Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/07/2021 às 09h00min - Atualizada em 17/07/2021 às 09h00min

É possível manter a paz interior apesar das circunstâncias?

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!
 
Jean-Pierre de Oliveira explica como podemos manter a nossa paz interior, mesmo quando tal parece uma missão impossível.
 
“quando sente que tudo conspira contra si. Quando está naquela fase em que parece que nada lhe corre bem. Quando parece não existir forma de resolver uma situação problemática, ou que já não aguenta com tanta coisa a acontecer, ao mesmo tempo à sua volta, não se deixe levar pelo desespero.
 
A chave para o sucesso está nestas duas atitudes:
- ser mais confiante;
- não carregar a responsabilidade dos outros.
 
A autoconfiança é a essência da vida social
Lembre-se que tudo na vida tem, pelo menos, duas perspectivas. Conhece a alegoria do copo meio cheio? Pois bem, a solução está nesta capacidade de pegar nos seus desafios e encará-los como oportunidades.
 
Ser otimista não é ser ingénua, é mostrar maturidade. Comece agora a ver o bom no absurdo e no exasperante. Agarre as oportunidades que a vida lhe apresenta e torne-se numa melhor pessoa.
 
Tente, antes de mais, esclarecer se há algo que pode fazer para mudar as circunstâncias; caso contrário, desapegue-se do que não está ao seu alcance poder mudar, mas apresse-se a fazer o que puder para lidar com os problemas inevitáveis, aqueles que pode resolver no imediato. Avance!
 
Aceitar o que não se pode mudar, praticar a gratidão e ocupar a mente com a intenção de se manter positiva, irá trazer-lhe a paz interior que procura.
 
Use as dificuldades, já que não as pode fazer desaparecer! Tudo, verdadeiramente tudo, é uma questão de perspectiva; veja estes exemplos:
 
• quando sentir que não está onde gostaria do ponto de vista emocional, não desista! Basta mudar o seu olhar. Pare e reflita. Mentalize-se de que tudo o que lhe acontece tem o seu motivo e que tem algo de importante para aprender neste momento: está, portanto, no caminho certo, basta manter a atenção no presente.
 
• quando sente que tem razão, mas que ninguém valida a sua posição, entenda que os outros podem não alcançar a sua perspectiva. Cultive o seu sentido de humor, seja mais tolerante e modere as suas convicções. Não argumente mais. Poderá, desta forma, libertar a tensão interior sem criar discussões frustrantes. A tolerância é o caminho para se viver em paz.
 
Aceitar o que não se pode mudar, praticar a gratidão e ocupar a mente com a intenção de se manter positiva, irá trazer-lhe a paz interior que procura. Não deixe que as coisas menos boas a atrapalhem e confie nas suas capacidades.
 
Não carregue com as responsabilidades dos outros
Não procure acrescentar mais peso às suas responsabilidades quando procura dar suporte aos seus próximos: os seus amigos, colegas e familiares que, de uma forma ou de outra, a procuram numa base regular para partilhar os seus problemas.
 
É claro que deve ajudar os outros, estender a mão e estar pronta para dar um abraço. Todavia, esta sua tendência para a benevolência não pode levá-la a sacrificar-se, deixando-a constantemente esgotada e sem forças, enquanto os outros se aliviam do peso das suas responsabilidades.
 
E é assim que vai acumulando o peso que carrega na sua mente. Pode ser muito forte, sim, mas acontece aquilo que não esperava: a sobrecarga emocional, que provoca alterações do sono, bem como excesso ou falta de apetite.
 
É claro que as emoções básicas fazem parte de nós e todos temos altos e baixos. Somos fortes, muito fortes, mas as emoções ficam à flor da pele e, por vezes, passam à frente da razão. Perdemos o controle das nossas palavras, queremos o reconhecimento e compaixão no olhar dos outros. Mas ninguém nos entende, afinal sempre fomos fortes! Só que já não dá…
 
Precisa deixar de querer provar que é uma supermulher. Em contrapartida, necessita ser mais humilde e honesta, principalmente consigo própria.
 
O equilíbrio pode regressar se largar todo este peso que acumulou voluntariamente. Corpo e mente estão conectados: cuide de si por fora e por dentro. As pessoas vão e vêm, mas você fica. Trate-se bem.
 
Não culpe ninguém, nem mesmo o seu karma
Foque-se em modificar a sua forma de pensar. Desenvolva a intenção de ver o mundo de uma perspectiva mais positiva, bem como a intenção de desenvolver a sua paz interior. Como? Ora veja:
 
1. Faça meditações de pensamento positivo;
2. Leia frases inspiradoras numa base diária;
3. Escreva o que gostaria de ver, ter e sentir.
 
Poderá, assim, desviar intencionalmente a sua atenção daquilo que não gosta e não quer para si. Lembre-se que tudo o que é mau tem o seu lado bom.
 
O seu sorriso é a sua melhor arma, por isso, sorria mais. Irá transmitir positividade, mas também ajudar a melhorar o seu sistema emocional. Assim, e apesar de saber que não pode controlar o mundo à sua volta, poderá manter a sua paz interior”.
 
Bom fim e boa semana!



Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90