Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/09/2022 às 08h00min - Atualizada em 03/09/2022 às 08h00min

O que torna uma mulher elegante?

KELLY BASTOS (DUDI)

Bom dia!

Quem não gostaria de ter essa marca elegância na memória das pessoas quando estas pensassem em seu nome? Há quem se esgote ou mesmo se endivide para aparentar o que realmente está longe de ser. Sim, existem pessoas que vivem da imagem, pois o interior delas grita por vida, e vida verdadeira.

Certa vez, ouvi, na TV, uma pergunta a uma conhecida consultora de moda do país: “Como reconhecer a diferença entre uma bolsa “de marca” e uma falsificada sendo usada por uma mulher?”. Ela, rapidamente, respondeu: “É só ver quem é a mulher que está usando a bolsa”. A resposta me fez rir, pois era óbvia demais, mas eu nunca tinha pensado assim. Interessante a resposta e, certamente, pode gerar outros questionamentos em nós mulheres, que prestamos atenção em cada centímetro quadrado umas nas outras.

Uma mulher elegante não é somente aquela que se veste bem ou se porta refinadamente, que ostenta marcas de roupas caras, usa joias exuberantes ou exóticas, bolsas caríssimas ou mesmo “sapatos de sola vermelha”. Uma mulher realmente elegante o é até de pijama preto com bolinhas amarelas! Pois elegância não se trata de uma expressão de percepção externa, exibição de conta bancária ou coisas do gênero, mas é uma questão de calibre da alma. Ter bom gosto não é suficiente para vestir alguém de elegância. Há algo mais.

A elegância revela-se na hora da tensão, da crise, do problema grave ou no momento exato em que tudo ao seu redor tenta distraí-la e fazer dela uma simples expressão patética ou histérica no meio de tantas que já se tornaram irritantemente triviais hoje em dia. (Quantos não dizem pelas costas: “Ah, você não viu nada! Ela é bem pior!”) Nas horas mais cruciais da vida é que podemos conhecer o coração de uma mulher, sua elegância e do que ela é capaz: da vida ou da morte, do sorriso ou do ódio, do punho fechado ou dos braços abertos, do amor ou do rancor. Tudo é uma questão de escolha, pois elegância é isso: escolher o melhor. Isso faz, além de elegante, uma linda  mulher.

A mulher elegante revela-se explicitamente em suas mais variadas escolhas, das mais simples às mais nobres, das mais discretas às mais comprometedoras, pois elegância também se vive no anonimato, no segredo, sem testemunhas ou plateia. A cada escolha feita por uma mulher sensata revela-se o motivo de amor de sua vida, o que realmente importa ao seu caminho, o que é relevante na construção da sua história e quem ela ama acima de tudo e de todos.

Donatella Versace, Giorgio Armani, Domenico Dolce e Stefano Gabbana: os especialistas do mundo fashion revelam o que nunca sai de moda

A reconhecida Nina Garcia entrevistou vários ícones da moda, entre eles os famosos designers de moda Donatella Versace, Giorgio Armani, Domenico Dolce e Stefano Gabbana, fazendo-lhes uma pergunta simples: “O que você considera eternamente elegante?”.

Longe de pensar que ser elegante significa ter dinheiro;  os especialistas consideram que a elegância pode ser descoberta com um olhar interior. Para eles, trata-se de possuir um senso de fortaleza interna na qual se destacam a aceitação e confiança em si mesma, o cuidado pessoal e a naturalidade de viver com simplicidade e inteligência.

Giorgio Armani: ser simples, inteligente e saber se cuidar

“Eu poderia escrever um livro inteiro para responder a esta pergunta. Outra possibilidade seria responder da maneira mais breve possível: a elegância é resultado de um equilíbrio natural entre a simplicidade, o cuidado de si mesmo e a inteligência.”

“Tudo isso gera a postura e a atitude especial que chamamos de ‘elegância’. É uma qualidade que, ao contrário da crença popular, não exige bolsos cheios”, afirmou.

Armani recorda que a moda é cara, mas o estilo não. Não se trata de estar produzida o tempo todo para uma foto. A pessoa elegante sabe como viver na simplicidade do cotidiano, talvez sem ter o cabelo perfeito ou toda a roupa combinando. A beleza não significa perfeição, e sim aprender a amar-se e agir com inteligência.

Domenico Dolce e Stefano Gabbana: aceitar-nos como somos

“Muito além do vestido preto e o salto agulha, definitivamente está o estilo interior da pessoa. Uma mulher que aceita tanto a si mesma como o que está ao seu redor… é refinada, elegante e sofisticada.”

Quando uma mulher se conhece e se aceita, pode conquistar tudo. É elegante sem importar onde se encontre ou que roupa está vestindo, pois se sente confortável consigo mesma. Poderia estar nua ou usando um vestido de festa, sua atitude não mudaria. É uma mulher que se conhece, sabe qual é sua missão e o que quer comunicar ao mundo.

Donatella Versace: confiar e acreditar em si mesma

“Sem dúvida alguma, o atrativo com mais estilo que uma mulher possui é a confiança em si mesma. Versace é um estilo de vida que personifica muitos interesses e paixões diferentes. É quase impossível acreditar e tornar realidade uma trajetória que é verdadeiramente sua quando você não acredita em você mesma.”

“A mulher Versace não é somente segura em seus gostos e estilo, mas também firme em suas crenças. A mulher Versace segue seus próprios modos. Talvez ela tenha um toque especial, e eu não poderia sequer descrevê-la, mas você reconhecerá essa mulher no momento em que ela entrar numa sala.”

A mulher elegante não se preocupa com as tendências. Ela possui confiança em vestir o que fica bem nela. Ela se conhece e tem fé, com seus valores e convicções firmes, sem buscar a todo custo estar na moda ou preocupar-se com o que o mundo exterior lhe diz. Há algo que essa mulher tem que não sabemos exatamente o que é, mas atrai e você acaba querendo ficar perto dela.

Bom fim e boa semana!

Fonte: https://pt.aleteia.org/

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90