Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/07/2022 às 08h00min - Atualizada em 16/07/2022 às 08h00min

O que é saúde? O que é ser saudável?

TÚLIO MENDHES

Olá caro leitor... obrigado pela companhia em pleno sábado, seja bem-vindo mais uma vez! Pois bem... Hoje inicio fazendo uma perguntinha bem simples e que exige uma resposta básica. Vamos lá! Pois bem... você sabe qual é o significado de saúde? Então não pare de ler.

 

Em 1946 a Organização Mundial da Saúde (OMS) conceituou que a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, não apenas a AUSÊNCIA DE AFECÇÕES. Em outros termos: O conceito de saúde vai além da saúde, aliás, pode ser ainda mais amplo. Saúde é ter qualidade de vida. Estando em equilíbrio com as condições físicas, psíquicas e sociais fica mais fácil nos mantermos saudáveis. Dificilmente paramos para pensar o que é ter saúde. Grande parte de  nós insiste em viver imaginando que saúde é quando não se tem nenhuma doença. Leitor... essa ideia fortalece uma das concepções mais enraizadas e limitadas de nossa sociedade, acredite. Então do que se trata saúde e o que é ser uma pessoa saudável?

 

Em 1986 foi realizada em Brasília a VIII Conferência Nacional da Saúde, um grande marco na área da saúde no País. Essa conferência teve papel fundamental para o fortalecimento do conceito ampliado de saúde, ratificado em 1988 na Constituição Federal. 

 

No conceito de saúde foram incluídos diversos fatores como determinantes e condicionantes dos níveis de saúde da população, como: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer e o acesso que a população tem aos bens e serviços que lhe são essenciais e de direito. Com base nas determinações dessa conferência, a Constituição Federal criou o Sistema Único de Saúde (SUS), que representou a consolidação dos preceitos da Reforma Sanitária de décadas anteriores.

 

O principal conceito de saúde e que dificilmente podemos não esquecer. Para ser uma pessoa saudável não basta não estar doente, é necessária a aplicação de um conjunto de hábitos que de modos combinados, contribuem para o menor risco de desenvolvimento de doenças, independente sejam elas físicas ou mentais. Para sermos saudáveis deve-se colocar em prática o conceito de saúde que a própria OMS definiu. Em outras palavras, é colocar em prática hábitos que nos provoquem satisfação cotidiana e prevenção de problemas no futuro, por exemplo, manter uma rotina que diminua o estresse, ter boas amizades, manter um equilíbrio emocional e socioeconômico etc. Só assim, é possível dizer que “TEMOS SAÚDE”.

 

Fiz uma pesquisa no Ministério da Saúde e encontrei dados de uma pesquisa em que, nos últimos anos, o brasileiro registrou crescimento da obesidade, diabetes e hipertensão, ou seja, doenças que são fatores de risco para problemas ainda mais graves. Essa alarmante pode ser reduzida com a prática de hábitos saudáveis e com dicas simples que podem nos colocar no caminho certo.

 

Comecemos com o hábito de dormir bem, pois o tempo tem que ser suficiente para descansar; o ambiente deve propiciar um sono estável durante toda a noite;  alimente-se com produtos naturais, evite alimentos gordurosos e enlatados (ricos em sódio) e prefira frutas, legumes, verduras e integrais; Hidrate-se com água em todos os períodos do dia; Busque novos desafios, pequenos ou grandes; Encontre tempo para o lazer com amigos e familiares; Está entediado? Procure um hobby novo ou tente aprender algo inédito. Realize o check-up médico anualmente tratando doenças preexistentes para que não se desenvolvam; Evite o tabagismo. Se beber, beba sem excessos... Ahhh e NÃO se esqueça de sorrir mais, uma vez que, o bem-estar emocional é fundamental para a manutenção do nosso físico.

 

Enfim, a conclusão que deixo é a de que, dependendo do modo como o público entenda o que é saúde e como nos mantermos saudáveis, fica muito mais fácil observar e avaliar se de fato tem saúde ou não.

 

Até breve!

 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90