Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/06/2020 às 10h17min - Atualizada em 27/06/2020 às 10h17min

Você é uma pessoa dependente emocionalmente?

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!
 
Em meio a tantos dias de situações inesperadas, que causam emoções tanto ou iguais, há um assunto que resolvi trazer aqui exatamente por observar o comportamento  e reações muito depressivas de pessoas ao meu  redor. Vamos lá?

Responda aí: você só se sente feliz quando está perto das pessoas que ama? Você se ama verdadeiramente? Você consegue fazer escolhas e tomar decisões sozinho? Você precisa que as pessoas te elogiem e reconheçam suas qualidades para se sentir capaz? Quanto a sua felicidade e seu bem-estar dependem de outras pessoas?

Segundo nossa consultora Eliana Alves Pereira, psicóloga, “A dependência emocional acontece quando um indivíduo projeta suas expectativas em outras pessoas, passando a depender do outro para se sentir feliz, capaz, para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado. No fundo, o dependente emocional sente muito medo de assumir a responsabilidade sobre sua própria vida, de tomar decisões erradas e de ser rejeitado”.
                                                                               
Sintomas da dependência emocional
A dependência emocional se manifesta por meio de padrões de comportamento, e é importante conhecer os sintomas deste problema para saber identificar se você é dependente ou se convive com uma pessoa assim. Os sintomas mais comuns da dependência emocional são: dificuldade para tomar decisões sozinho, mesmo as mais simples; dificuldade de dizer não e discordar das pessoas, por medo de ser rejeitado; hábito de se colocar sempre em segundo plano e fazer tudo pelos outros, com o objetivo de sempre manter a pessoa por perto e alimentar a dependência; necessidade de estimular as outras pessoas em qualquer tipo de atividade ou ação, pois não conseguem ter motivação para realizar suas próprias coisas; incapacidade de se sentir bem quando está sozinho; ciúme exagerado e exigência de atenção exclusiva do parceiro; falta de interesse por outras amizades ou relacionamentos; incapacidade de planos pessoais que não envolvem a outra pessoa; insegurança no relacionamento e hábito de ser possessivo e controlador; incapacidade de reconhece seu valor, sempre dividindo o mérito de suas conquistas com outra pessoa.
 
Causas da dependência emocional
Ter consciência do que causa este problema é o primeiro passo para se livrar da dependência emocional e superar essa necessidade de suprir o vazio com o amor do outro.

Uma pessoa que é emocionalmente dependente sente muito medo de errar e ser rejeitada por seus erros. Por isso, ela não se sente capaz de tomar decisões ou fazer qualquer coisa sozinha.

Este é um traço muito comum em pessoas que foram superprotegidas durante a infância e cresceram dependendo de outras pessoas. O excesso de cuidados acaba sendo projetado na vida adulta, e a tendência é que a pessoa dependa dos outros para reconhecer suas virtudes e para realizar suas tarefas.
 
DICAS PARA SUPERAR A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL
 
Valorize-se
Faça uma lista com suas maiores virtudes e habilidades, e veja quantos recursos você tem para realizar tudo o que deseja sem precisar de outras pessoas. Perceba que você pode se amar da mesma forma que consegue amar o outro.
 
Autorreconhecimento
Reconheça cada conquista, cada acerto e cada passo que você dá. Comemore, pois o mérito é todo seu! A maneira mais eficiente de se sentir capaz é pelo autorreconhecimento.
 
Individualidade
Faça uma lista com as coisas que você gosta de fazer sozinho, e as faça sempre que puder. Goste de estar na sua companhia, sinta que você é suficiente para sua felicidade e que as outras pessoas apenas lhe complementam.
 
Confie em suas decisões
Você é a única pessoa que sabe o que é melhor para sua vida. Quando você busca a opinião do outro, na verdade está procurando aprovação. Quando precisar tomar uma decisão, o melhor a fazer é imaginar qual conselho daria a um amigo que está na mesma situação.
 
Autocrítica
Seja menos autocrítico e aprenda a lidar com seus erros. Afinal, todas as pessoas cometem erros e é justamente isso que nos torna humanos. Pare de buscar a perfeição e sempre dê seu melhor em vez de querer ser o melhor.
 
Procure ajuda profissional
Se você se sente tão dependente a ponto de sufocar a própria individualidade e não conseguir enfrentar a vida sem o outro, o ideal é procurar ajuda profissional. Um bom psicólogo pode orientá-lo adequadamente, contribuindo para o processo de conquista da independência emocional. Acredite: fazer terapia pode ser muito libertador, orienta a psicóloga.
 
Boa semana!



Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90