Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/05/2017 às 12h35min - Atualizada em 20/05/2017 às 12h35min

Importância da água na alimentação

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Que a água é um líquido fundamental para a vida, todo mundo sabe. Também já devem ter ouvido o corpo humano é composto de mais de 60% de água: crianças 59%, e adultos 45-65% de água. Nosso sangue é composto de 83% de água.

A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano. É essencial para dissolver e transportar nutrientes como oxigênio e sais minerais, para manter o bom funcionamento do nosso organismo.

Somente o oxigênio é mais essencial do que a água na manutenção da vida do ser humano. O homem pode viver cinco semanas sem alimentação, mas somente cinco dias sem água em um clima moderado.

Os sintomas da falta de água no organismo são: boca seca, pele seca e murcha, pés e mãos incham com facilidade, e o cabelo tem aparência ressecada.

Mas, se as pessoas sabem da sua importância, por que ainda tantas pessoas, na prática, se esquecem de consumi-la no dia a dia?

Por isso, viemos hoje refrescar a memória de vocês mostrando alguns dos vários benefícios que o consumo desse líquido sagrado pode trazer para a saúde:

– Tem o papel de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo;

– Ajuda a regular a temperatura do corpo;

– Elimina as toxinas através da urina e da transpiração;

– Estimulo o trânsito intestinal;

Essas são apenas algumas das razões de se garantir o consumo regular de água ao longo do dia. A água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor.

A quantidade que deve ser ingerida varia de acordo com a sua rotina. Em geral, aconselha-se a ingestão de, no mínimo, dois litros de água diária distribuídos em quantidades e intervalos regulares.

Outro grande benefício que traz o consumo regular de água é para a saúde da pele, ao garantir a hidratação e favorecer a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Quando há uma perda de água, a pele fica desidratada, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.

A água exerce também um papel fundamental para as crianças, ao auxiliar no funcionamento do organismo, melhorar as funções dos rins, bexiga e intestino. Quem tem crianças em fase de crescimento, já sabe: ofereçam sempre água para elas, pois são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90