Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/11/2021 às 08h00min - Atualizada em 12/11/2021 às 08h00min

Bocha paralímpica para Uberlândia

ALBERTO GOMIDE

O paradesporto de Uberlândia continua se destacando nacionalmente. Paratletas de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) conquistaram, no fim de semana, medalhas no Campeonato Brasileiro Masculino de Bocha Paralímpica 2021 (foto), disputado no Centro de Treinamento Ivo Varella, em Joinville (SC). Luiz Humberto Filho, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), ficou com o ouro no campeonato intermediário, classe BC1, e Mateus Carvalho, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), com o bronze na competição principal, na classe BC3. No total, a competição teve participação de 197 pessoas, sendo 85 atletas e 112 oficiais (entre treinadores, assistentes esportivos e fisioterapeutas), de 35 equipes de todo o país. A Aparu/Futel foi representada por cinco atletas e seis oficiais e a CDDU/Praia Clube/Futel por um atleta e dois oficiais.

 

Mesmo durante a pandemia, a Futel manteve a rotina de treinamento de todos os paratletas de alto rendimento com chances de convocação para competições nacionais e internacionais. No caso da bocha, os treinos são no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com todos os cuidados preventivos necessários, como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara de proteção e distribuição de álcool em gel.  

 

MINEIRO DE BASE 

DEFINE FINALISTAS 

 

A Federação Mineira de Futebol está realizando o campeonato da categoria sub-17 em duas divisões. A Primeira Divisão começou com 10 equipes, jogando entre si em turno único para classificar as oito melhores pontuadas para seguirem nas disputas. Encerrada a fase inicial, a classificação ficou assim: Cruzeiro com 22 pontos, Atlético Mineiro com 21, América com 20 e Athletic Club de São João del Rei com 19, Minas Boca de Sete Lagoas com 14, Inter de São Gotardo e Futgol de BH com 10, Dinamo de Araxá com 8, Santarritense de Santa Rita do Sapucai com e Funorte de Montes Claros com 3 pontos. Os dois últimos foram eliminados. A segunda fase – quartas de final – ficou da seguinte maneira, em jogos de mata-mata: Cruzeiro 3x1 e 0x0 Dinamo; América 2x0 e 0x0 Inter de São Gotardo; Atlético Mineiro 1x0 e 1x0 Futgol de BH; e Athletic Club também 1x0 e 1x0 Minas Boca. Nas semifinais, foi realizada no sábado passado a primeira rodada, mostrando empate de 1x1 entre América e Atlético, e vitória do Athletic Club sobre o Cruzeiro por 1x0. A pontuação geral dos 4 semifinalistas mostra Atlético com 27, Cruzeiro com 26, Athletic com 25 e o América com 24 pontos. Neste sábado define-se os dois finalistas com os jogos da volta: Cruzeiro x Athletic e Atlético x América. 

 

XV DE NOVEMBRO E 

ESSUBE ELIMINADOS 

 

Além da Primeira Divisão, a FMF realiza também o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão na categoria sub-17. A cidade de Uberlândia contou com duas equipes nesta competição: o XV de Novembro Esporte Clube e o Essube – Esporte Social Uberlândia. Na fase preliminar as 13 equipes foram distribuídas em dois grupos, a saber: Grupo A – América Futebol Clube/Teófilo Otoni, Associação Desportiva Internacional de Minas/Itaúna, Clube Atlético Serranense/Nova Serrana/Grande BH, Esporte Social Uberlândia – Essube/Uberlândia, Guarani Esporte Clube/Divinópolis, XV de Novembro Esporte Clube/Uberlândia; Grupo B –  Araguari Atlético Clube/Araguari, Associação Esportiva Uberabinha/Juiz de Fora, Atlético Clube Três Corações/Três Corações, Bétis Futebol Clube/Ouro Branco, Pouso Alegre Futebol Clube/Pouso Alegre, Sport Club Aymorés/Ubá, Varginha Esporte Clube/Varginha.

 

A primeira fase teve turno único e os três melhores de cada grupo avançaram para disputar um hexagonal final, em que os três mais bem classificados sobem para a Primeira Divisão. Na etapa inicial a posição das equipes foi a seguinte: Chave A – Inter de Minas com 12 pontos, Serranense e América-TO com 8, XV de Novembro com 6, Essube com 5 e Guarani com 1 ponto; Chave B – Varginha com 12 pontos, Três Corações com 11, Aymorés com 10, Uberabinha com 9, Araguari com 7, Pouso Alegre com 5 e Betis com 2 pontos. O hexagonal final começa neste sábado com os 6 classificados: Inter de Minas, Serranense, América-TO, Varginha, Três Corações e Aymorés. 

 

A participação dos representantes de Uberlândia na competição foi a seguinte: o XV de Novembro terminou a fase em 4º lugar no grupo, com uma vitória, três empates e uma derrota em cinco partidas; o Essube foi o 5º colocado, obteve uma vitória, dois empates e duas derrotas também em cinco jogos. No jogo entre os dois uberlandenses houve empate em 2 a 2. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90