Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/03/2017 às 08h20min - Atualizada em 24/03/2017 às 08h20min

CARNE FRACA? E AGORA?

POR ADRIANA KARIMI MANISH – GESTORA DE QUALIDADE

Fato! A operação Carne Fraca que identificou fraude na venda de carnes alarmou a população quanto ao consumo de carne e o risco que compostos químicos usados para mascarar as condições do produto podem trazer à saúde.

Esses compostos químicos nitrito e nitrato e ácido ascórbico, são usados geralmente para intensificar a cor vermelha da carne. A legislação permite que esses compostos sejam usados, porém estabelece um limite para que sejam usados apenas como conservantes e não como prolongadores de vida útil do produto ou para mascarar a aparência da carne.

Entre os riscos que esses produtos químicos podem trazer à saúde estão:
*Falta de ar
*Mudança de coloração da região dos lábios e na ponta dos dedos
*Intoxicação alimentar
*Manchas na pele e enjoo
*E a longo prazo - câncer

Mas e aí o churrasco do fim de semana fica comprometido?

Claro que não! Precisamos criar o hábito de saber a procedência, ou seja, de onde vêm os produtos que estamos comprando e consumindo. Saber se o estabelecimento é fiscalizado e aprovado pela vigilância sanitária, se possui um responsável técnico e as condições de exposição e manipulação do produto. Isso tudo fica mais fácil em supermercados e açougue de vizinhança. Aquele do seu bairro, o qual você compra quase que diariamente. Converse com seu açougueiro, com o gerente do supermercado ele irá te esclarecer a procedência da carne que ele comercializa.

Mas é claro que não iríamos te deixar sem algumas dicas as quais você mesmo pode identificar a qualidade da carne.

 

Carne Resfriada

- Dê preferência a carnes frescas, ou seja, aquelas que chegam diariamente no açougue e desossam ali mesmo. Pois são carnes frescas, in natura sem nenhum tipo de aditivo químico. Pergunta no açougue que você compra: Vocês têm sala de desossa? Ou essa carne é desossada aqui?

- A coloração da carne é vermelho fosco;

- A carne deve estar sempre refrigerada;

- O cheiro deve ser característico da carne e não com um forte odor;

- A gordura da carne não pode ter características de ranço;

- A carne não pode estar viscosa.

 

Carne Congelada

- Deve ter coloração característica e não estranha como alaranjado e verde;

- A carne deve estar com a consistência bem dura;

- Não pode haver presença de líquido rósea na embalagem ou formação de cristais de gelo dentro da embalagem. Isso significa que a embalagem foi descongelada e congelada novamente.

 

Importante

Vai comprar carne moída? Peça para moer na hora! Ali mesmo na sua frente. Nada de comprar carne pré-moída ou embalada.

Está no supermercado fazendo compras? A carne deve ser o último item da sua lista, para que ela fique o mínimo possível fora da refrigeração.

 

Não se convenceu?

Agora se você já tinha uma tendência e esse foi apenas um gatilho para se tornar vegetariano ou até mesmo vegano (não come nenhum produto de origem animal) segue uma lista de alimentos que irão substituir produtos de origem animal.

1 – Leguminosas (feijões, lentilhas, grão de bico e soja) - Elevado teor de proteína vegetal, pode ser utilizado na forma tradicional combinados com arroz integral, fornecem 12 aminoácidos essenciais ao organismo, podem ser utilizados na elaboração de pastas para sanduíches, assim como receitas vegetarianas mais elaboradas.

2 – Tofu - Alimento produzido a partir da fermentação do leite de soja, parecido com a fabricação do queijo. É rico em proteínas, fósforo, cálcio e magnésio. Pode ser utilizado em sanduíches substituindo o queijo, para elaboração de pastas com ervas ou em receitas vegetarianas mais elaboradas.

3 – Leite de soja - Substituto do leite quando acrescido de cálcio, o original possui sabor bem leve de baunilha. Existe também os leites de soja sabor morango, chocolate, banana, coco etc. Não é a mesma coisa que o suco de soja.

4 – Folhas verdes - Os nutrientes desse alimento ajudam na absorção das proteínas advindas de outros alimentos, e também são ricas em ferro (folhas verde-escuras), vitaminas, carboidratos, água e fibra.

5 – Cereais integrais (aveia, granola, arroz integral, quinoa, amaranto, gérmen de trigo, cevada, centeio etc) – Possuem proteína vegetal, são ricos em ferro (principalmente quinoa e amaranto), vitaminas do complexo B e fibras fornecem saciedade e energia ao organismo.

6 – Cogumelos - Têm uma grande quantidade de proteínas, comparável à quantidade encontrada na carne.

7 – Sementes (linhaça, chia, frutas oleaginosas) – Fontes de vitaminas C, E, complexo B e sais minerais como potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio, excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres. Ricas também em Omega 3, assim como os peixes, que não são consumidos pelos veganos.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90