06/02/2021 às 08h00min - Atualizada em 06/02/2021 às 08h00min

Como lidar com pessoas difíceis?

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!

Durante a nossa vida, nós nos relacionamos com inúmeras pessoas e, devido às diferentes personalidades existentes, nem sempre isso é uma tarefa fácil. Existem indivíduos extrovertidos, calmos, atentos, alegres, tímidos, agressivos, entre tantas outras características, ou seja, o mundo é composto por seres humanos com crenças, valores e experiências diversas.

Por conta das diferentes personalidades que existem, é normal, em algum momento, seja em casa, no trabalho, na escola, na vizinhança ou em um relacionamento, nos depararmos com pessoas difíceis, que não combinam com as nossas opiniões e valores.

Concordam?

Quem nunca perdeu a paciência com as atitudes de alguém? Cada um possui sua história de vida, o que provoca reações diferentes em cada situação. Porém, levando em conta que, mesmo sendo conturbado ter que lidar com certos tipos de personalidades e que ninguém é descartável, é muito importante adotar estratégias para lidar com indivíduos assim no dia-a-dia e, então, construir relações pacíficas e saudáveis.

Segundo a psicóloga, e nossa colaboradora, Eliana Alves Pereira, “O grande problema é quando a outra parte espera que você aja do jeito ela quer. Saber como lidar com pessoas difíceis realmente não é uma tarefa fácil. Afinal, elas estão sempre dificultando o andamento das coisas, reclamam o tempo todo e colocam a culpa dos problemas nos outros. Todos concordam que esses comportamentos são irritantes, mas bater de frente não é a solução”. “Conviver com pessoas difíceis requer se colocar no lugar do outro e entender o motivo pelo qual ele age assim e é, também, esforço e compreensão. Em geral, as pessoas difíceis não têm noção de que suas atitudes irritam os outros. Para lidar da melhor forma possível com essa situação, entenda um pouco mais sobre o comportamento de pessoas difíceis”, de acordo com a profissional.

Comportamento de pessoas difíceis - O que caracteriza uma pessoa difícil é a maneira como ela enxerga e encara o mundo, as situações e os outros indivíduos. Veja as características de pessoas difíceis:

São inflexíveis, pois não buscam entender as coisas; Gostam de impor ideias, opiniões e exigências; Veem dificuldade até nas situações mais simples; Estão constantemente reclamando de algo; Fazem críticas destrutivas; Transferem a culpa dos seus erros e frustrações para os outros; São agressivas e intimadoras; Não levam em consideração os sentimentos e necessidades do próximo; Têm dificuldade para se relacionar; Possuem altos níveis de ansiedade; Abusam do poder; Julgam de forma constante Veem no erro do outro, a oportunidade de tirar vantagem; Não recebem bem feedbacks; São pessimistas; Perdem com facilidade o autocontrole; Têm problema com autoimagem; Não conseguem tomar decisões de forma rápida; Hesitam em assumir a responsabilidade dos seus atos; Sugam a energia das pessoas a sua volta; São altamente intolerantes; Têm bloqueio para receber ordens e regras; Não possuem inteligência emocional.

Dicas de como lidar com pessoas difíceis – “Por mais que pareça absurdo, o segredo para aprender a lidar com pessoas difíceis é tentar compreender por que elas têm essa postura. Atacar a origem do problema é agir de forma racional e evitar conflitos que prejudiquem o relacionamento com essas pessoas. Essa atitude também ajuda a manter os seus dias mais harmônicos e leves. Deixo algumas dicas para praticar no dia-a-dia que o levarão a entender como lidar com pessoas difíceis”.

Sua felicidade em primeiro lugar - Uma das características de uma pessoa difícil, é provocar discussões e causar polêmica. Por conta disso, busque em primeiro lugar, ser feliz. Não deixe que toda a negatividade e agressividade te atinja, concentre-se em você, nas suas boas qualidades, naquilo que te faz bem e não assuma uma responsabilidade que não é sua.

Entenda os seus limites - Você não tem controle sobre os atos dos outros, mas pode escolher como se comportará nas mais diversas situações. Busque o autoconhecimento para entender os seus limites e saber como reagirá às atitudes das pessoas difíceis. Com esse plano de ação, você poderá encerrar o assunto quando elas fizerem algo que não aceita ou que tomem proporções incontroláveis.

Promova reflexões - Gere perguntas à pessoa e faça com que ela reflita sobre o seu comportamento e sobre as situações. Além de fazê-la olhar para si e sobre seus atos, você também a encoraja a mudar de forma positiva. Perguntas como: Por que você está tão agressivo? Qual é o problema? O que te deixou tão ansioso? Podem ser um bom começo para gerar reflexões.

Não caia nas provocações - Saber como lidar com pessoas difíceis envolve respirar fundo para não cair nas provocações que elas causam frequentemente. Argumentar ou explicar seu ponto de vista pode não surtir efeitos positivos. Muito pelo contrário: seus comentários podem causar contra argumentações que certamente terminarão em situações desagradáveis. Nesses momentos, atente-se à forma como está conduzindo o diálogo e evite discutir para, assim, não entrar na frequência da pessoa e ter a sua energia sugada.

Seja compreensivo - Os nossos comportamentos são baseados em nossas vivências. Entender isso é regra fundamental para aprender como lidar com pessoas difíceis. Isso não significa compactuar com a situação, mas somente não a piorar.

Não leve para o lado pessoal - Tenha certeza de uma coisa: uma pessoa difícil geralmente é assim com todos a sua volta, então não leve nada para o lado pessoal. Não se sinta ofendido com o comportamento, as ações e as opiniões dessa pessoa.

Finalizando, “Ao invés de julgarmos apenas o comportamento dos outros, também precisamos olhar para as nossas atitudes. Será que você não é uma pessoa difícil de se conviver? A autoavaliação   ajuda a não cometer com os outros aquilo que não gosta  que façam a você”.

Bom fim e boa semana!


Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Relacionadas »
Comentários »