lançamento de disco. Os medalhistas de prata foram Wellington Fernandes, no lançamento de dardo e 110 metros com barreira, e Daniel Silva, Leandro Santos, Lucas Silva e Wellington Fernandes, no revezamento 4x400. Ficaram com medalhas de bronze os paratletas. Leandro Santos, no salto em altura, e Daniel Silva, no salto em distância. Os resultados alcançados pela Aparu/Futel/Praia Clube têm relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento com competições nacionais e internacionais programadas. Além disso, a Futel disponibiliza aos paratletas a estrutura do Sesi Gravatás (inclusive academia e pista de atletismo) e fornece profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas. 

ATLETAS DO CDDU 
SÃO HOMENAGEADOS 


Paratletas do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – apresentaram suas conquistas mais recentes ao prefeito Odelmo Leão, em evento realizado na Sala de Reuniões, no Centro Administrativo Virgílio Galassi. No mês passado, os paratletas conquistaram 40 medalhas no Regional Open das Américas de Halterofilismo, nos Estados Unidos, representando a seleção brasileira. Além dos paratletas Amanda Sousa, Ângela Teixeira, Caroline Alves, Edilândia Araújo, Elizete de Araújo, Lara Lima, Luciano Dantas, Mateus Assis e Tayana Medeiros e do treinador da equipe CDDU/Futel/Praia Clube e da seleção brasileira, Weverton Santos, estiveram no encontro o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta; o presidente do Praia Clube, Guto Braga; o diretor de esportes da Futel, Emerson José Brasileiro; a coordenadora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, entre outros servidores e profissionais que atuam em prol do esporte. “Hoje nossa cidade é referência mundial em diversas modalidades paralímpicas, o que se deve a muitos fatores, como a estrutura dos nossos espaços, o constante investimento da Prefeitura no paradesporto, as parcerias firmadas entre a Futel e diversas associações e a qualidade dos profissionais envolvidos em todo esse processo. Contudo, os fatores mais importantes, sem dúvidas, são a dedicação e a força de vontade dos paratletas, que muito nos orgulham, dentro e fora do esporte”, disse o prefeito. 

ESCOLINHA DE BEACH
TENNIS NO PARQUE 


A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) inaugurou mais uma importante obra voltada ao lazer e à saúde da população: a Arena Beach Tennis, instalada no Parque do Sabiá (próximo à entrada do Tibery), com quatro quadras de Beach Tennis e uma de Peteca. Presente no evento, o prefeito Odelmo Leão, destacou a importância de mais um espaço para prática de atividades esportivas e de lazer e ainda anunciou que a Futel implantará, a partir de outubro, uma escolinha de Beach Tennis no local, com aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos. A Arena Beach Tennis foi construída às margens da represa, próximo à entrada do Tibery, em uma área de 1.255 metros quadrados. Todas as cinco quadras – quatro de Beach Tennis e uma de Peteca – têm alambrados, utilizam areia 65/70 e poderão ser utilizadas gratuitamente pela população, com agendamento de horários. O prefeito Odelmo Leão também destacou a importância da escolinha que será implantada a partir de outubro. “Será a primeira escolinha gratuita de Beach Tennis na região, o que beneficiará um bom número de crianças e adolescentes. Isso é muito importante, pois permitirá que nossas crianças e jovens conheçam a modalidade e se desenvolvam cada vez mais nesse esporte”, concluiu. Em auxílio às ações em prol da população, a Tenez Pro Shop, durante o evento, entregou uma doação de raquetes, um pacote com 60 bolas e duas redes para uso nas aulas da escolinha de beach tennis. Logo após ao evento de inauguração do espaço, duplas do Praia Clube e do Cajubá fizeram partidas de apresentação da modalidade em duas quadras. Simultaneamente, as demais quadras foram liberadas para uso da população.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90