Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/03/2022 às 08h00min - Atualizada em 26/03/2022 às 08h00min

Mau humor é doença?

KELLY BASTOS (DUDI)
Foto: Pexels
Bom dia!

Quem nunca acordou de mau humor, de cara virada para a vida, ou simplesmente ficou irritada (o) de uma hora para outra no meio do dia? Essa condição acompanha muitos por aí de vez em quando, mas, em alguns casos, pode ser um problema recorrente ou estar presente o tempo todo.

Segundo a psicóloga e nossa consultora, Eliana Alves Pereira, “é natural ficar de mau humor quando algo nos incomoda, como pegar um congestionamento muito ruim ou estar na presença de alguém que fica pisando no nosso pé”. Isso acontece porque, de acordo com ela, “O humor determina a forma com que nos relacionamos com os outros e com que lidamos com nossos problemas”.

Agora, engana-se quem acha que mau humor é só irritação ou cara feia, ou quem acha que ficar assim toda hora é normal. Ele pode ser um problema mais sério do que aparenta. Entenda alguns sintomas do mau humor e saiba exatamente quando ele se torna perigoso, de acordo com as orientações da profissional.

Sintomas do mau humor: muitos pensam que o mau humor em si é um sintoma, mas, segundo a psicóloga, o mau humor patológico traz embutidos outros sentimentos como intolerância, impaciência, baixo nível de energia e até tristeza. A pessoa se sente irritada, reclama de tudo e só enxerga o lado negativo das coisas.

“A autoestima da pessoa ‘mau humorada’ é sempre baixa, uma vez que no fundo ela não se gosta e não se valoriza. Não é uma pessoa bem-sucedida profissionalmente ou socialmente porque cria muitas inimizades alimentadas por mal entendidos”, explica.

Fora isso, existem vários tipos de mau humor. O frustrado, que tem enxaquecas, cansaço e falta de confiança, se queixa muito e está sempre com raiva. Também sente dores musculares com frequência e não é raro que desenvolva artrite e cefaleia.

Tem também aquele que despreza tudo, anda de sobrancelhas para cima, rosto severo e é muito crítico. Vive permanentemente intolerante e sem disposição. Sofre com gastrite, úlcera, acidez e até alergias.

Quem está sempre de bico também entra na lista. Tem postura agressiva, está sempre na defensiva. Fica indignado de forma permanente e é mais suscetível a problemas cardiocirculatórios, hipertensão e infarto.

Há também aqueles que estão sempre tristes, com a boca e os olhos sempre para baixo. Amargurado, passivo e conformado; este tipo não aceita a realidade, é pessimista, mas não faz nada para mudar sua realidade. Pode ter problemas de imunidade e caminhar para a depressão.

Mau humor de manhã: e por que algumas pessoas já acordam de mau humor? De acordo com a nossa consultora, “levantar de mau humor logo nas primeiras horas da manhã está diretamente relacionado com um sono ruim. Por isso, é importante pesquisar as causas para que o problema não se agrave”. Estudos comprovam que noite mal dormida, que leva ao mau humor matinal, pode ter diversas causas. Podem ser desde problemas estruturais da cama, passando pela má alimentação e pela ansiedade natural e até depressão. Ter mau humor matinal, no entanto, não significa necessariamente que a pessoa sofre de um problema permanente. Mas, quando saber se é um simples distúrbio passageiro?

Mau humor ou depressão? “Aos que explodem por qualquer motivo, só pensam de maneira negativa e não conseguem se relacionar bem com quem quer que seja por causa do mau humor, é bom saber que talvez haja um problema psiquiátrico associado a isso”, alerta a psicóloga Eliana Alves Pereira. O grande ponto é quando esses comportamentos e as alterações do estado de humor vão além do mau humor matinal e/ou passageiro, e acabam sendo constantes e prejudicando o cotidiano e a própria vida. Nesses casos, pode ser que outras questões emocionais mais sérias estejam se manifestando também, como depressão, ansiedade ou outros transtornos.

Quando o mau humor é doença: distimia - Quando o quadro é permanente, o mau humor vira doença, e o nome dela é distimia. “Reconhecida pela medicina nos anos 1980, ela é uma forma crônica de depressão, só que com sintomas mais leves”, explica a psicóloga. Este transtorno mental afeta ao menos 180 milhões de pessoas no mundo. Quando não tratadas, as pessoas com distimia tendem a se isolar. “A doença não deve ser subestimada, pois o paciente corre um risco 30% maior de desenvolver quadros depressivos mais sérios”, alerta a especialista. 

Segundo ela, a pessoa fica irritada porque está chovendo ou porque está sol. Tudo é motivo para mau humor. Uma característica comum é a irritação e preocupação excessiva até quando a situação é positiva. O doente consegue ver problema em casos aparentemente 100% benéficos, como ganhar na loteria. Eles apresentam tristeza, pessimismo, baixa autoestima e falta de prazer na maioria das atividades. Enquanto o indivíduo com depressão grave fica paralisado, quem tem distimia continua tocando a vida, mas está sempre reclamando. Só enxerga o lado derrotista de tudo e não sente prazer em nada. “A diferença entre ele e o resto dos mal humorados é que os últimos se queixam de um problema, mas param diante da resolução. Já a pessoa com distimia não fica feliz nunca porque começa a pensar em efeitos negativos, como ser alvo de assalto ou sequestro”, aponta Eliana.

Finalizando, a psicóloga aconselha: “Para quem desconfia de ter algo mais grave do que o simples mau humor, que todos nós temos de vez em quando e é perfeitamente normal, é indicado procurar um profissional capaz de avaliar a situação e, assim, tomar a melhor providência”.

Bom fim e boa semana!

 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.



Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90