Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/10/2020 às 08h00min - Atualizada em 04/10/2020 às 08h00min

O que fazer quando tudo parece perdido?

KELLY BASTOS (DUDI)

Bom dia!
 
Existem situações que podem nos fazer perder o chão e nos levar a acreditar que a vida não tem sentido, que as coisas nunca darão certo.  Olhamos ao redor e não vemos saída para as dificuldades. Os problemas parecem aumentar sem parar e nos sentimos impotentes e sem forças para enfrentá-los. É como se uma nuvem escura nos envolvesse e não deixasse que víssemos uma saída. Dificuldades todos passam de alguma forma.

A diferença é que algumas pessoas não falam das suas dificuldades, enquanto outras reclamam e falam para quem quiser ouvir.  Mas o mais importante em qualquer situação é mantermos a calma e a serenidade, não chegando ao desespero. Devemos manter o equilíbrio e a confiança. Não nos esqueçamos de que são as dificuldades que nos trazem os maiores ensinamentos e nos tornam mais compassivos em relação às aflições dos outros. Não há problema que não tenha solução.

É exatamente quando tudo parece perdido que podem surgir grandes oportunidades de mudar, recomeçar e se reinventar. Você é capaz de encontrar uma luz no final de túnel, mas, para isso, precisa acreditar em si, porque é isso que fará com que enxergue além das aparências e identifique soluções em meio aos problemas. Basta mantermos a calma, a serenidade.
 
10 coisas para se lembrar quando tudo parece perdido
Segundo a nossa colaboradora Eliana Alves Pereira, psicóloga, “quando algo delicado acontece, como um ente querido se vai, um relacionamento chega ao fim ou uma demissão chega, o cérebro tende a focar apenas naquela perda, deixando de lado todas as coisas boas que fazem parte da vida daquela pessoa. Então, nesses momentos, é preciso se forçar a lembrar de certos “detalhes” que fazem toda a diferença, como os dez itens que você verá a seguir”.
 
1 – Existem coisas que estão fora do seu controle - Existem muitas coisas que temos o poder de mudar, contudo, também existem várias outras que fogem do nosso controle. Se você parar e analisar se pode ou não fazer algo a respeito, antes de desperdiçar suas energias se preocupando, certamente irá se poupar de vários dias de preocupação. Entendo que falar parece bem mais simples do que fazer, porém, se realmente se esforçar, conseguirá se libertar desses pensamentos intrusivos que servem apenas para te fazer sofrer.
 
2 – O tempo é poderoso - Nem tudo o que nos aflige deu errado. Muitas vezes o que aconteceu foi apenas que as nossas expectativas não foram atendidas. O elemento mais poderoso para resolver esse tipo de situação é o tempo, pois, através dele, temos a oportunidade de aprender a lidar com o inesperado e fazermos diversas descobertas incríveis. Então, se está se sentindo perdido agora, dê um tempo para si e, quando menos esperar, as coisas irão se encaixar.
 
3 – Errar faz parte do processo de desenvolvimento - Se você não estiver cometendo erros com frequência, é sinal de que há algo errado. Isso parece confuso? Saiba que a falha é um sinal de que está tentando, aprendendo, evoluindo. Por isso, evite se culpar, se sentir incapaz, inferior, pois não é. Lembre-se sempre que apenas aquele que ousa corre o risco de errar, e apenas o fato de mostrar que deseja ir além já é maravilhoso e um grande indício de que chegará lá.
 
4 – Não existem altos sem baixos - Já imaginou se a vida de todas as pessoas fosse perfeita? As coisas boas se tornariam um padrão e deixariam de ter toda a magia que possuem hoje. Como diz um famoso provérbio, não há bem que sempre dure e nem mal que nunca se acabe. Desse modo, se atualmente está vivendo uma fase delicada, tenha a certeza de que irá passar. E, quando a maré boa chegar, desfrute-a ao máximo, porque também não será eterna, afinal, assim é a vida.
 
5 – Os problemas te afetarão até o ponto em que você permitir - A vida de uma pessoa pode estar maravilhosa, mas basta que uma coisa  ruim aconteça para que tudo de bom ao redor dela pareça sumir. Isso é o que acontece quando deixamos nossa mente entrar no piloto automático, porque naturalmente ela dará maior ênfase para o problema, intensificando o sofrimento. Se deseja evitar isso, torne-se consciente em relação a tudo de bom que lhe cerca e seja grato, pois isso te tornará mais forte.
 
6 – Você irá se recuperar - Independente do que tenha acontecido e do quanto esteja sofrendo, se perdeu um emprego que gostava muito ou se foi um relacionamento que chegou ao fim, você irá se recuperar. Pense bem, se acredita que está no fundo do poço, a única opção é emergir e é exatamente isso o que irá acontecer daqui um tempo. Não importa o que tenha sido tirado de você, pois continuará tendo o seu conhecimento, os seus valores, a sua força, as suas experiências.
 
7 – Tudo aquilo que não mata, fortalece - Tudo aquilo que não é capaz de interromper a vida de uma pessoa, a deixa mais forte. Na famosa história “O Conde de Monte Cristo”, Edmond Dantès é mantido preso injustamente durante anos por um homem que desejava tudo o que era dele. Aquela situação degradante não o matou e serviu para deixá-lo mais forte e preparado para buscar sua liberdade. Assim acontece com tudo na vida, pois sempre existe algo a se aprender em meio a uma situação delicada.
 
8 – Talvez já tenha enfrentado situações piores no passado - Você já parou para pensar a respeito da sua força? Se nunca fez isso, aproveite este momento e se torne consciente em relação a todos os momentos delicados pelos quais já passou. Ao fazer isso, se dará conta de que está realizando um excelente trabalho e poderá repetir isso agora, superando mais essa situação, que servirá para te fortalecer e te mostrar o quanto é capaz.
 
9 – O sentido da vida é aproveitar todas as fases - A vida não é como um jogo, em que você se dedica esperando o prêmio no final. Isso porque a recompensa dessa jornada é a própria vida e cada instante dela, como este que estamos vivendo agora. Nesse sentido, procure desfrutar de cada fase, seja ela boa ou ruim, pois é aí que está a grandeza da existência, em dar o seu melhor, desfrutar das coisas boas e estar ao lado de quem se ama.
 
10 – Existem coisas mais importantes na sua vida - Talvez o título deste tópico possa causar certo espanto em um primeiro momento, mas saiba que a intenção não é subestimar o seu sofrimento e sim mostrar que são grandes as chances de que esteja dando ao problema uma importância muito maior do que deveria. Se foi um relacionamento que acabou, com o tempo irá se acostumar e conhecer pessoas novas. Se for uma questão de carreira, poderá encontrar novas oportunidades. E, mesmo que tenha sido a perda de um ente querido, com o tempo a dor se transformará em saudade e, também, continuará tendo outras pessoas especiais por perto, que também merecem o seu carinho.
 
É importante frisar que, se essa sensação de que tudo está perdido não esteja ligada a nenhum problema específico, pode ser sinal de algum problema emocional. Nesse caso, é muito importante que procure ajuda, para que possa realizar o tratamento adequado e voltar a se sentir bem.

“Espero que tenham gostado do artigo e que possam logo se encontrar e ter  força para seguir adiante”, finaliza a psicóloga. Bom fim e ótima semana!


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90