Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 04/06/2022 às 08h00min

Por que as pessoas sentem medo de amar? Especialista explica

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!

O medo é, acima de tudo, um sentimento com intenção de proteção, tanto que, quando bem equilibrado, contribui para o bem-estar e sobrevivência. Mas, por ser uma emoção forte, muitas vezes pode ser difícil ficar diante de um objeto ou situação que causa medo, o que gera um mal-estar muito grande. Com isso, é natural ficarmos bem longe de tudo e todos que nos estimulam essa emoção.

Isso acontece, inclusive, com as pessoas que sentem medo de amar e se entregar a uma relação mais profunda. A cumplicidade e o vínculo, para alguns, é algo terrível e assustador até mesmo de se imaginar. Esse tipo de sentimento gera desgaste e frustração.

Não querer se relacionar pode ser uma opção consciente. Mas há aqueles que querem e não conseguem e com isso vem a tristeza, mais medo e desencontros.

O medo pode ter nascido de uma relação mal sucedida e traumática do passado, isso infelizmente, pode ocorrer em qualquer idade e com qualquer pessoa. Quando se vive muitos relacionamentos mal encaixados e de baixa qualidade esse mal-estar pode aumentar e assustar ainda mais, pois a pessoa pode, erroneamente, achar que nunca  vai conseguir ter um bom relacionamento afetivo. Esse tipo de crença piora a autoestima e machuca o emocional de quem vive assim.

Os medos de amar mais comuns são:
Não ser amado de volta
Ter alguém que sufoque e não permita a vida de escolhas do outro
Ser responsável pelo outro (ter que cuidar e não dar conta)
Enfrentar mudanças no estilo de vida, sair da zona de conforto e possível dificuldade de adaptação
Sentir medo da traição
Temer não resistir a tentações e trair
Conviver com pressão familiar e dificuldade de adaptação de todos
Antever privação das amizades
Dividir a atenção entre o amor e trabalho e/ou estudo (ou mesmo outros objetivos individuais)
Sentir timidez, ter que se expor ou se abrir para alguém
Assumir um relacionamento para constituir uma família e filhos.

O que fazer quando se sente medo de amar?
Quem sente medo de amar, de se relacionar, de ter um companheiro (a), de assumir uma relação precisa fazer uma autoanálise para poder entender o que está por trás dessa emoção. Não é só uma questão de não se deixar abater pelo medo ou enfrentar sem preparo. É preciso uma consciência maior do que está havendo. Deixar de viver uma vida plena por medo, insegurança e dúvidas é muito limitante. O maior prazer da vida é poder ter liberdade de escolha. Ser capaz de ser inteiro e contribuir para o bem-estar pessoal e do outro em uma relação íntima de aprendizado, ensinamento e troca é muito gratificante.

O processo de cura e melhoraria através da psicoterapia é indicado para:
Autoconhecimento
Compreensão das emoções
Mudança de estilo de pensamento (se necessário)
Superação de crenças negativas
Fortalecimento da autoestima
Cura do medo.

O tratamento é direcionado para a compreensão e cura da base, do que permeia o medo. As técnicas usadas podem ser de cura de trauma, aprendizado de comunicação, estimulação da capacidade de se expor e criar vínculos com os outros. São muito bem indicados os tratamentos com uso de técnicas de PNL, Novo Código da PNL, EMDR, Coaching de Vida e Terapia Breve, pois são excelentes para o bem-estar, qualidade de vida e força emocional.

Bom fim e boa semana!

Fonte:  Dra. Adriana de Araújo - https://www.minhavida.com.br/


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90