Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/07/2022 às 08h00min - Atualizada em 30/07/2022 às 08h00min

A importância da manutenção de um sono saudável

TÚLIO MENDHES

Bem, como todo processo natural no organismo, o repouso noturno desempenha tarefas essenciais para a saúde: renovar a energia, fazer manutenções pelo corpo e consolidar a memória. Você já se perguntou por que dormimos? Por que passamos um terço de nossa vida de olhos fechados?

Pois bem... no final de cada dia, ficamos inconscientes e paralisados, em outras palavras é o que chamamos de dormir. Dormimos para permitir que nosso corpo, e especialmente nosso cérebro, possam se recuperar das longas horas diurnas trabalhando, estudando, arrumando a casa, dando likes no Facebook, sentindo inveja no Instagram ou fofocando junto com a vizinha etc. Seja lá o que você faz com a maior parte do seu dia, mas como explicado todo processo natural no organismo, o repouso noturno desempenha tarefas essenciais para a saúde, por exemplo, renovar a energia, fazer manutenções pelo corpo e consolidar a memória. 

Em linhas gerais, passamos um terço da nossa vida dormindo. Ou deveríamos passar. Nossa sociedade super, mega, power tecnológica funciona 24 horas. A internet nunca desliga, nossas super Smart TVs que a cada dia com polegadas impossíveis de acompanhar têm programação ininterrupta, os shoppings, lojas de atacado e varejo tem adotado o hábito da ininterrupção dos serviços, ou seja, parte do comércio frenético está tem funcionado 24h. Estamos tão acostumados com a agitação diária, com as luzes de led iluminadas por todos os lados, com o barulho do trânsito entre outras coisas... Parte de nós tem tido dificuldade em dormir num ambiente totalmente escuro e silencioso, tendo como exemplo a TV por assinatura fica ligada na famosinha sétima arte, o celular fica embaixo do travesseiro, têm os que conseguem dormir com fones de ouvido, entre outras. 

Dito isso... obviamente tem aumentado o número de pessoas com dificuldade para dormir, a conhecida e indesejada insônia. Como definir essa coisa irritante? Bom... sendo bem direto é a dificuldade persistente em dormir uma noite completa sem interrupções... ou também, é quando acontece aquele despertar precoce, isto é, acordar bem mais cedo que o habitual e o recomendado pela medicina..  Infelizmente isso impossibilita o comprometimento das funções durante o dia. Ah é muito importante lembrar que insônia não é mera inconveniência, mas sim está associada ao aumento de risco de problemas de saúde como obesidade, triglicerídeos aumentados, colesterol alto, fadiga, doenças cardiovasculares, problemas de cognição como a dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante, problemas gastrointestinais, dores de cabeça localizadas, distúrbios do humor, depressão e ansiedade.

É muito comum a pessoa com depressão apresentar despertar precoce, isto é, acordar bem mais cedo que o “normal”, ao mesmo tempo em que pessoas com ansiedade apresentam dificuldade em iniciar o sono. Uma pessoa com insônia, muitas vezes, pode levar 30 minutos ou mais para adormecer e pode dormir por apenas seis horas ou menos a partir de três noites por semana por mais de três meses.

Existe uma relação muito próxima entre insônia, distúrbios do humor e dor crônica. Insônia e noites mal dormidas vão piorar a dor e os sintomas depressivos e ansiosos, que, por sua vez, pioram a qualidade do sono e perpetuam a insônia.

Se você tiver sintomas de insônia e eles estiverem prejudicando suas atividades diárias e seu desempenho no trabalho ou nos estudos, procure um especialista para determinar a causa do problema e saber qual o melhor tratamento e em alguns casos a prescrição de medicamentos. Pelo amor de Deus, lembre-se que somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento medicamentoso. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Concluindo... Não importa qual a sua idade, tenha sempre em mente que insônia tem solução. A chave para tratar o distúrbio encontra-se justamente em adequações em sua rotina diária e quando você vai para a cama. Manter bons hábitos de sono é o principal e único meio de se evitar insônia restabelecendo o sono saudável. 

Se você se identificou com essa leitura, consulte um especialista do sono e um psiquiatra para aprender a lidar com o momento mais importante do dia, a hora de dormir. Até a próxima!

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90