Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/05/2017 às 13h57min - Atualizada em 29/05/2017 às 13h57min

Alimentos que ajudam a melhorar gripes e resfriados

ADRIANA KARIMI MANISH* | COLUNISTA

A temperatura começa a cair e a apresentar a época mais elegante e mais gostosa do ano. Época de ficar juntinho com quem se ama, assistindo um filme debaixo do edredom. Época de caldo, chocolate quente, de dormir grudadinho. Mas também é uma época em que costumam aparecer alguns problemas de saúde.

Quem nunca ficou refém de uma gripe ou resfriado? Isso tudo se deve à baixa imunidade do nosso organismo. Para fortalecer seu sistema imunológico e não ficar de cama, uma alimentação saudável torna-se fundamental.

Você pode manter seu sistema imunológico fortalecido desde a primeira até a última refeição. Para isto, basta consumir algumas substâncias, como ômega 3 e vitaminas A e C, que encontramos em alguns alimentos.

 

Entenda melhor sobre gripes e resfriados

Gripes e resfriados são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes, mas com sintomas bem comuns. Por este motivo, que muitas pessoas acreditam que se trata da mesma doença. Veja algumas semelhanças entre as gripes e resfriados:

– Gripe e resfriado são infecções bastante comuns;

– Gripe e resfriado podem causar sintomas respiratórios altos, como coriza, tosse e espirros;

– Gripe e resfriado apresentam forma de contágio semelhante;

– Gripe e resfriado são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra.

 

Algumas diferenças:

- Existem duas principais características que distinguem gripe e resfriado: a febre e o estado geral do paciente. Nos resfriados, a febre é bastante incomum. Já em casos de gripe, a febre se faz presente e acima de 38 °C.

- Na gripe, é mais comum o paciente apresentar-se mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos disposto, apenas incomodado com estes os sintomas.

 

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:

- Ricos em Vitamina A - abóbora, manga, cenoura, brócolis, espinafre, agrião, couve e tomate.

- Ricos em Vitamina C - laranja, kiwi, acerola, maracujá e tangerina, abacaxi e morango.A Vitamina C merece um destaque especial. Muitas pessoas aumentam a ingestão de vitamina C, já que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.Porém, vale ressaltar que o nosso organismo absorve até no máximo 80 miligramas de vitamina C por dia (valor referente a umadulto, variando entre homens e mulheres).O que ultrapassa essa conta simplesmente é eliminado na urina. Isso acontece, por exemplo, com os suplementos vitamínicos, que em média oferecem 1 grama do nutriente.É importante saber que a vitamina C em excesso pode se tornar um agente oxidante, em outras palavras, contribui para o envelhecimento. As frutas ricas em Vitamina C devem ser consumidas extremamente frescas.

- Iogurte ou leite fermentado: o consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajuda a melhorar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imune porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe.

 

Enfim, é se cuidar, fortalecer, beber muito liquido, evitar lugares fechados e aglomerados e aproveitar tudo de bom que essa época tem.

(*) Gestora de Qualidade

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90