22/06/2019 às 16h00min - Atualizada em 22/06/2019 às 16h00min

Depressão de domingo? Saia dessa!

KELLY BASTOS (DUDI)
Olá, pessoal!

Vocês sabiam que muitas pessoas passam pela depressão do domingo? A "depressão do domingo" existe e provoca angústia e ansiedade. Muitos ficam prostrados e sem direção. Mas, viver um dia tedioso por pensar que não há nada a fazer no domingo e lamentar que "amanhã é segunda-feira", é se enterrar na própria agonia. "Quando o tédio é mantido por um tempo prolongado, pode levar ao isolamento, desmotivação, apatia e perda das expectativas, além de falta de vontade de realizar as atividades diárias mais simples", alerta a psicóloga clínica, e nossa consultora, Eliana Alves Pereira. Sair do "clube dos desmotivados" é simples - basta ter força de vontade. Ao mudar a sua rotina, o domingo irá passar longe do ranking de dias mais chatos da semana.

Veja dicas para aumentar o seu bem-estar:

Saia já do sofá e da frente da TV  - Quem passa a tarde de domingo largado no sofá, trocando os canais da televisão sem assistir nada, dificilmente irá se livrar do tédio. Segundo a psicóloga, “O tédio surge do excesso de atividades rotineiras que a pessoa não tem mais vontade de realizar”. "Se você exagerar nas tarefas repetitivas, irá carregar uma sensação de vazio e se sentirá frustrado, infeliz, incapaz e insatisfeito". Por isso, procure fazer de cada domingo um dia com uma rotina diferente”.

Combine um programa com amigos e familiares - Pode ser almoçar, fazer uma tarde de jogos de tabuleiro ou cartas, jogar videogame, fazer um passeio, ver um filme ou mesmo ficar conversando, sem fazer nada. Qualquer programa pode ser bem mais prazeroso quando há companhias para você compartilhar os seus sentimentos. "A convivência com pessoas queridas reforça os sentimentos positivos em nossa vida e afastam a sensação de vazio ou de se sentir sozinho".

Pratique exercícios - Essa é uma das melhores formas de você vencer o tédio do domingo. "A prática de exercícios físicos eleva a produção de hormônios responsáveis pelo bem-estar", afirma Eliana Alves. “A euforia provocada pela endorfina, hormônio neurotransmissor liberado no organismo que traz sensação de conforto, continua a agir por até 12 horas após a prática de atividade física”.

Escute Música - Quando você escuta uma melodia agradável, o som vira estímulo para o cérebro comandar um aumento da produção do hormônio endorfina, aumentando o bem-estar. Estudos mostram que ouvir as suas músicas preferidas por 30 minutos pode promover a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a tensão. Esse efeito da música é parecido com a reação de uma gargalhada, de praticar exercícios físicos ou de quando a pessoa toma medicação para a pressão arterial. Você combate o mau humor e, de quebra, ainda protege o coração!

Escreva no papel os problemas e pare de ficar pilhado - Se o seu problema é a preocupação com compromissos e problemas para resolver na segunda-feira, que tal esvaziar a sua mente? Pegue um papel e escreva tudo - isso irá ajudar a organizar os pensamentos. A psicóloga Eliana também recomenda procurar analisar o que está te deixando ansioso. "Se você tem a sensação de que não irá dar conta de tudo na segunda-feira, já deixe preparado no domingo um planejamento das tarefas", recomenda. Vencer o pessimismo é outra saída: procure reforçar o pensamento de "E se der certo?" em vez de pensamentos negativos.

Antecipe alguma tarefa da semana - "Quando uma pessoa se organiza e planeja tudo o que precisa realizar, trabalha com uma margem menor de problemas, o que traz mais sentimentos de segurança e bem-estar", comenta a psicóloga. Em vez de deixar tudo para segunda-feira, portanto, você já pode adiantar alguma tarefa da semana - mas não vale adiantar as atividades do trabalho, pois isso não trará bem-estar. O segredo é combinar um dever com uma distração: chame alguém para fazer companhia a você no supermercado ou ligue uma música enquanto organiza o quarto bagunçado ou a mochila do trabalho. Vale até uma ligação para alguma pessoa querida distante que você vive dizendo que precisa ligar, mas sempre alega não ter tempo.

Faça um passeio ao ar livre - Quem passa mais tempo ao ar livre é mais bem-humorado. Pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, analisaram 1.250 pessoas e constataram que aquelas que ficavam pelo menos cinco minutos em um ambiente natural, que pode ser até o jardim no quintal de casa, apresentavam melhora de humor, autoestima e motivação. Em dias de domingo chuvoso, você pode inovar: procure uma atividade diferente para fazer dentro de casa, como técnicas de ioga e meditação para iniciantes.

E aí, gostaram? Vamos colocar em prática?


*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
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