Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/09/2020 às 08h00min - Atualizada em 18/09/2020 às 08h00min

Os 90 anos da Logosofia no Mundo

LOGOSOFIA

O criador da Logosofia, pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche, ao criar a sua obra em prol da superação humana em 11 de agosto de 1930 na cidade de Córdoba, na República Argentina, sabia por antecipação que o movimento logosófico jamais poderia pretender uma rápida e acelerada expansão, pois o seu objetivo maior é de lançar as bases de uma nova cultura para a humanidade, de forma sólida e duradoura, o que, por definição, significa uma meta de longo curso, sem a pressão do tempo das horas, dos dias, meses e anos.

Carlos Bernardo González Pecotche nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 11 de agosto de 1901. Com apenas 29 anos, reagindo contra a rotina dos conhecimentos e sistemas usados para a educação e a formação do ser humano, deu nascimento à Logosofia, ciência de profundo significado humanístico.

Autor de uma vasta bibliografia em vários estilos literários (contos, diálogos, novelas/romance, fábulas, anotas, axiomas, poesia, etc.) e pronunciou também inúmeras conferências, muitas das quais ainda não publicadas. Demonstra sua excepcional técnica pedagógica com o seu original método, que ensina a desvendar os grandes enigmas da vida humana e universal. O legado de sua obra abre o caminho para o cultivo de uma nova cultura e o advento de uma nova civilização que ele denominou “civilização do espírito”.

Em uma de suas conferências pronunciou: “Estou no mundo como os demais homens da Terra e, assim como eles, foi-me dada a oportunidade de conhecer, penetrando em todos os ambientes, tudo quanto possa interessar a meu propósito de bem, que é a grande obra de superação humana que venho realizando.”

Passados 90 anos, as evidências comprovam sobre o que essa Ciência traz como originalidade, suas projeções na vida consciente dos seres humanos, bem como os frutos colhidos por milhares de pessoas de todos os rincões da Terra, desde a América Latina, com as suas sedes culturais instaladas na Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Chile, Equador, Israel e México, por exemplo, como nos tradicionais centros europeus, em países como a Espanha, França, Inglaterra e Itália, enquanto se estende à Ásia, com centro de estudos no Japão, fazendo-se agora presente também na Austrália. 

Isso implica a garantia mais absoluta de seriedade, honestidade e simplicidade, que este movimento de superação das qualidades superiores do espírito propicia.

A Logosofia guia o entendimento humano, levando-o a encontrar soluções dentro de si mesmo para, depois, contribuir com seus semelhantes, igualmente munidos de tão inestimáveis elementos de juízo, no grande esforço para resolver os complexos e tortuosos problemas que afligem a humanidade.

Estuda-se e se pratica a Logosofia seguindo o método que ela mesma estabelece, esse método essencialmente psicodinâmico, prescreve o estudo e prática no individual, complementado com o intercâmbio e prática no coletivo.

A Logosofia apresenta uma nova proposta pedagógica para a educação da humanidade, através da pedagogia logosófica, que revela o mundo interno do ser humano e descreve com precisão como está constituída e como funciona em cada uma das etapas da vida: infância, adolescência, juventude e idade adulta. Conhecer a Pedagogia Logosófica é ter acesso a elementos valiosos sobre a inteligência, a sensibilidade, sobre o pensar e o sentir de cada fase da vida. A base para o trabalho pedagógico está nos conceitos originais apresentados pela Logosofia. 

A Pedagogia Logosófica baseia-se em duas forças: no conhecimento e no afeto, considerado este como a expressão mais elevada e consciente do amor, sendo aplicada nos Colégios Logosóficos, que integram o Sistema Logosófico de Educação, com Unidades Educacionais no Brasil, Argentina e Uruguai.

No Brasil, contamos com 8 unidades do Colégio Logosófico González Pecotche, e aqui em Uberlândia temos uma delas desde o ano de 2008, oferecendo todas as turmas da Educação Infantil e já atendeu mais de 500 alunos.  

O movimento logosófico iniciou-se em Uberlândia em dezembro de 1977. Desde então, milhares de seres passaram por nossa instituição de caráter cultural sem fins lucrativos que realiza palestras públicas para difusão do pensamento logosófico e oferece cursos gratuitos para quem quer conhecer essa ciência.

Em comemoração dos 90 anos da Logosofia no Mundo, foi realizado o lançamento nacional da nova plataforma de Logosofia logosofia.org.br, com a palestra A Logosofia e sua contribuição para a humanidade.

Nesse site é possível mais informações sobre Logosofia, assistir palestras, ler artigos e baixar os livros da bibliografia logosófica.

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90