Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/02/2022 às 08h00min - Atualizada em 22/02/2022 às 08h00min

Mateus Carvalho treinou em São Paulo

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho (foto), ambos da equipe CDDU/Praia Clube/Futel, e o treinador Glênio Fernandes, da Aparu/Futel, participaram da segunda fase de treinamento da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica de 2022. O evento foi realizado em São Paulo, entre 17 e 22 de fevereiro, como forma de preparação para competições nacionais e internacionais previstas para este ano.
 
As convocações de Mateus, Oscar e Glênio para a Seleção Brasileira têm sido frequentes em treinamentos e competições, o que tem ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel em Uberlândia. Mesmo durante a pandemia, a Fundação manteve a rotina de treinamento de todos os paratletas de alto rendimento com chances de convocação para competições nacionais e internacionais. No caso da bocha, os treinos são realizados no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com todos os cuidados preventivos necessários, como uso obrigatório de máscara de proteção e distribuição de álcool em gel.
 
“Fiquei muito feliz com a participação e espero dar o meu melhor, pois sei que teremos um ano de muito trabalho à frente, com foco em diversas competições e na preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024”, disse Mateus Carvalho.
 
Aos 29 anos, o paratleta soma importantes conquistas nacionais e internacionais ao longo da carreira, como o bicampeonato brasileiro (2015 e 2018), medalhas de ouro na Copa América de pares e equipes (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021).
 
RETORNA EM MARÇO O AMADOR DA LIGA
Depois de praticamente dois anos sem atividades nos equipamentos esportivos da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o esporte amador da cidade está prestes a retomar seu espaço. A Fundação elaborou e divulgou seu calendário de eventos para 2022. Dentre as atividades programadas estão competições tradicionais que não puderam ser realizadas nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia da Covid-19, como a Copa Futel de Futsal Masculino e Feminino, a Copa Futel de Futebol de Campo (nas versões de Base, Adulto, Máster), a Corrida do Trabalhador e a Corrida Desafio do Parque. O cronograma também inclui atividades de lazer e recreação, como a Colônia de Férias, prevista para julho.
 
Segundo o diretor de esportes da Futel, Emerson José Brasileiro, estão programados quase 100 eventos entre fevereiro e dezembro. “A Futel fez um planejamento completo, com o objetivo de promover atividades nas mais diversas modalidades esportivas. Além disso, teremos aulas de iniciação esportiva e qualidade de vida ao longo de todo o ano, em todos os espaços da Futel, com capacidade para atender até 21.090 pessoas”, ressaltou.

Além dos campeonatos internos da Futel, estão previstas competições abertas ao público em modalidades como futebol, futsal, vôlei, vôlei de praia e corrida. “São eventos tradicionais, sempre muito aguardados pela população, ainda mais depois de uma interrupção de dois anos. A expectativa é de um ano repleto de atividades e com muitas opções de saúde, lazer e qualidade de vida para todos, sempre respeitando as deliberações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19”, disse o diretor geral da Futel, Edson Cezar Zanatta.
 
Os campeonatos promovidos pela Liga Uberlandense de Futebol, principalmente o amador, em suas duas divisões, são a coqueluche do futebol da cidade aos domingos pela manhã, ocupando vários poliesportivos. O Amador da LUF é patrimônio da cultura esportiva de Uberlândia, envolvendo um grande público, que comparece aos domingos aos locais onde acontecem os jogos, como forma de lazer para o torcedor em seus próprios bairros.
O Campeonato Amador da Divisão Especial, que inicialmente estava marcado para começar no dia 13 de março, passou para o dia 27, atendendo ao interesse e decisão da maioria dos clubes.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90