Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/11/2019 às 07h56min - Atualizada em 21/11/2019 às 07h56min

Gestão Financeira

GUSTAVO DE LEVA | ECONOMISTA

Administrar um negócio não é tarefa fácil, é necessário conhecer todos os aspectos que envolvem a sua atividade, entender todo o fluxo, desde a aquisição de um produto até a sua finalização, a venda. E, acompanhar as influências econômicas e políticas, nacionais e internacionais. Com isso vêm os desvios, as oportunidades e as ameaças impostas ao seu negócio. Que tarefa difícil!!! Entender o seu negócio e também acompanhar os reflexos, o impacto da economia nacional e internacional, não é fácil, demanda mão de obra preparada. Por isso, as empresas precisam preparar melhor para poderem permanecer e acompanhar as tendências impostas pelo cenário econômico e político. Uma administração financeira hoje é de suma importância, ela ajudará a encontrar o caminho para enfrentar e superar todos os obstáculos.

A gestão financeira é um processo que possibilita o crescimento e o desenvolvimento de todo negócio, pois é através de análises que se identificam falhas, criam-se estratégias e possibilita orçamentos focados em resultados, redução de despesas, margens melhores e por fim lucros sustentáveis, consequências de uma gestão financeira eficaz. Constantes diagnósticos das informações agregam melhorias ao colaborador que contribuirá para a diminuição dos desvios de dados. Com isso, se sentirá mais valorizado e dedicará melhor no desempenho de suas tarefas e maior produtividade da atividade desenvolvida.

Melhorias só acontecem quando passamos a fazer algo diferente, por isso sempre tenho o costume de informar que as empresas estão sempre com “febre”, se compararmos ao corpo humano a febre sempre vem para alertar algo que não está correto. E para as empresas é a mesma coisa, ou ainda pior. Porque sempre temos que cuidar de toda cadeia que a empresa é envolvida: compra, estoque, venda, recebimento, dívidas e, também, das influências externas, seja elas aumento ou diminuição da taxa Selic, da inflação, do PIB, dos impostos, do dólar e ainda dos efeitos da corrupção. Ou seja, estas variáveis estão sempre mudando e influenciando o comportamento de todos e do seu negócio.

Portanto, se faz necessário revisar constantemente o resultado de seu negócio, para verificar se todos os processos precisam de cuidados maiores ou senão descobrir que está inserido em um círculo vicioso, que aparentemente traduz uma EBTIDA positivo, mas na realidade está à beira de um colapso.

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.








 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90