Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2020 às 09h30min - Atualizada em 19/01/2020 às 09h30min

Deixe para trás se quiser ser mais feliz

KELLY BASTOS (DUDI)

Bom dia, pessoal!

A maioria das pessoas começa um novo ano com várias resoluções que têm a ver com hábitos novos e saudáveis (mas isso nem sempre funciona). Às vezes, é melhor deixar certas coisas para trás, e não adicionar algo novo em nossas vidas. “O ano novo é sempre uma oportunidade de mudanças, mas o peso do passado muitas vezes nos impede de agir”, diz Eliana Alves Pereira, nossa consultora, coaching e psicóloga. Ela afirma que é importante identificar e livrar-se das coisas que não nos ajudam a crescer e a ser mais felizes.

Com isso em mente, eis algumas coisas que você pode deixar para trás no ano que está começando, segundo a psicóloga:

1 - Comparar sua vida com a dos outros no Instagram -  Nessa era das redes sociais, parece que todo mundo leva a vida perfeita – menos você. Dra. Eliana diz que temos de nos lembrar constantemente que as redes sociais são feitas de “melhores momentos”. Comparar sua vida cotidiana com uma única foto, que captura um momento perfeito, não faz sentido. Em vez disso, sugere ela, tente se conectar com as pessoas que você admira. “Em vez de passar tantas horas por semana rolando a timeline do Instagram, tente se conectar com as pessoas que você admira. Mande uma mensagem direta, peça conselhos, mentoria”, afirma ela. “Você vai ficar surpresa com a quantidade de amigos que vai fazer só por tentar esse tipo de contato, em vez de ficar olhando com inveja para a vida dos outros”.

2 - Deixar que o medo te impeça de fazer as coisas -  A profissional diz que é preciso jogar os holofotes no medo, na vergonha e na culpa para podermos nos livrar deles. “Quando estiver no leito de morte você não vai querer se arrepender de não ter feito tudo o que gostaria, especialmente se o motivo for medo, vergonha ou culpa”, diz Eliana. “São sentimentos problemáticos, porque foi você mesma que disse que deveria sentir-se assim.”

3 - Preocupar-se com coisas além do seu controle -  Imaginar uma vida sem preocupações ou estresse não é nada realista – esses sentimentos são parte da vida. Mas dá para tentar se concentrar nos pontos que estão ao seu alcance. “Foque sua energia nas coisas que você pode mudar. Quando tiver uma lista de preocupações, escreva o que está a seu alcance e o que está fora do seu controle. Não é fácil aprender a fazer isso, mas, quando você tiver prática, vai perceber que suas preocupações diminuirão muito”, explica ela. Falar é fácil, claro. Se você não consegue controlar a preocupação excessiva – especialmente em relação às coisas fora do seu controle, talvez seja o caso de buscar ajuda profissional. Pode ser sinal de transtorno de ansiedade, um dos problemas mais comuns quando se fala de saúde mental.

4 - Guardar rancores e ressentimentos -  Pesquisas apontam que guardar rancores ou ressentimentos por mais tempo que o necessário pode ser tóxico para sua saúde mental e física. Este é o momento perfeito para livrar-se daquela “bagagem”, seja lidando com relacionamentos que desandaram ou abrindo mão daqueles que simplesmente não têm mais salvação, afirma ela. Isso não se aplica às pessoas que te magoaram demais, mas pode ser útil no caso de pessoas das quais você se afastou por não considerá-las parte de uma vida saudável. Você pode decidir se quer tentar reatar os laços ou simplesmente deixá-las para trás.
“Dizer adeus a um relacionamento pode ser difícil, mas também pode ser muito libertador.”
 
5 - Preocupar-se com o que os outros pensam de você -  O que as outras pessoas pensam de você não é da sua conta. O importante é saber quais são seus valores e basear-se neles, para que você não seja influenciada pelos pensamentos dos outros. Ela diz que muitas vezes provoca seus clientes, perguntando: “E daí se eles não gostam de você? O que isso quer dizer? O que vai acontecer?” Em geral, afirma ela, a resposta é: “nada”.  “A verdade é que o mundo não vai acabar. Você não precisa ser amado por todos”. “Mantenha-se próximo das pessoas que te apoiam, que te amam e te respeitam. Não perca tempo se preocupando com as pessoas que não te entendem. E tudo bem. Não dá para fazer parte de todos os grupos.”

6 - Querer estar certo em todos os conflitos - Todo mundo se esforça para ganhar discussões, mas, às vezes, o estresse não compensa.  Eliana afirma que abandonar essa necessidade de vencer libera “uma energia enorme, porque as pessoas tendem a querer estar certas”. “Quantas vezes brigamos só porque queremos estar certos?”, pergunta ela. “Dizemos coisas que não devíamos, depois pedimos desculpas, pensando ‘passei da conta’ ou ‘brigamos por algo tão idiota’. Às vezes nem sequer nos lembramos por que começou a briga. As coisas triviais que nos incomodam muitas vezes são apenas manifestações de problemas subjacentes maiores.” Essas interações geralmente podem levar a “um diálogo interior negativo, pois analisamos demais a situação e nos estressamos com o impacto da interação”. Em vez disso, tente encarar as discussões como um problema a ser resolvido (especialista dizem que uma frase é especialmente útil nas discussões com parceiros). Isso pode ajudá-lo a deixar de lado a necessidade de estar certo e a concentrar-se na solução. Tudo isso pode ser complicado ― mas também valer a pena – se sua vida ficar só um pouquinho mais feliz.

Boa semana, gente!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.









 
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90