Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2020 às 07h43min - Atualizada em 07/01/2020 às 07h43min

Ataque aéreo dos EUA e o mercado

EDWARD MOYA | ANALISTA DE MERCADO FINANCEIRO EM NOVA YORK

Os contratos futuros de Dow e S&P caíram drasticamente após o ataque aéreo dos Estados Unidos, na última semana, no Iraque, que matou o principal comandante do Irã, o general Qassim Soleimani. Os preços do petróleo subiram ao lado do ouro, à medida que as tensões estão se aproximando de um nível crítico entre EUA e Irã.

O ataque do governo Trump foi uma forte retaliação ao ataque à embaixada dos Estados Unidos no Iraque por milicianos pró-iranianos. Os mercados financeiros estão aguardando a resposta do Irã, que provavelmente terá um impacto abrangente em todas as classes de ativos. O Irã pode optar por atacar os americanos no exterior, ataques cibernéticos, além de outras revoltas nas regiões que verão as tropas americanas em alerta no Iraque, Iêmen, Síria e na fronteira entre Israel e Líbano.

A China, um parceiro comercial próximo do Irã, opôs-se fortemente à decisão dos EUA de usar a força e fez os americanos mostrarem alguma restrição. A China provavelmente permanecerá leal ao Irã e continuará tentando diminuir a situação. O risco de guerra entre os Estados Unidos e o Irã está aumentando e isso poderia facilmente tirar o foco da guerra comercial Estados Unidos-China.

Desde a década de 1950, vimos o índice S&P 500 seguir um ganho anual de 20%, com um ganho médio de 11% 15 das 18 vezes. As três vezes em que não vimos ganho foram em 1962, 1981 e 1990. Se a história se repete, poderíamos ver esses desenvolvimentos recentes se transformarem em outra Guerra do Golfo Pérsico, como vimos em 1990.

As ações dos EUA podem ver os investidores rapidamente ficarem na defensiva diante do risco de que isso se torne um conflito amplo e extenso no Oriente Médio. Toda a região é vulnerável e os estoques ainda têm mais espaço para cair.

PETRÓLEO
Os preços do petróleo estão subindo rapidamente, à medida que aumentam os temores de que a região do Oriente Médio esteja prestes a ver um conflito intensificado na região que pode acabar em guerra. A morte de ontem de um dos principais comandantes iranianos é provavelmente apenas o começo das respostas do mercado. O petróleo bruto West Texas Intermediate e o Brent estão em alta acentuada e poderão sofrer outro forte aumento se as barreiras de preços de US$ 65 e US $ 70 forem rompidas, respectivamente.

OURO
Os investidores não avaliaram a chance de uma guerra total no Oriente Médio e o ouro continuará sendo o comércio de refúgio favorito. Outros refúgios, como o dólar e o iene, se beneficiarão dos desenvolvimentos no Oriente Médio, mas o ouro continuará sendo o rei. Os preços do ouro podem facilmente ultrapassar a alta do ano passado e chegar a US$ 1.600 a onça ao longo deste mês.

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.







 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90