Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/07/2022 às 08h00min - Atualizada em 09/07/2022 às 08h00min

Quais são as alergias que mais atingem os brasileiros?

TÚLIO MENDHES

Ontem, dia 8 de julho,  foi comemorado o Dia Mundial da Alergia. Essa data é  definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o objetivo é a conscientização. “Superficial” ou “grave”, a alergia pode apresentar risco iminente de óbito, isto significa que, alimentos, medicamentos, pelos de animais, insetos, alergias cutâneas (da pele), respiratórias etc. podem levar a pessoa à morte. 

Por isso, é importante sabermos alguns dos principais tipos de alergias e que tipo de reações podem desencadear tais reações alérgicas. Entre os tipos de alergia a com maior incidência é a alergia respiratória. A rinite alérgica é a que tem maior incidência, com 25%, seguida da asma alérgica que atinge aproximadamente 20% de crianças e adolescentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 35% da população brasileira possui algum tipo de alergia.

Os tipos de alergias mais comuns que acomete os 35% de brasileiros, segundo a OMS são: ALERGIAS DE PELE: Entre as mais comuns estão à urticária alérgica, a dermatite de contato e o angioedema; ALERGIAS A MEDICAMENTOS: Aproximadamente 12% dos brasileiros já apresentaram algum tipo de reação alérgica a medicamentos, ela se manifesta através de sintomas na pele, como coceira, erupções cutâneas, inchaço dos lábios e angioedema; ALERGIA A PICADA DE INSETOS: Esse tipo de alergia, os sintomas aparecem de forma localizada, com coceira intensa, vermelhidão, inchaço, sensação de calor e aparecimento de bolhas. Entre os insetos que causam alergias mais frequentes estão os pernilongos e borrachudos, formigas, pulgas, carrapatos, vespas e abelhas; ALERGIAS ALIMENTARES: Entre os alimentos que mais desencadeiam alergias estão o leite de vaca, ovo, trigo, crustáceos (principalmente camarão) e amendoim. Os corantes artificiais e outros aditivos também podem causar reações alérgicas. Costumam se manifestar através de sintomas como diarreia, dor abdominal e vômito, mas também por meio da pele, como vergões, urticária e coceira. 

Por isso a importância de se identificar qual o tipo de alergia e o que está acontecendo em nosso organismo. 

Embora existam testes de alergia, geralmente, se descobre o problema de maneira espontânea a partir do contato com o alérgeno. Todavia, em alguns casos, uma manifestação leve pode não ser levada em conta, e é preciso investigar e confirmar o quadro, evitando o agravamento. Entre os testes de alergia disponíveis estão exames de laboratório (IgE total e IgE específica no sangue); Testes cutâneos de contato; Exames de imagem, como tomografia e raio-x; Dietas de eliminação; Testes de provocação.

Ao confirmar a  presença de uma alergia, o tratamento é feito de forma associada: tratamento clínico somado a medidas de controle do ambiente. Quando o tratamento clínico falhar, é possível contar com a imunoterapia alérgeno-específica.

Entre os medicamentos mais utilizados para tratar os diversos tipos de alergia estão os anti-histamínicos orais (chamados de antialérgicos), descongestionantes sistêmicos, corticoides e vasoconstritores.

IMPORTANTE! Em caso de reação alérgica, é fundamental procurar um médico alergista para investigar a doença e buscar tratamento. 

Até a próxima.

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90