Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/09/2019 às 08h13min - Atualizada em 11/09/2019 às 08h13min

Você realmente acredita que o segredo do sucesso é acordar às 5 horas da manhã?

PABLO VINICIUS | PSIQUIATRA, ESCRITOR E IDEALIZADOR DO INSTITUTO PARC

Você já ouviu falar de Cronobiologia? E Cronotipia? Muito provavelmente não. Porque são ciências relativamente recentes e até os profissionais de saúde não dominam esses conceitos. Cronotipia é a parte da Medicina do Sono que estuda o funcionamento do organismo em relação ao dia e a noite. Parece complicado, não?

É extremamente simples entender esse conceito e concluirmos como isso está revolucionando o processo de aprendizado e rendimento humanos.

Cronotipia significa dizer que cada célula do organismo tem um horário melhor de funcionamento. Quer um exemplo? É só pensar em seu intestino. Tem pessoas que funcionam melhor pela manhã, outros a tarde e alguns a noite. Isso é determinado geneticamente, não tem como mudar essas características. Você pode até tentar!

Vamos imaginar que seu intestino funcione ao acordar e por alguma razão você quer que ele funcione à noite. Para isso, ao despertar, você se esforça para não ir ao banheiro e à noite você toma laxante para facilitar. Isso funcionará por alguns dias e, logo em seguida, a ordem biológica será mais forte e você retornará ao seu funcionamento cronotípico.

Com o cérebro não é diferente. Ele é formado por neurônios, que também obedecem a algum padrão cronotípico. Isso significa dizer que cada pessoa tem um melhor horário de funcionamento cerebral. As pessoas são divididas, de acordo com o cronotipo, em matutinas, intermediarias e vespertinas. Sua cronotipia é determinada geneticamente. Não tem como alterar isso!

Conhece uma afirmação de que o segredo do sucesso é acordar bem cedo e iniciar uma série de hábitos saudáveis? O problema não está nos hábitos saudáveis e sim acreditar que acordar cedo é o segredo do sucesso para todo mundo.

Precisamos entender uma coisa. Psicologicamente e biologicamente somos diferentes. O segredo do sucesso não é uma receita de bolo que serve para todos. O segredo do sucesso é identificar suas melhores características e adequar suas demandas a elas! Quer um exemplo: Se você é um ser matutino e está estudando para fazer uma prova ou concurso, concentre seus estudos no período da manhã. 1 hora de estudo no seu melhor horário cronotípico é melhor que 2 horas em um horário que seu cérebro não está em pleno funcionamento. Isso sim é eficiência!

Para saber mais sobre esse tema, não deixe de ler um livro que fiz com muito carinho. Ele chama-se “A Fórmula”. O título já é uma provocação, pois como vimos não existem fórmulas prontas e universais. Um grande abraço!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90